Por que usar tangram na educação infantil? Veja os benefícios

4 MINUTOS DE LEITURA
Tangram na educação infantil|
Crianças aprendem os benefícios de Tangram

Um milenar quebra-cabeça de origem chinesa é também uma brincadeira divertida e educativa para as crianças. Estamos falando do Tangram, que mistura formas coloridas em peças de madeira, chamadas tans, na construção de milhares de silhuetas de figuras variadas — como tubarões, guarda-chuvas ou castelos.

Por ser um jogo muito envolvente, é indiscutível o impacto na educação infantil. A atividade contribui para o aumento da atenção das crianças e para o desenvolvimento da habilidade do pensamento estratégico. Ao combinar os tans, entre formas de triângulos, quadrados e paralelogramas, a atividade entra no leque de brincadeiras para estimular a concentração.

Então, quer saber mais sobre esse quebra-cabeça chinês? Continue a leitura e entenda por que o Tangram deveria entrar na lista de brincadeiras da sua família!

O que é o Tangram?

Trata-se de um quebra cabeça formado geralmente por um kit de peças com 2 triângulos grandes, 1 médio, 2 pequenos, além de um quadrado e um paralelograma. O objetivo da atividade é rearranjar as 7 peças separadas em uma única forma, remetendo à silhuetas que estimulam a criatividade.

O jogo é encontrado em formatos diversos, acompanhado até mesmo de fichas utilizadas como referência para a diversão. Também é uma maneira ativa de estimular o pensamento dedutivo.

Com milhares de desafios (na forma de figuras) para solucionar, o quebra-cabeça chinês é indicado para adultos e crianças a partir de 4 anos. O Tangram na educação infantil é encarado como uma ferramenta que estimula o raciocínio lógico de maneira lúdica. A mágica do brinquedo faz com que sua popularidade seja mantida por tanto tempo.

Quais são os benefícios na educação infantil?

O Tangram na educação infantil é uma ótima ferramenta para ajudar os pequenos no desenvolvimento cognitivo. De forma prática, o quebra-cabeça também ajuda a:

  • classificar formas, entre triângulos, quadrados, entre outros;
  • compreender relação espacial;
  • aprender as palavras para rodar, girar, virar etc.;
  • desenvolver uma mente criativa;
  • aprimorar a capacidade de visualização.

As sete peças coloridas estimulam, por meio da sua composição, ambos os lados do cérebro — o esquerdo, responsável pela lógica, e o direito, que guia as emoções. Como já falamos, é um dos muitos brinquedos para estimular a criatividade.

Como jogar Tangram com os pequenos?

Bateu aquela vontade de jogar com as crianças? Prepare-se, porque a brincadeira é super envolvente — para os pequenos e para os adultos. Os jogos de Tangram geralmente vêm com peças e orientações visuais para auxiliar as crianças na construção das formas. O desafio é a busca por reproduzir as silhuetas que são indicadas.

Atenção, porque o nível de dificuldade da atividade varia bastante! É nessas horas que o apoio do adulto é muito especial, fortalecendo a conexão por meio da participação ativa na atividade.

Confira algumas outras dicas para brincar com Tangram

  1. Todas as 7 peças do Tangram devem ser utilizadas.
  2. Uma peça não deve sobrepor outra; elas devem apenas se encontrar.
  3. Cada um dos tans deve encostar ao menos em uma outra forma.

Além de utilizar a base e os formatos que acompanham os jogos, também é indicado explorar a imaginação! Como parte da criatividade infantil, deixe que a criança viva a experiência de imaginar formas e reproduzir seus animais ou elementos prediletos com as peças coloridas.

O Tangram na educação infantil é encarado como um grande aliado da criatividade. Quer conhecer mais uma vantagem? Aprenda sobre ócio criativo!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...
Comemoração dia dos pais
533

Dia dos Pais: curiosidades e ideias para comemorar em família

O Dia dos Pais é uma data megaespecial comemorada em todo o mundo. Seu objetivo é homenagear a figura paterna, destacando o papel importantíssimo dessas...