Um milenar quebra-cabeça de origem chinesa é também uma brincadeira divertida e educativa para as crianças. Estamos falando do Tangram, que mistura formas coloridas em peças de madeira, chamadas tans, na construção de milhares de silhuetas de figuras variadas — como tubarões, guarda-chuvas ou castelos.
Por ser um jogo muito envolvente, é indiscutível o impacto na educação infantil. A atividade contribui para o aumento da atenção das crianças e para o desenvolvimento da habilidade do pensamento estratégico. Ao combinar os tans, entre formas de triângulos, quadrados e paralelogramas, a atividade entra no leque de brincadeiras para estimular a concentração.
Então, quer saber mais sobre esse quebra-cabeça chinês? Continue a leitura e entenda por que o Tangram deveria entrar na lista de brincadeiras da sua família!
O que é o Tangram?
Trata-se de um quebra cabeça formado geralmente por um kit de peças com 2 triângulos grandes, 1 médio, 2 pequenos, além de um quadrado e um paralelograma. O objetivo da atividade é rearranjar as 7 peças separadas em uma única forma, remetendo à silhuetas que estimulam a criatividade.
O jogo é encontrado em formatos diversos, acompanhado até mesmo de fichas utilizadas como referência para a diversão. Também é uma maneira ativa de estimular o pensamento dedutivo.
Com milhares de desafios (na forma de figuras) para solucionar, o quebra-cabeça chinês é indicado para adultos e crianças a partir de 4 anos. O Tangram na educação infantil é encarado como uma ferramenta que estimula o raciocínio lógico de maneira lúdica. A mágica do brinquedo faz com que sua popularidade seja mantida por tanto tempo.
Quais são os benefícios na educação infantil?
O Tangram na educação infantil é uma ótima ferramenta para ajudar os pequenos no desenvolvimento cognitivo. De forma prática, o quebra-cabeça também ajuda a:
- classificar formas, entre triângulos, quadrados, entre outros;
- compreender relação espacial;
- aprender as palavras para rodar, girar, virar etc.;
- desenvolver uma mente criativa;
- aprimorar a capacidade de visualização.
As sete peças coloridas estimulam, por meio da sua composição, ambos os lados do cérebro — o esquerdo, responsável pela lógica, e o direito, que guia as emoções. Como já falamos, é um dos muitos brinquedos para estimular a criatividade.
Como jogar Tangram com os pequenos?
Bateu aquela vontade de jogar com as crianças? Prepare-se, porque a brincadeira é super envolvente — para os pequenos e para os adultos. Os jogos de Tangram geralmente vêm com peças e orientações visuais para auxiliar as crianças na construção das formas. O desafio é a busca por reproduzir as silhuetas que são indicadas.
Atenção, porque o nível de dificuldade da atividade varia bastante! É nessas horas que o apoio do adulto é muito especial, fortalecendo a conexão por meio da participação ativa na atividade.
Confira algumas outras dicas para brincar com Tangram
- Todas as 7 peças do Tangram devem ser utilizadas.
- Uma peça não deve sobrepor outra; elas devem apenas se encontrar.
- Cada um dos tans deve encostar ao menos em uma outra forma.
Além de utilizar a base e os formatos que acompanham os jogos, também é indicado explorar a imaginação! Como parte da criatividade infantil, deixe que a criança viva a experiência de imaginar formas e reproduzir seus animais ou elementos prediletos com as peças coloridas.
O Tangram na educação infantil é encarado como um grande aliado da criatividade. Quer conhecer mais uma vantagem? Aprenda sobre ócio criativo!