Rotina diária infantil: importância e dicas para montar

4 MINUTOS DE LEITURA
2843

O início da vida é uma fase cheia de descobertas. Tudo é novidade, especialmente quando a fase escolar é introduzida. Montar uma rotina diária infantil é essencial para orientar e ajudar a criança a enfrentar todas as mudanças.

A rotina diária também auxilia no desenvolvimento saudável do comportamento. Desde cedo, a criança pode ser educada sobre gerenciamento de tempo e responsabilidades. Assim, ela entende a importância dos hábitos cotidianos. 

O blog Modo Brincar trouxe dicas para ajustar o dia a dia da criança. Aqui, você confere dicas para organizar a rotina infantil dentro ou fora de casa!

Importância da rotina diária infantil

A rotina diária infantil precisa ter horários organizados para evitar estresse. Isso é fundamental para a criança, pois faz parte da etapa de aprendizado, que influencia toda a vida. 

Quando a maioria dos compromissos e das tarefas do dia estão definidos na rotina para crianças, você diminui a chance da criança fazer birra para tomar banho, realizar o dever de casa, etc.

Outro ponto positivo da rotina diária infantil é a regulação do sono. Uma criança tem muita energia e precisa dormir por um determinado número de horas regularmente para crescer saudável. Com o planejamento, ela sabe o momento certo para se divertir e descansar.

Porém, mesmo programando as atividades diárias para educação infantil, tenha em mente que imprevistos podem acontecer. Explique para a criança que isso é normal e não há motivo para atitudes negativas.

Rotina diária infantil e inserção na escola 

Quando a criança começa a frequentar o ambiente escolar, tudo é muito novo para ela, que precisa se adaptar junto à família inteira. Nesse contexto, a rotina diária infantil é ainda mais importante. 

Dialogue com a criança e entenda a melhor organização para ela se acostumar mais facilmente à escola. Reserve períodos determinados durante o dia para ela realizar dever de casa, trabalhos em grupo e estudo para provas.

rotina diaria infantil interna

Dicas para montar uma rotina diária infantil

Agora, você já sabe que é muito importante montar uma rotina diária infantil. Então, o próximo passo é aprender como fazer isso. Para ajudar, o blog Modo Brincar separou algumas dicas. Confira a seguir!

1. Monte uma agenda

Primeiro, monte uma agenda com atividades que não sobrecarreguem a criança. Ela também precisa ter tempo para descansar e se divertir. Tudo deve ser adequado da melhor maneira possível. Caso contrário, ela pode ficar frustrada e estressada. 

2. Dialogue

A rotina diária infantil não pode simplesmente ser imposta. A criança precisa estar envolvida, principalmente quando o período escolar for iniciado, para ajustar o dia a dia. Então, converse com ela e entenda o que é importante.

3. Exponha o planejamento

Um quadro de rotina diária infantil facilita a visualização de todos os compromissos. A criança e toda a família podem consultá-lo sempre que precisarem lembrar de alguma tarefa. Nele, você pode definir horários para:

  • acordar;
  • dormir;
  • ir à escola;
  • estudar em casa;
  • fazer as refeições;
  • tomar banho, escovar os dentes, arrumar o cabelo, etc;
  • realizar atividades extracurriculares (aula de karatê, ballet, idioma, etc);
  • divertir-se em família;
  • lazer (assistir à televisão e brincar).

4. Inclua a criança nas tarefas domésticas

Práticas simples, como guardar roupa na gaveta, colocar os talheres sob a mesa para as refeições e arrumar os brinquedos fazem total diferença na rotina diária infantil. Elas desenvolvem maior senso de responsabilidade e organização do espaço coletivo. 

5. Deixe o pequeno se divertir

O melhor da infância é brincar com os amigos, fazer passeios e divertir-se com jogos. Então, além das obrigações sérias, inclua períodos para a criança fazer o que mais gostar.

Blog Modo Brincar: veja as principais dicas sobre o universo infantil!

No blog Modo Brincar, há vários conteúdos sobre educação infantil, desenvolvimento e muito mais. Aproveite para navegar e aprender mais sobre o universo das crianças.

Gostou deste texto? Então, compartilhe com os amigos e os familiares nas redes sociais. Assim, outros pais e cuidadores podem aproveitar todas as dicas apresentadas aqui.

Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *