9 benefícios do quebra-cabeça na educação infantil

quebra-cabeça na educação infantil: criança brincando de quebra-cabeça com pai!|quebra-cabeça na educação infantil
Pai e filho montam quebra-cabeça na mesa

As crianças têm uma capacidade incrível de construção de conhecimentos e de desenvolvimento de habilidades, principalmente quando ensinadas de forma lúdica. É aí que entram os jogos educativos, que se dispõem a ajudar no desenvolvimento dos pequenos e diverti-los ao mesmo tempo. Pensando nisso, preparamos este conteúdo sobre os benefícios do quebra-cabeça na educação infantil.

Muito mais que um passatempo, esse jogo é capaz de estimular diversas capacidades da galerinha, e é muito recomendado. Quer saber quais são seus benefícios? Então, continue a leitura, pois neste post contamos mais sobre as 9 vantagens de oferecê-lo às crianças. Vamos lá?

1. Trabalha a cognição

A cognição é a nossa capacidade de adquirir conhecimentos. Quanto mais a trabalharmos, melhor é para o aprendizado. Por isso é tão importante estimular essa questão nos pequenos. O quebra-cabeça é um jogo ótimo para essa função, porque ele é estimulante para o cérebro.

Inclusive, não é à toa que recebe esse nome de “quebra-cabeça”. Afinal, ele nos faz pensar bastante e usar muitas das nossas habilidades, não é mesmo? O raciocínio, a lógica e a memória são algumas qualidades que são estimuladas nessa atividade.

2. Melhora a memória

Por falar em memória, essa é uma aptidão que deve ser incentivada desde muito cedo, pois ela beneficia, e muito, a vida da criança e, até mesmo, do adulto. Lembrar-se de fatos e outras situações é importante para aquisição de novos conhecimentos e para o dia a dia.

Ao brincar com o quebra-cabeça, o pequeno tem que se lembrar do formato e da figura das peças para encaixar na ilustração do jogo, acumulando essas informações. A criançada por aí é esquecida? Então essa tarefa pode ser de grande ajuda!

3. Desenvolve a coordenação

O quebra-cabeça também é ótimo para desenvolver as habilidades de coordenação motora e mão-olho. Como a criança ainda não tem noção das distâncias e da manipulação de objetos, encaixar as peças é um estímulo a mais.

O movimento de pinça, por exemplo, em que a gente pega os itens com o polegar e o indicador, é uma das aptidões necessárias para o jogo; por isso é estimulada com ele. Além disso, a atividade de ensaio e erro requer a atenção visual e o uso da mão, o que trabalha a coordenação mão-olho.

4. Aumenta a percepção

quebra-cabeça na educação infantil

A percepção é uma habilidade muito estimulada com o quebra-cabeça, já que a criança tem que observar, analisar, comparar e reformular as ideias para conseguir encaixar as peças de acordo com o formato e a figura.

Essa capacidade é muito valorizada, não somente enquanto jovem, mas na vida adulta também. Ao crescer, a pessoa que tem o desenvolvimento das capacidades de percepção consegue identificar melhores oportunidades de negócio, por exemplo. Sendo assim, é mais uma razão para oferecer esse jogo aos pequenos.

5. Promove interação social

Sabemos que algumas crianças podem ter dificuldade em interagir com outras ou, até mesmo, com adultos. A formação de coleguinhas e a identificação de grupos são questões importantes para que os pequenos possam ter a percepção de sociedade, e o quebra-cabeça pode ser um aliado nessa missão.

Como pode ser feita por mais de uma pessoa, a atividade promove a interação entre os participantes, que colaboram um com o outro para um objetivo maior: finalizar a figura do jogo. Durante a brincadeira, as crianças compartilham seus erros e acertos, e vibram com as próprias conquistas e das outras.

6. Propicia o relaxamento

Embora o quebra-cabeça seja estimulante para o cérebro, ele também tem efeito relaxante e pode ajudar a reduzir o estresse nos pequenos. Com o dia a dia corrido e cheio de tarefas, as crianças também passam por momentos de agitação, o que pode dificultar o sono.

Nessas horas, você pode utilizar o jogo para o relaxamento e redução na ansiedade, ajudando a criança a dormir melhor. Além disso, em dias de chuva, por exemplo, em que os pequenos precisam ficar dentro de casa, montar o jogo pode ser uma ótima opção para passar o tempo.

7. Aumenta capacidade de resolução de problemas

Por trabalhar as capacidades de percepção e raciocínio, o quebra-cabeça auxilia as crianças a melhorarem a sua aptidão para resolução de problemas. Enquanto o pequeno monta a figura, ele percebe o que dá errado, o que pode fazer para corrigir e o que dá certo.

Para isso, é preciso escolher um jogo adequado à idade da criança, pois assim ela é estimulada de acordo com os conhecimentos que já tem. Verifique sempre a indicação da faixa etária antes de comprar o produto.

8. Melhora autoconfiança e autoestima

Quando a gente consegue finalizar um trabalho que exigiu o nosso esforço, dá muito orgulho, não é mesmo? O mesmo acontece com os pequenos quando terminam de montar o quebra-cabeça. Isso os ajuda a ter mais autoconfiança e melhora a sua autoestima. Uma dica aqui é emoldurar os jogos já montados pela criança para que ela sempre possa ver o “prêmio” mais que merecido.

9. Cria oportunidade de fortalecimento de laços

Sabia que o quebra-cabeça pode auxiliar na missão de fortalecer os laços da família? Sabemos que a rotina de muitas pessoas é agitada e que, por isso, há pouco tempo disponível para passar bons momentos juntos. Então, que tal brincar com os pequenos?

Além de estimular todas as capacidades que já falamos ao longo do post, é uma ótima oportunidade de estar com as crianças enquanto você mesmo pode relaxar e descansar o cérebro. No final das contas, você também usufrui dos benefícios do jogo.

O papel do quebra-cabeça na educação infantil é muito mais que ajudar a passar o tempo. O jogo estimula diversas capacidades e conhecimentos da criança, que serão úteis ao longo da vida. Além do mais, é uma atividade que pode ser feita em família, fortalecendo os laços e sendo uma excelente maneira de você passar mais tempo junto às crianças.

Quer saber onde encontrar os melhores quebra-cabeças infantis para todas as idades? Então acesse a nossa página exclusiva do jogo, com diversas opções, e receba em casa!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...
Comemoração dia dos pais
533

Dia dos Pais: curiosidades e ideias para comemorar em família

O Dia dos Pais é uma data megaespecial comemorada em todo o mundo. Seu objetivo é homenagear a figura paterna, destacando o papel importantíssimo dessas...