Quarto infantil: confira 6 dicas para o espaço das crianças

5 MINUTOS DE LEITURA
2671
mãe e filha deitadas na cama segurando livro de histórias representando quarto infantil

Não há nada melhor que chegar em casa e relaxar em um ambiente só seu. As crianças também podem se beneficiar desse bem-estar: o quarto infantil é um espaço seguro para elas brincarem, estudarem, lerem, dormirem, recarregarem a energia e muito mais. Por isso, merece toda a atenção na hora do planejamento.

Quer montar um quarto infantil completo, mas não sabe por onde começar? O blog Modo Brincar ajuda! Este conteúdo traz seis dicas infalíveis para deixar o cômodo bem alegre, lúdico, divertido e confortável para a criançada. Confira!

1. Crie um cantinho para leitura e estudos

É muito importante incentivar a leitura desde o início da vida. Se uma criança recebe esse estímulo desde pequena, as chances de ela se tornar um adulto que gosta de ler são enormes. Esse costume é muito benéfico.

Ao planejar a decoração para quarto infantil, crie um cantinho de leitura e estudos para a criançada. Você pode colocar mesas e cadeiras confortáveis, na altura adequada para cada faixa etária. Além disso, vale organizar lápis, gizes e canetinhas no porta-objetos, assim como investir em uma boa iluminação.

Para os pequenos lerem os títulos preferidos, vale acrescentar uma estante que eles possam alcançar todas as prateleiras. Puffs, poltronas e almofadas também podem completar esse cantinho e deixá-lo confortável durante a leitura.

2. Valorize a iluminação

A iluminação vai muito além de apenas deixar o ambiente mais claro. Ela é essencial para tornar o cômodo mais aconchegante e acolhedor. Além disso, é muito comum que a criançada tenha medo do escuro e precise de luzes para se sentir confortável no quarto.

As luzes quentes são ótimas para o cômodo infantil, já que podem ajudar a criançada a relaxar, principalmente durante a noite. Ao montar o quarto para criança, vale acrescentar pontos de iluminação com abajur e pisca-pisca, por exemplo.

As fitas de LED também são boas opções para o quarto infantil. Você pode colocá-las na cabeceira, na estante de livros ou nas extremidades do teto. Algumas possuem várias cores, que podem ser alteradas por meio de um controle remoto.

3. Aposte em caixas organizadoras

A criançada tem muitos brinquedos, roupas, itens de higiene e mais. Por isso, as caixas organizadoras são ótimas para o quarto infantil. É sempre bacana incentivar os pequenos a organizarem o ambiente e se dedicarem às tarefas do dia a dia.

Hoje, existem muitas opções de cores, tamanhos, modelos e estampas que deixam o quarto infantil mais arrumado e bonito. É bacana optar por estruturas práticas para o uso, com tampas fáceis de abrir e rodinhas para a locomoção pelo ambiente.

quarto infantil em rosa e branco com almofadas coloridas

4. Escolha móveis funcionais e seguros

Segurança nunca é demais para o local em que as crianças ficam. Para escolher o mobiliário para quarto infantil, opte por pontas arredondadas e altura mais baixa ou coloque dispositivos de proteção pelo ambiente, como travas em gavetas e silicone em quinas.

A cama montessoriana é um sucesso, já que possui baixa altura e estimula a independência. As camas criativas infantis, com escorregador, tendas ou cabanas, também têm lugar garantido na decoração do quarto dos pequenos.

Os móveis funcionais ajudam a manter a organização do quarto infantil. Por isso, aposte em nichos, prateleiras, armários e outras repartições que ordenem os itens da criançada. Veja alguns exemplos comuns:

  • cômoda;
  • guarda-roupa;
  • berço;
  • cama;
  • beliche;
  • bicama;
  • trocador;
  • mesa;
  • cadeira.

Tenha em mente que os móveis devem ser selecionados conforme a necessidade e o espaço disponível. Manter a mobilidade do quarto infantil é fundamental para deixar os pequenos confortáveis no ambiente. Em espaços pequenos, vale investir em modelos aéreos.

5. Faça uma parede divertida

É muito comum que os pais fiquem de cabelos em pé quando a criança começa a rabiscar paredes, móveis, cortinas e outros objetos da casa. Porém, essa é uma forma de expressão que deve ser estimulada. Para isso, transformar uma superfície em uma lousa é uma ótima alternativa.

Para essa parede divertida, você pode usar tinta, adesivo ou painel. Esse ponto do quarto infantil se torna um mural para a criançada usar a criatividade e criar obras de arte. Lembre-se de explicar que ali é o lugar adequado para os desenhos.

A lousa também pode se tornar um lugar de recados. Você pode deixar bilhetinhos para a criançada e demonstrar seu carinho durante a rotina. Além disso, ela pode se tornar um ponto para ajudar nos estudos ou nas tarefas da casa.

6. Equilibre as cores

As cores influenciam os ambientes. Elas inspiram sentimentos e sensações nas pessoas que usam o espaço, o que é muito importante para o quarto infantil. Normalmente, é interessante misturar tons claros com alguns detalhes mais escuros, como quadros, papéis de parede, móveis, entre outros.

Tenha em mente o quarto infantil, ou seja, considere as vontades da criança. Conforme cresce, ela pode querer outras cores para decorar o ambiente. Então, vale sempre consultá-la para fazer mudanças no cômodo.

Outra dica importante é apostar em cores claras para espaços pequenos. Isso ajuda a dar amplitude visual. Aliadas à boa iluminação e a um espelho, elas criam um cômodo confortável e alegre.

É muito fácil montar um quarto infantil! Após conferir as dicas, aproveite para conhecer as opções de móveis no site da Ri Happy. Encontre tudo para completar o ambiente da criançada!

Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *