Tudo o que você precisa saber sobre o sono do bebê

6 MINUTOS DE LEITURA
680
Sono do bebê|
Sono do bebê

Para muitos pais, o sono do bebê é um mistério. Enquanto algumas crianças dormem a noite inteira, outras acordam frequentemente. Por conta disso, a maioria dos cuidadores ainda têm muitas dúvidas sobre como funciona o sono dos pequenos e como ajudá-los a adormecer e ter um sono mais saudável.

A boa notícia é que temos informações que esclarecem essas questões e auxiliam os pais a lidarem com o momento de dormir dos filhos. Quer saber mais sobre o assunto? Então, é só continuar a leitura. Vamos lá?

Como funciona o sono do bebê recém-nascido?

Primeiramente, é importante alinhar as expectativas dos pais sobre o sono do bebê. O desejo da maioria dos cuidadores é que o filho durma a noite toda, mas saiba que se trata de uma exceção à regra. Em geral, as crianças até 2 anos acordam durante a madrugada. A seguir, saiba mais algumas particularidades.

Horas de sono

Até os 12 meses, o bebê pode dormir entre 11 e 14 horas diariamente, chegando até 20 horas no primeiro mês. Por isso, não estranhe se o seu recém-nascido passar mais tempo dormindo do que acordado.

Sonecas diurnas

Embora o bebê durma muitas horas por dia, esse tempo não é ininterrupto. Pelo contrário: o pequeno tem o sono estabelecido por ciclos de algumas horas com intervalos para se alimentar e interagir. Até os 2 anos, é comum que ele tire sonecas à tarde.

Algumas pessoas têm a ideia de que a soneca atrapalha o sono da noite, mas não é bem assim. Na verdade, dormir durante o dia, além de ser importante para o desenvolvimento, favorece o adormecer à noite.

O sono dos bebês não é igual ao dos adultos

Enquanto nós dormimos por volta de 8 horas seguidas, os pequenos dormem em ciclos menores, acordando durante a noite. Por essa razão, é importante ter em mente que o descanso dos pais deverá mudar durante os primeiros meses, pois não é possível que o bebê se adeque rapidamente aos hábitos dos mais velhos.

Quais são as fases do sono do bebê?

O sono do bebê consiste em duas fases: o profundo e o ligeiro. É interessante saber identificá-los para que você não atrapalhe a rotina de sono do pequeno e tenha que lidar com um bebê mal-humorado. Entenda!

Fase 1: o sono profundo

Nesse caso, repare que o bebê apresenta uma respiração regular e profunda, e o corpinho fica muito relaxado. As mãos, geralmente, ficam abertas e o rostinho tem a feição sorridente e tranquila. Saiba que acordar o pequeno durante o sono profundo é muito incômodo para ele, portanto evite fazer isso para não deixá-lo irritado.

Fase 2: o sono ligeiro

Essa fase é bem fácil de reconhecer. Mesmo fechados, os olhos do bebê se movimentam rapidamente abaixo das pálpebras; as mãos ficam fechadas; a respiração, irregular; e a testa, franzida. Caso precise acordar o pequeno, é melhor que seja nesse momento, pois é menos traumático.

Como ensinar o meu bebê a dormir?

Você já ouviu falar em higiene do sono? Ela nada mais é do que um conjunto de hábitos que ajudam a pegar no sono e a dormir bem, com qualidade. Desse modo, é possível acordar mais disposto e com melhor humor. Isso vale para qualquer fase da vida, sendo muito importante na infância, já que o sono influencia o desenvolvimento infantil.

Crie um ritual do sono

Crianças gostam de rotina, porque se sentem bem sabendo qual será o próximo passo do dia após cada atividade. Por isso, crie um ritual do sono para habituar o bebê. Ao fazer isso, logo ele se acostuma, percebendo que está chegando o momento de dormir e fica menos resistente. Vale dar um banho morno relaxante, fazer uma massagem, contar uma história e aconchegar o pequeno.

Prepare o ambiente para a hora de dormir

Quem não adora dormir em um ambiente gostoso e aconchegante, não é mesmo? Os bebês não são diferentes. Logo, prepare o quarto com iluminação mais baixa, o berço com lençóis confortáveis, uma música calma e baixa e evite sons de eletrônicos, como celular e televisão.

Cuide da rotina durante o dia

Mantenha uma rotina de sono durante o dia também. Isso porque não dormir nesse período geralmente deixa o bebê mais irritado, dificultando o sono da noite. Você sabia que, muitas vezes, problemas para adormecer ou despertares frequentes à noite são causados pelo excesso de cansaço durante o dia?

Uma brincadeira mais calma, como contar uma historinha, ouvir música relaxante e um banho rápido para refrescar, ajudam bastante nessa rotina de sono diurna.

Estimule seu filho a pegar no sono sozinho

Sabemos que parece uma missão um tanto quanto difícil, mas entenda que não é impossível fazer com que a criança aprenda a dormir sozinha. Obviamente, é importante não forçar uma independência em um recém-nascido, mas. a partir de alguns meses, já é recomendado estimular e tentar técnicas gentis para um processo gradual.

Saiba o que não fazer

Quando falamos em sono do bebê, existem muitos palpites que as pessoas ao redor dizem e juram funcionar, mas que prejudicam o desenvolvimento dos pequenos. Deixar o bebê chorar é um grande exemplo disso. Essa prática não é recomendada porque aumenta o estresse do pequeno e dificulta o sono.

Além disso, como dissemos, não é indicado manter o bebê acordado durante o dia na tentativa de fazer com que ele durma mais à noite. Isso porque o contrário pode acontecer e o resultado será uma maior dificuldade em pegar no sono.

Vale lembrar que o comportamento dos pais influencia muito no sono do bebê. Os pequenos sentem quando seus cuidadores estão estressados e apresentam ainda mais dificuldade para relaxar e dormir nessa situação. Sendo assim, por mais complicado que pareça, mantenha o controle emocional para passar a segurança que o bebê precisa para dormir melhor.

Gostou do nosso post? Então, que tal deixar um comentário contando a sua opinião? Vamos adorar saber mais sobre o que achou do artigo e a sua experiência com o sono do bebê.

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

brincadeiras legais|brincadeiras legais
29969

10 brincadeiras legais para fazer em casa

Quer algumas dicas de brincadeiras legais para fazer em família? Leia o nosso post agora mesmo e confira 10 sugestões divertidas!
Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...