Entenda qual é a importância da rotina diária infantil

Imagem de uma criança espreguiçando ao acordar.
Hora de acordar. Criança se espreguiça na cama

Com o avanço da vacinação contra a COVID-19, a rotina diária infantil foi mais uma vez alterada. Se as mudanças no dia a dia dos últimos três anos causaram grandes impactos na saúde mental para nós, adultos, imagine para os pequenos. Muitos deles nem sequer tiveram contato com o mundo exterior, por terem nascido durante a pandemia.

Pensando nisso, resolvemos trazer esse post para ajudar a lidar com essa nova maneira de viver. Por aqui, vamos ensinar a importância da rotina diária infantil, além de trazer dicas sobre como organizar o dia a dia das crianças em casa e nos ambientes externos.

Qual é a importância da rotina para o desenvolvimento infantil?

É sempre bom organizar todo o dia a dia e saber o que precisa ser feito, não é mesmo? Com as crianças, isso não é diferente. Nessa fase de aprendizado, é muito importante montar uma rotina com todas as tarefas diárias infantis. Isso porque ela traz um ensinamento sobre organização que eles levarão para a vida adulta.

Além disso, uma rotina diária infantil para 3 anos ou qualquer outra idade pode evitar situações de estresse e correria para os pequenos. Afinal, todas as tarefas e eventos do dia estão delimitados nesse planejamento. Isso pode diminuir também a chance de a criança fazer birra para tomar banho, comer ou fazer lição de casa, por exemplo.

Imagem de um adulto e uma criança estudando

Esse planejamento ainda é crucial para o sono da criançada. Não é segredo que crianças precisam dormir por um período determinado para terem energia de sobra para o dia a dia. Por isso, esse ordenamento ajuda os pequenos a entenderem quando é a hora de descansar e a de brincar, principalmente nos casos de rotina diária infantil para 4 anos ou mais, faixa etária que já entende muitos conceitos.

É importante lembrar que, apesar de seguir a rotina diária infantil, imprevistos podem acontecer: algum evento de última hora, cancelamentos de consultas ou até problemas de transporte. Para isso não afetar tanto os pequenos, é legal explicar a razão dessas escapadas do planejamento.

Como as mudanças da pandemia afetaram a rotina diária infantil?

Durante a pandemia e o isolamento social, a rotina diária infantil serviu como um ensinamento aos pequenos. Isso porque ter um dia a dia organizado demonstrou que esse período não eram “férias”, e sim uma agenda alterada, além de aliviar os estresses dessa situação.

Então, como lidar com a volta às aulas presenciais ou com as festinhas infantis que começam a acontecer? Como retornar à normalidade? Essas são perguntas muito frequentes para os adultos. Afinal, muitas crianças nem sequer tiveram contato com o mundo exterior, por terem nascido no período pandêmico.

Nessa volta, mantenha um diálogo aberto com os pequenos. A conversa deve explicar a razão dessa mudança, que pode ou não ser nova para eles e dar ênfase à importância de retornar aos estudos presenciais. Também é necessário ficar de olho nos sinais de ansiedade de separação que as crianças podem ter em relação aos adultos.

Ainda é importante esclarecer para os pequenos que a pandemia não acabou e ensinar todas as medidas de prevenção para os eventos externos, seja na escola, seja nas festinhas ou nos passeios. No caso do colégio, cheque se estão seguindo os protocolos e converse com os professores sobre a adaptação.

Como criar uma rotina?

O primeiro passo para montar uma rotina diária infantil é fazer uma agenda com tempo hábil para fazer tudo. Caso o dia a dia fique sobrecarregado, os pequenos podem ficar estressados e frustrados em relação àquilo que não foi cumprido, além de cansados pela correria.

Outro ponto importante é estabelecer um diálogo com a criançada para definir as tarefas do dia. Tendo conhecimento daquilo que precisam fazer durante a semana, os pequenos se sentirão mais confortáveis com o dia a dia. Uma dica é colocar um quadro de rotina diária infantil em um ponto da casa que eles vejam.

Nessa conversa, é essencial compreender as particularidades de cada criança. Se sua família tem mais de uma, monte uma rotina diária infantil que contenha as atividades de todas, com horários bons para todos. Alguns pequenos curtem fazer as atividades em ordem e outros preferem um tempo descanso entre elas.

Para ajudar você a montar a rotina diária infantil para 6 anos ou qualquer outra idade, separamos algumas dicas sobre o que precisa estar nesse planejamento. Confira mais sobre elas:

  • defina os horários de acordar e dormir;
  • determine os horários para escola e estudo em casa;
  • escolha os horários para alimentação;
  • não se esqueça dos horários para higiene (banho, escova os dentes, arrumar o cabelo, etc.);
  • insira algumas atividades extracurriculares como caratê, balé, jazz, etc.;
  • separe um momento na rotina para conversas e momentos em família;
  • lembre-se dos horários para atividades livres, como assistir à televisão ou brincar com jogos eletrônicos;
  • faça um planejamento semanal;
  • inclua eventos extraordinários, como formaturas, festas de aniversário e tardes com os amigos, por exemplo.

Pronto, agora, você já sabe que criar uma rotina para as crianças auxilia na vivência saudável durante o cotidiano, além de evitar estresses causados pelas mudanças da pandemia. Com as nossas dicas, fica mais fácil montar esse planejamento.

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

brincadeiras legais|brincadeiras legais
29969

10 brincadeiras legais para fazer em casa

Quer algumas dicas de brincadeiras legais para fazer em família? Leia o nosso post agora mesmo e confira 10 sugestões divertidas!
Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...