Quem é Darth Vader, o maior vilão da saga Star Wars

6 MINUTOS DE LEITURA
1656
Imagem de uma pessoa vestida de Darth Vader

Star Wars é um dos maiores sucessos do cinema. Os filmes ultrapassam gerações e conquistam fãs de todas as idades. Sendo uma saga sobre bem e mal, é claro que conta com um grande vilão. Muitas pessoas não sabem quem é Darth Vader e quais são as origens do personagem. Por isso, montamos um guia completo. Confira!

1. Trilogia prequela (1999 – 2005)

Todos os fãs de Star Wars sabem que os filmes não foram lançados em ordem cronológica. Por isso, para te contar quem é Darth Vader, precisamos começar pela segunda trilogia lançada nas telonas. Ela revela as origens do vilão, que inicialmente se chamava Anakin Skywalker.

Essa trilogia conta com os episódios: A Ameaça Fantasma, O Ataque dos Clones e A Vingança dos Siths. No primeiro, Anakin era bem novinho, vivendo com a mãe no planeta Tatooine. Quando o mestre jedi Qui-Gon chega ao lugar e percebe a presença da força com o menino, pede à mãe dele que o leve para ser treinado.

No segundo filme, Anakin Skywalker está mais velho e é o padawan de Obi-Wan Kenobi, um poderoso jedi. Ele é apaixonado pela senadora Padmé Amidala, que já aparece no primeiro filme, porém, os jedi não podem ter esposas. Por isso, os dois se casam escondidos.

O ápice da história de Anakin nessa trilogia acontece no terceiro filme. Temendo pela vida de Padmé e dos filhos que ela espera, o garoto se une a Palpatine, um sith, o maior inimigo dos jedi. Ele luta contra Obi-Wan e perde, ficando muito machucado. O mestre malvado o resgata e o coloca em uma máquina para salvar a vida dele. Assim, ele se torna o temido Darth Vader.

2. Trilogia original (1977 – 1983)

A trilogia original iniciou a história de Star Wars nos cinemas. Ela conta com os seguintes episódios: Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi. Aqui, o vilão de Star Wars está mais poderoso que nunca, porém sempre atormentado por lembranças de Padmé, que faleceu no parto dos filhos.

O primeiro filme apresenta Luke, um dos filhos de Anakin, que vive em Tatooine, mesmo planeta do pai. Quando a casa é atacada, ele embarca com Obi-Wan em uma missão para ajudar a princesa Leia, sua irmã. Os dois não sabem do parentesco, mas se unem a Han Solo e à rebelião para atacar a Estrela da Morte de Darth Vader.

Imagem de uma criança vestida de Darth Vader

Na sequência, a Aliança Rebelde combatendo as forças do império. Os telespectadores sabem quem é Darth Vader, mas os filhos dele, não. Nesse filme, Luke descobre a verdade, mas não consegue acreditar que o grande vilão é seu pai, o homem que Obi-Wan sempre chamou de herói. 

No último capítulo dessa trilogia, o Império começa a construir uma nova Estrela da Morte. A Aliança Rebelde sabe que precisa impedir isso e destruir os vilões de uma vez por todas. Luke, por sua vez, descobre que Leia é sua irmã e confronta o pai, acreditando que há bondade nele. O garoto está certo quanto a isso porque Darth Vader se sacrifica para derrotar Palpatine e salvar a toda a galáxia.

3. Trilogia sequela (2015 – 2019)

A importância de Anakin em Star Wars é tanta que, mesmo depois de ter morrido, ele continua tendo participações nas histórias. É o caso dos três episódios da trilogia sequela: O Despertar da Força, Os Últimos Jedi e A Ascensão Skywalker. No primeiro filme, Leia e Han tiveram um filho, que foi para o lado negro da força.

Kylo Ren se espelha muito no avô, enquanto ele era o vilão do universo. Apesar dos esforços para mostrar quem é Darth Vader ao menino, ele está determinado a construir um novo Império. Durante os três filmes, ele tem dilemas que Anakin tinha e não sabe se realmente pertence ao lado negro da força.

No final, Kylo tem o mesmo destino de Anakin, a pessoa que ele tanto admirava. Ele é salvo do lado negro da força por alguém que ama e se sacrifica por essa pessoa. Essa é a importância de Darth Vader para Star Wars: mostrar que a bondade sempre tem espaço para vencer.

Darth Vader e outras produções de Star Wars

Darth Vader é um personagem de Star Wars com muita relevância para a história, que está sempre se expandindo. Em 2016, foi lançado Rogue One, um filme que passa antes de Uma Nova Esperança e mostra o começo da Aliança Rebelde tentando encontrar uma maneira de destruir a Estrela da Morte.

Anakin participa desse filme como Darth Vader e protagoniza uma cena muito lembrada, na qual ele combate os rebeldes. Outra série com a participação dele é Obi-Wan Kenobi. A produção mostra a vida do antigo mestre jedi depois da vitória do Império.

Os dois se enfrentam novamente, e Kenobi descobre quem é Darth Vader, pois acreditava que Anakin estava morto. Outra produção superbacana para ver com as crianças é Clone Wars. A série animada conta com sete temporadas e mostra o mesmo período da trilogia prequela, dando mais detalhes.

Nela, Anakin teve uma aprendiz quando era jedi: Ahsoka Tano é como uma irmã mais nova para o garoto. Ela vai ganhar uma série solo, assim como Obi-Wan. Então, é bem provável que Darth Vader apareça ou seja mencionado. Também há a série animada Rebels, que conta com a participação do vilão e da aprendiz.

Curta tudo de Star Wars com a Ri Happy!

Agora, você já sabe quem é Darth Vader e a importância do personagem nos filmes e nas séries de Star Wars. Aqui, na Ri Happy, temos vários itens dessa saga tão marcante para várias gerações. Acesse e confira!

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *