Gosta de competir e está procurando um jogo dinâmico para aproveitar o tempo livre? Que tal conhecer as regras do tênis de mesa e aprender a jogar? Disputado individualmente e por equipes, o passatempo garante muito entretenimento, enquanto desperta habilidades como agilidade e orientação espacial.
Considerado um dos jogos mais populares do mundo, o tênis de mesa é um esporte bem semelhante ao ping-pong, diferenciando-se apenas por ser mais organizado e competitivo. O objetivo dos jogadores é golpear a bola com uma raquete para o campo adversário, de modo que os demais participantes não consigam recepcioná-la.
Para se divertir com o jogo, continue a leitura deste artigo recheado de informações, com as principais regras do tênis de mesa!
Início de partida
Para começar a jogar tênis de mesa, é importante saber que uma partida é disputada em uma melhor de 7 sets. Para vencer um set, o jogador ou a dupla deve atingir 11 pontos. Em casos de empate 10 a 10, o vencedor deve abrir uma vantagem de 2 pontos.
Antes da partida começar, o árbitro deve se reunir com os jogadores para realizar um sorteio. Quem vencer escolhe o lado da mesa e se deseja sacar ou receber.
Saque
No tênis de mesa, o saque consiste em arremessar a bola para o lado oposto, sem tocar na rede e atingir o campo adversário. Em uma partida, cada jogador tem direito a 2 saques consecutivos, variando de acordo com a soma dos pontos. Por exemplo, se a partida está 2 a 2, cada um tem direito a 4 saques, e assim sucessivamente.
No entanto, de acordo com as regras de saque do tênis de mesa, caso o placar esteja empatado em 10 a 10, os oponentes devem revezar o saque a cada ponto. Além disso, há outras diretrizes sobre o movimento:
- o atleta que começou a sacar no 1º set, deve receber no 2º, e assim sucessivamente;
- a bola deve pingar no lado da mesa do jogador uma vez e quicar do lado adversário para o saque ser válido;
- o sacador deve lançar a bola verticalmente a uma altura mínima de 16 cm e bater nela de cima para baixo;
- a bola fica detrás da linha de fundo da mesa na hora do saque;
- esconder a bola ou obstruir a visão do adversário durante o saque é contra as regras;
- o adversário vence o ponto se a bola não passar pela rede, nem pingar na mesa do sacador ou ir diretamente para fora.
Pontuação
Normalmente, a pontuação costuma ser um dos principais motivos de dúvida sobre quais são as regras do tênis de mesa. De forma simplificada, é possível pontuar de duas formas no jogo:
- quando a bola pinga mais de uma vez na mesa no oponente, sem o adversário encostar nela;
- quando o adversário comete um erro de saque ou recebimento, sendo incapaz de fazer a bola pingar na mesa.
Troca de lado e intervalos
Após o sorteio, os jogadores devem trocar de lado a cada início de set. Além disso, no sétimo set, ao atingirem cinco pontos, devem inverter novamente o lado na mesa.
Entre os sets, os oponentes têm um minuto de intervalo. Fora isso, a cada seis pontos durante a partida, eles podem usar uma toalha para secar as mãos, antes do próximo saque.
Faltas
No geral, as faltas no tênis de mesa acontecem quando o jogador encosta a mão livre na mesa ou na rede durante o set. Outra possibilidade é mover a mesa durante o set ou bater duas vezes consecutivas na bolinha. Em todos os casos, a disputa é interrompida, e o adversário ganha um ponto automaticamente.
Obstrução
Entre os fundamentos do tênis de mesa, está a obstrução do set, ou seja, a partida é interrompida, e nenhum dos jogadores pontua. Isso acontece quando:
- a bola encosta na rede durante o saque;
- o adversário não está preparado para receber a bola;
- há um erro na ordem de saque, recebimento ou troca de lado;
- as condições externas (barulho, mudança climática, etc) interferem no jogo.
Duração da partida
Apesar do tênis de mesa não ter uma duração definida, quando um set ultrapassa dez minutos e nenhum dos jogadores ou das duplas alcançou o placar de nove pontos, o árbitro pode implementar um sistema de aceleração para tornar a partida mais dinâmica, fazendo com que:
- os oponentes revezem o saque a cada ponto;
- o jogador ou a dupla que receber 13 bolas consecutivas ganhe um ponto.
Lembrando que, após a implementação, o sistema de aceleração continua válido até o final do jogo.
Jogos em duplas
Nos jogos em duplas, as regras do tênis de mesa sofrem pequenas alterações. Por exemplo, para um saque ser válido, é necessário que a bola quique na metade da mesa do lado do sacador e na metade da mesa do adversário.
Além disso, cada jogador só pode bater na bola uma vez. A ordem de saque deve ser definida no início do jogo. Um jogador deve fazer dois saques consecutivos para o mesmo recebedor, que deve fazer dois saques para o oponente que não sacou, e assim por diante.
Por exemplo: o jogador A saca para o X. O jogador X saca para o B. O jogador B saca para o Y. O jogador Y saca para o A, que saca o X, e assim sucessivamente.
Ative seu #ModoBrincar e divirta-se!
Gostou do conteúdo e já está por dentro das principais regras do tênis de mesa? Então, ative o seu #ModoBrincar! A Ri Happy tem várias opções de mesas, raquetes, bolinhas e acessórios para jogar. Confira e aproveite!