Confira opções de receita infantil e benefícios de cozinhar com as crianças

5 MINUTOS DE LEITURA
826
família na cozinha preparando receita infantil

Você sabia que preparar uma receita infantil com a criançada pode trazer inúmeros benefícios para o desenvolvimento? Além de relaxar, cozinhar estimula habilidades, contribuindo diretamente para o crescimento dos pequenos. 

Para você entender as vantagens das crianças na cozinha e colocar isso em prática, o blog Modo Brincar preparou este artigo recheado de informações e receitinhas deliciosas. Confira e aproveite! 

Benefícios de cozinhar com as crianças

Além de garantir momentos de diversão para toda a família, cozinhar com uma criança é uma excelente forma de despertar interesses e estimular os sentidos. A seguir, veja os principais benefícios da prática!

Fortalece o vínculo familiar

Ao preparar uma receita infantil com os pequenos, é possível estreitar os laços e fortalecer o vínculo familiar. Isso porque, durante o preparo, vocês criam memórias afetivas que a criança levará por toda a vida. 

Além disso, o momento é oportuno para conversar e transmitir valores à criançada. Vocês também podem aproveitar para criar tradições, deixando um legado que será passado para toda a família, de geração em geração. 

Incentiva o aprendizado

Apresentar a culinária para crianças também pode incentivar o aprendizado. Afinal, na hora de preparar a receita infantil, os pais e os responsáveis podem explicar alguns conceitos matemáticos, como adição e fração, assim como estimular a leitura de rótulos e instruções.

O momento também pode servir para explicar a importância dos nutrientes em cada alimento e o motivo das crianças consumi-los. Em caso de pratos típicos, ainda é possível conversar sobre a diversidade no Brasil e no mundo, tornando a prática mais divertida e enriquecedora. 

Favorece a coordenação motora

Deixar as crianças cozinhando pode favorecer o desenvolvimento da coordenação motora. Isso porque, enquanto manuseiam, lavam, cortam, misturam ou mexem os ingredientes, elas usam os músculos esqueléticos de forma mais eficiente, o que contribui com as habilidades manuais. 

Estimula uma relação saudável entre a criança e a comida 

Durante a primeira infância, é comum que a criança estranhe alguns alimentos e até se recuse a comer. No entanto, ao preparar uma receita infantil, os pequenos podem ficar mais interessados em conhecer novos ingredientes e consumi-los.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Montfort, na Inglaterra, crianças em idade pré-escolar que costumam manusear vegetais têm mais chances de provar combinações diferentes. A aproximação cria uma relação mais saudável com a comida. 

Ensina cooperação e desenvolve responsabilidade

A culinária é uma ótima maneira de ensinar cooperação às crianças. O motivo é que, para fazer os pratos, os pequenos precisam se inteirar das tarefas de casa, que incluem encontrar os produtos no supermercado e lavar os utensílios na cozinha, o que os fazem cooperar e ajudar a família. 

Com isso, as crianças também desenvolvem responsabilidade, tendo em vista que precisam cumprir funções importantes para o preparo da receita. O momento também é ideal para ensinar sobre os perigos da cozinha e como se portar para tudo dar certo. 

família na cozinha preparando uma receita infantil

Receitas infantis para experimentar

Agora que você já conhece os benefícios, que tal garanti-los apostando em algumas receitas para crianças? Dê uma olhada em duas opções deliciosas e que chamam a atenção dos baixinhos! 

Pizzinha de frigideira

Ingredientes: 

  • 2 ovos;
  • 4 colheres de sopa de farelo de aveia;
  • 100 g de queijo mussarela ralado;
  • 3 colheres de sopa de molho de tomate;
  • 4 xícaras de chá de couve-flor;
  • tomate em rodelas;
  • 1 dente de alho espremido;
  • 1 pitada de sal;
  • folhas de manjericão;
  • azeite para untar.

Modo de preparo

Triture a couve-flor em um processador. Coloque a massa em um pano limpo e aperte bem até retirar o excesso de líquido. Transfira para um recipiente, adicione alho, sal, ½ xícara de chá de mussarela, ovo e farelo de aveia. Misture bem.

Em uma frigideira untada com azeite, coloque a massa em pequenas porções e deixe dourar por cinco minutos. Vire, acrescente o molho de tomate, o resto da mussarela e o manjericão. Tampe a frigideira e cozinhe em fogo baixo por mais cinco minutos. Sirva como desejar. 

Milkshake cor de rosa

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de aveia em flocos;
  • 2 colheres de sopa de leite em pó;
  • 3 morangos picados;
  • 1 morango cortado ao meio;
  • ½ banana congelada;
  • ½ xícara de chá de água gelada.

Modo de preparo

Em um liquidificador, bata todos os ingredientes. Despeje a mistura em um copo alto, decore com as duas fatias de morango e sirva. 

#ModoBrincar: divirta-se com as receitinhas! 

Gostou do conteúdo e não vê a hora de chamar a criançada para preparar uma receita infantil? Aqui, no blog #ModoBrincar, você encontra o passo a passo de pratos personalizados e deliciosos, como os nachos do Batman, as panquecas do Scooby-Doo e muito mais. Confira!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom
iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais