Conheça as regras do jogo Detetive e aprenda a jogar!

5 MINUTOS DE LEITURA
2081
familia aprendendo na prática as regras do jogo detetive

Pensando em fazer uma noite de jogos com a família ou os amigos, mas não sabe qual passatempo escolher? Que tal aprender as regras do jogo Detetive e garantir horas de diversão recheadas de mistério?

Considerado um dos jogos mais populares das últimas gerações, o jogo Detetive foi criado em 1943 e chegou ao Brasil em 1977, patenteado pela fábrica de brinquedos Estrela. Inspirado em romances policiais, o objetivo dos jogadores é investigar um assassinato para encontrar o responsável, a arma do crime e onde tudo aconteceu.

Repleto de mistérios e enigmas, o jogo logo conquistou corações, virando uma febre entre crianças, jovens e adultos. Para você se divertir e incluí-lo na sua próxima noite de jogos, continue a leitura e aproveite este artigo com as principais regras do jogo da Estrela

Como montar o tabuleiro e separar as cartas?

Indicado para maiores de 8 anos, o jogo Detetive pode contar com a participação de 3 a 8 jogadores. O passatempo é composto por 1 tabuleiro, 6 armas, 6 peões, 21 cartas (6 de armas, 6 de suspeitos e 9 de aposentos), 1 envelope confidencial, 1 bloco de ficha de anotações e 1 dado. 

O tabuleiro representa uma cidade com locais comuns, como a praça central e o hospital. Ao posicioná-lo em uma superfície, você deve embaralhar as cartas separadamente por categoria (arma, suspeitos e aposentos) e colocar aquelas que revelam a origem do assassinato no envelope confidencial, que fica no centro do tabuleiro.

Feito isso, junte, embaralhe e redistribua as demais cartas igualmente entre os jogadores. Posteriormente, cada jogador deve escolher um personagem e posicionar um peão na área correspondente, por exemplo: a médica começa no hospital, o mordomo, na mansão, etc. Assim, é só distribuir de maneira aleatória as armas sobre o tabuleiro.

família aprendendo na prática as regras do jogo detetive

Como jogar? 

Para iniciar a partida, além de montar o tabuleiro e posicionar os objetos conforme as regras do jogo Detetive, é necessário distribuir os blocos de anotações aos jogadores juntamente de um lápis.

Segundo as regras de Detetive, para iniciar a partida, os jogadores devem lançar o dado um de cada vez. Quem tirar o maior número começa e deve ser seguido pelo jogador à esquerda. 

Movimentos

Quem ganhar a sorte e for o primeiro a jogar Detetive deve escolher um local para visitar e jogar novamente os dados, movimentando o peão no número de casas correspondentes. Vale lembrar que, durante a partida, só é permitido andar para cima, para baixo e para o lado, não na diagonal.

Além disso, segundo as regras do jogo Detetive, durante a movimentação, dois peões não podem ocupar o mesmo espaço. Por isso, caso haja um jogador no meio do caminho até o local que você deseja visitar, é necessário aguardar a próxima rodada.

Palpites

De acordo com o manual do jogo Detetive, sempre que um jogador chegar ao local escolhido, deve falar um palpite em voz alta para solução do mistério, indicando quem foi e com qual arma. Nesse momento, é necessário posicionar a arma e o peão suspeitos sobre o local.

Feito isso, os demais jogadores devem conferir se têm as cartas correspondentes ao suspeito, ao espaço e à arma. Caso tenham, todos devem mostrar ao detetive (jogador da vez), sem que os demais vejam, começando pelo jogador à esquerda. Dica: marque as cartas que os jogadores mostrarem para eliminar possibilidades. 

Acusação

Ao longo da partida, todos os jogadores devem se movimentar pelo tabuleiro e reunir pistas. Quem tiver certeza do que está no envelope confidencial pode fazer uma acusação, falando em voz alta e movendo o peão ao local onde suspeita que o crime foi cometido, posicionado o peão acusado e a arma. 

Conforme as regras do jogo Detetive, cada jogador pode fazer somente uma acusação por partida. Para confirmar, o acusador deve verificar as cartas do envelope, em segredo. Se acertar, é declarado vencedor do jogo. Se errar, é eliminado, podendo apenas desmentir o palpite dos demais participantes.

Detetive com app: uma nova versão!

Para tornar a brincadeira ainda mais dinâmica, a nova versão do jogo Detetive conta com um aplicativo de celular. Por meio dessa ferramenta, os jogadores recebem dicas de testemunhas durante a partida, ajudando a solucionar o crime. 

Disponibilizado gratuitamente, o aplicativo pode ser encontrado na App Store e no Google Play. Assim, fica mais fácil mergulhar nos mistérios e garantir horas de diversão.

Ative seu #ModoBrincar e divirta-se com os melhores jogos!

Gostou do conteúdo e já está por dentro das principais regras do jogo Detetive? Então, o que está esperando para ativar seu #ModoBrincar? Na Ri Happy, você encontra os melhores jogos de tabuleiro para se divertir com a galera. Confira agora mesmo e aproveite! 

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *