Está procurando por tipos de brincadeiras para divertir a criançada? Além de fazer o tempo passar, as atividades colaboram com o desenvolvimento infantil e trazem uma série de benefícios.
No aspecto físico, há melhora na coordenação motora e na consciência corporal. Já no desenvolvimento cognitivo, os tipos de brincadeiras desenvolvem o raciocínio lógico, a comunicação e a criatividade dos pequenos. Continue lendo para descobrir exemplos de atividades!
1. Jogos de tabuleiro
Que tal apostar em jogos de tabuleiro para entreter a criançada? A ideia vale para uma festa do pijama ou uma tarde chuvosa e vai render boas risadas. Existem várias opções clássicas, como Perfil, Jogo da Vida, Detetive e Banco Imobiliário.
O Banco Imobiliário é um tipo de brincadeira de criança em que os participantes competem para acumular propriedades e levar os adversários à falência. O tabuleiro tem casas e apartamentos, por exemplo, que podem ser comprados com o dinheiro recebido no começo da partida.
Além disso, é possível construir casas e hotéis para aumentar o valor do aluguel pago quando algum jogador passa pela propriedade. Outros destaques são as cartas de “sorte” e “revés”, que podem transformar a vida financeira dos participantes.
2. Atividades físicas
As atividades físicas são tipos de brincadeiras que fazem a criançada movimentar o corpo e gastar bastante energia! São várias opções. A regra é uma só: ninguém pode ficar parado!
O futebol é um clássico entre a garotada que sonha em ser o próximo atacante do time do coração. A brincadeira permite que os pequenos ajam como os jogadores preferidos. Uma bola e quatro objetos para marcar a trave já são suficientes para a brincadeira começar.
Outra possibilidade é ensinar alguma brincadeira tipo amarelinha ou queimada para a criançada. Você pode aproveitar junto para relembrar os bons momentos da infância.
Que tal uma competição de dança? Você pode ser o DJ e criar uma lista de músicas para todos dançarem. Vale criar coreografias, organizar uma votação para decidir quem dança melhor ou simplesmente deixar a turminha livre para fazer os movimentos que preferir.
3. Atividades artísticas
Entre os 5 tipos de jogos e brincadeiras, estão as atividades artísticas. Elas podem colaborar com o desenvolvimento infantil, a partir da criatividade.
A pintura costuma divertir a criançada. Quando os pequenos usam as mãos para colorir, estimulam a coordenação motora. Basta tinta guache e folhas de papel para uma tarde bem produtiva.
A escultura com massinha de modelar também é uma opção educativa. As crianças só precisam usar a imaginação para criarem objetos, personagens, animais e o que mais quiserem.
Outra ideia é o desenho, que pode ser feito com lápis de cor e canetinha. Você também pode ensinar como fazer colagens. Ofereça papéis coloridos, pedaços de tecido, botões, entre outros materiais, para a criançada fazer paisagens e retratos, por exemplo.
4. Teatro
Já pensou em ensinar um pouco sobre Shakespeare para a criançada? Romeu e Julieta é um clássico do teatro que pode ser adaptado para os pequenos aprenderem um pouco sobre a atividade.
Em um dos tipos de brincadeiras, você pode selecionar um trecho da peça, escolher quem vai interpretar cada personagem, ensaiar os pequenos algumas vezes e fazer uma apresentação para a família.
Entre os diferentes tipos de brincadeiras, o teatro pode trazer benefícios, principalmente, para as crianças tímidas que não gostam de falar em público.
Outra sugestão é montar um teatro de fantoches! Meias velhas, botões e lã podem construir os personagens. Montar uma peça improvisada juntos será muito divertido!
5. Karaokê
A última ideia entre os 5 tipos de brincadeiras é criar um dia de karaokê com a criançada. Os pequenos podem vestir uma roupa especial para a apresentação e escolher uma música para cantar. Após a rodada de canções, votem na melhor performance. O vencedor ganha um prêmio!
Outra ideia é criar um evento temático para o karaokê. Isso significa fazer uma rodada apenas com músicas de filmes que a criançada curte, por exemplo. Todos podem cantar!
Também é possível criar desafios para a atividade: separe as crianças em times e faça rodadas com uma música sobre o amor, por exemplo. A equipe vencedora ganha pontos. Aquela que acumular mais vence.
Ative o #ModoBrincar para um dia de diversão
Com tantos tipos de brincadeiras, fica muito fácil divertir-se de montão. Aproveite as dicas para criar momentos especiais com os pequenos. Confira o artigo do blog Modo Brincar sobre o que fazer no fim de semana com a família!