Saiba o que é São João e inspire-se com alguns costumes típicos

5 MINUTOS DE LEITURA
45

Junho é marcado por festividades em todo o país, celebrando a história e os feitos de alguns santos da Igreja Católica. Para você se inspirar e comemorar com a garotada, acompanhe este artigo que explica o que é São João e quais são os principais costumes típicos!

O que é São João e como a data surgiu?

A criançada pode amar as comemorações típicas da data, mas não saber como elas surgiram. Por isso, vale explicar o que é São João. Inicialmente festejado na Europa, 24 de junho marcava a chegada do verão no Hemisfério Norte, que cultuava os deuses da fertilidade e da natureza.

Durante a Idade Média, a Igreja Católica substituiu os ritos pagãos por eventos em homenagem aos santos cristãos. Então, a data passou a celebrar o nascimento de São João Batista, considerado o primeiro mártir cristão e precursor de Jesus Cristo.

No Brasil, a festa acontece desde o século XVII, devido à influência da colonização portuguesa. Com o tempo, elementos da cultura popular local foram incorporados à data, criando tradições exclusivas.

Qual é a relação do São João com a Festa Junina?

As Festas Juninas são uma das principais comemorações brasileiras, junto do Carnaval. Além do São João, outros santos católicos são homenageados em eventos por todo o país. Entre eles, estão: Santo Antônio e São Pedro, celebrados em 13 e 29 de junho, respectivamente.

Parte do folclore que envolve as tradições festivas está relacionada às histórias de vida desses santos. Um exemplo é a popular fogueira, acesa na passagem de 23 para 24. Segundo a tradição católica, o fogo representa a luz trazida por João Batista, que anunciava as boas novas do evangelho de Cristo.

Isso também acontece com as bandeirinhas de papel, que continham representações dos santos. Além disso, diversas práticas populares acontecem durante o mês, incluindo danças, brincadeiras e enfeites.

Costumes típicos pelo Brasil

Após explicar o que é São João para os pequenos, que tal os inspirar com alguns costumes típicos? Você pode organizar uma festa superdivertida em casa ou participar do evento planejado por escolas, clubes e buffets, fazendo a alegria da molecada com brincadeiras, danças, comidas e roupas tradicionais.

o que e sao joao interna

Fogueira

A fogueira é um dos elementos mais característicos do São João. Tradicionalmente, cada santo ganha uma versão com formato diferente. São João é homenageado com a forma redonda.

Para a festa infantil, uma dica é construir fogueiras artificiais e deixá-las em locais centrais, como pontos de destaque. As chamas podem ser feitas com papel celofane ou tecido iluminado por LED. Utilize um ventilador para criar o efeito semelhante ao do fogo em movimento.

Quadrilha

Apesar de ter origem europeia, a quadrilha recebeu fortes influências de ritmos nordestinos, africanos e indígenas. Atualmente, ela é um dos maiores símbolos das festas de São João realizadas em todo o país.

Essa dança folclórica requer pares, que devem seguir um roteiro definido, encenando um casamento. A coreografia conta com passos clássicos, que podem ser facilmente replicados pelos pequenos. É uma ótima opção para entreter todas as idades.

Comidas

As comidas típicas são muito aguardadas por crianças e adultos. Por isso, não pode faltar nas comemorações. Canjica, pipoca, pé de moleque, curau, tapioca e cocada tornam o arraiá ainda mais especial.

Além de saborosos, os pratos enfeitam o espaço, complementando a decoração. Aposte em alternativas coloridas, como maçã-do-amor, bolo de milho e pipoca-doce, combinando com copos e guardanapos estampados.

Roupas

Nada melhor que um figurino especial para entrar no clima das festas. Os trajes representam adaptações simples das roupas utilizadas pela corte europeia, criadas pelos camponeses brasileiros.

Aos poucos, eles ganharam novas versões, diferenciando-se conforme a região do país. Hoje, podem ser encontrados como fantasias à venda em redes varejistas especializadas.

Decoração

Nenhuma festa está completa sem a decoração tradicional. Além de dar o tom da comemoração, ela ajuda a explicar o que é São João. Cada elemento possui um significado associado à religião, à espiritualidade e à cultura.

Os balões levam os desejos para o céu. O vermelho do fogo e das bandeiras protege contra os maus espíritos. As outras cores vivas e as estampas relacionadas à natureza remetem aos hábitos da população do período colonial. Os espantalhos trazem boa colheita.

Comemore o São João com a Ri Happy

Após explicar o que é São João e quais são os principais costumes da festa, é só reunir os amigos e a família para comemorar. Conte com o catálogo completo da Ri Happy, com tudo para criar brincadeiras, vestir as crianças e elaborar uma decoração inesquecível.

Acesse o site e encontre os melhores produtos por benefícios exclusivos. Aproveite para participar do Happy Mais, o clube de vantagens da loja! Basta preencher um cadastro rápido para usufruir de descontos, parcelamentos e prazos diferenciados de entrega.

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *