Já ouviu falar sobre o terrible two? Entenda!

3 MINUTOS DE LEITURA
51
terrible two|terrible two
Criança faz birra na hora do almoço

Carinha de anjo em um instante e comportamento do personagem Taz da Looney Tunes cinco minutos depois? Seu bebê pode estar entrando em uma das fases da criança conhecida como terrible two.

Já ouviu falar? Pelo nome parece assustador, certo? E pode ser, se você não se preparar para lidar com os acessos de birra. Para que tudo transcorra da melhor forma, é preciso entender por que eles acontecem e como agir. E lógico que nós vamos ajudar você! Confira este artigo com dicas preciosas.

Entenda o conceito de terrible two

A fase também é conhecida como a adolescência dos bebês ou os terríveis dois anos, e refere-se ao período de desenvolvimento em que a criança começa a se perceber como um indivíduo e quer mais autonomia, mas ainda não consegue fazer tudo que quer sozinha.

Assim como em um pré-adolescente, isso gera um sentimento de frustração que, no caso da garotada pequena, pode resultar em acessos de raiva, choro e muitos gritos. Mas, muita calma nessa hora!

Saiba o que está acontecendo com o pequeno nessa fase

Desde que nascem, os bebês são completamente dependentes de uma outra pessoa. Isso acontece até que comecem a engatinhar e a andar, por volta dos 10 a 12 meses, o que já representa certa liberdade.

Até os 2 anos, essa autonomia aumenta com o início do processo de fala, e a criança já consegue verbalizar alguns desejos, que nem sempre estão de acordo com o que os adultos esperam. Começam então os conflitos.

É nesse cenário caótico que começa o processo de ensinar o que é certo ou errado. Para isso, será preciso uma boa dose de paciência, pois leva tempo para que ela compreenda como as coisas funcionam e passe a agir de acordo.

Reconheça a importância da empatia

Nem sempre é fácil lidar com os terrible two, mas a paciência e uma abordagem de disciplina positiva são muito eficientes para encurtar a fase, com resultados bons para o desenvolvimento emocional da criança e o aprendizado da gentileza infantil.

Por isso, é preciso compreender a dificuldade que pequenos e pequenas enfrentam para encarar sentimentos e emoções com os quais ainda não sabem lidar e, muitas vezes, nem compreendem. A empatia é fundamental para que você não veja o comportamento como uma afronta à sua autoridade.

Dicas de como passar junto à criança pelo terrible two

Nós sabemos que as atribuições do cotidiano e todas as demandas da vida adulta podem tirar parte da paz de espírito necessária para lidar com uma crise de birra infantil, mas é possível com um pouco de treino e as dicas abaixo:

  • crie uma rotina de sono, alimentação e atividades, sendo fiel a ela;
  • procure não gritar;
  • explique o porquê das coisas, mas não exagere nos detalhes;
  • distraia a criança ou mude de ambiente durante a crise;
  • ofereça a ela cada vez mais autonomia;
  • estimule as conversas;
  • ajude-a a entender os sentimentos e dê nome a eles;
  • procure não fazer chantagens ou ameaças;
  • tenha paciência, mas seja firme e não ceda.

Todos nós temos fases na vida que nos ensinam a lidar com diferentes situações e sentimentos. Os terrible two é apenas uma delas, talvez a mais importante de todas, pois é a primeira.

Que tal passar por isso de uma forma ainda mais leve? Conheça brincadeiras para trabalhar as emoções.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Curiosidades dias das mães
785

Dia das Mães: curiosidades sobre a data e dicas para comemorá-la

Considerada uma das datas mais especiais do calendário, o Dia das Mães é a época do ano perfeita para reunir a família e celebrar a...
benefícios das atividades físicas para as crianças|benefícios das atividades físicas para as crianças
1503

10 benefícios das atividades físicas para crianças!

A prática de atividades físicas na infância é muito importante. Leia o nosso post agora mesmo e entenda os benefícios desse hábito!
pais com seus filhos abraçados comemorando o dia internacional da familia
0

Dia Internacional da Família: como curtir a data com as crianças

O Dia Internacional da Família é comemorado em 15 de maio e foi criado em uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em...
fases do desenvolvimento infantil: mãe oriental com seu filho sorrindo ao brincar
4950

Fases do desenvolvimento infantil: entenda e conheça melhor seu filho

Quer conhecer as fases da criança e conhecer ainda melhor seu filho? Então clique aqui agora mesmo e confira mais sobre o assunto!
Imagem de uma criança abraçando um cachorro
1821

Conheça 6 benefícios dos animais na educação infantil

Pensando em adotar um bichinho para as crianças? Veja por que essa é uma ótima ideia e quais os benefícios dessa decisão para o desenvolvimento infantil!
disputa entre beyblades em arena de batalha
0

Descubra o que é beyblade, como jogar e quais são os principais tipos

Se você é fã de mangás e animes, com certeza, já sabe o que é beyblade. Vindo diretamente do oriente, este brinquedo conquista gerações e...