Você conhece os diferentes tipos de LEGO existentes?

6 minutos para ler

Quem nunca se divertiu montando os famosos bloquinhos coloridos na infância? São vários os tipos de LEGO que divertem as crianças de todas as gerações, com diferentes formatos, tamanhos e temas. Além de divertido, esse brinquedo ainda contribui para o desenvolvimento infantil.

Porém, com todas as centenas de opções disponíveis, é comum ficar em dúvida na hora de escolher o LEGO ideal para presentear a garotada. Precisa de ajuda para não errar? Então confira as dicas a seguir!

Qual o melhor tipo de LEGO para cada idade?

O LEGO é um brinquedo que agrada crianças de todas as idades. Não dá para negar que até mesmo os adultos acabam se entregando à essa diversão, matando a saudade dos tempos de infância, não é mesmo?

Na hora de escolher um modelo desses bloquinhos de construção para presentear, é preciso se atentar a alguns detalhes. Tal cuidado vai garantir que o brinquedo apresente o grau de dificuldade para montar de acordo com a faixa etária da garotada.

Assim, os tipos de LEGO para cada idade devem ser:

  • até 3 anos: como algumas das peças clássicas são pequenas, elas não são indicadas para crianças menores pelo risco de serem engolidas por elas — pensando nisso, a LEGO desenvolveu uma linha voltada para essa faixa etária, com peças grandes e também bem mais fáceis de encaixar e desencaixar;
  • de 4 a 7 anos: a partir de 4 anos de idade, a criança já consegue montar os tijolinhos de LEGO normais — já as que são um pouco maiores são capazes de usar a criatividade para criarem mundos incríveis usando peças um pouco mais elaborados;
  • de 8 a 11 anos: a partir de 8 anos, a garotada prefere os modelos mais complexos e que sejam do tema dos seus personagens favoritos — para essa faixa etária, também há modelos mais tecnológicos, que vêm com luzes e motores que funcionam de verdade para deixar a diversão ainda maior;
  • acima de 11 anos: construções ainda mais desafiadoras vão estar entre a preferência da garotada acima dos 11 anos — a partir dessa idade, quanto mais difícil for fazer a montagem, mais prazerosa será a conquista.

Como escolher o presente ideal?

Apesar de a escolha com base na idade ser importante, só isso não basta para selecionar a opção ideal para presentear a criança. Como existe uma grande variedade de tipos e modelos de LEGO, é interessante também levar outros pontos importantes em consideração.

Identifique os gostos e interesses da criança

Existe uma infinidade de temas que fazem o maior sucesso entre a garotada, desde aqueles mais comuns, que refletem a vida cotidiana, até os que mostram mundos fantásticos.

Para não ter erro na hora da escolha, o ideal é entender os gostos da criança, sem se esquecer de considerar a sua faixa etária, é claro. No caso de você não conhecer os interesses do pequeno, uma boa dica é apostar no modelo clássico para presentear.

No caso dos pimpolhos menores, muitas vezes eles ainda não têm gostos bem definidos. Para acertar na escolha, prefira os kits LEGO com animais, como fazendinha, fundo do mar ou dinossauros.

Para crianças maiores de 7 anos, o LEGO Minecraft é uma boa pedida. Baseado no jogo de computador que a criançada adora, ele é indicado para quem é fã desse universo. O brinquedo acompanha 4 personagens e é possível ejetar o bloco de TNT ao pressionar o botão.

Já o LEGO Friends é indicado a partir de 6 anos e acompanha a personagem Mia e suas amigas. Bastante colorida, a casa na árvore pode ser decorada e os personagens se divertem descendo pela tirolesa.

Pense no filme ou desenho preferido do pequeno

Outra dica é descobrir o filme ou desenho que a criança curte. É fã de super heróis? Então a solução é escolher entre os tipos de LEGO com essa temática. Para os maiorzinhos, a opção são os kits com personagens como Vingadores da Marvel ou o Batman da DC.

Outro filme que faz a cabeça da criançada é Harry Potter, onde é possível montar o castelo de Hogwarts. No caso das crianças pequenas, ela pode se encantar com temas como Toy Story ou Mickey e Minnie, com edições que vêm com carrinho, casinha, barco e outros elementos.

Considere as edições especiais

As edições especiais são perfeitas para a criança que é muito fã de algum personagem de filme ou série. O LEGO Star Wars, por exemplo, vem com o personagem Chewbacca e a nave Millennium Falcon. Também é possível encontrar personagens como super vilões e cenários incríveis e itens que fazem partes de temas famosos, como carro do Batman, Super Mario e NinjaGo.

Qual a importância do LEGO no desenvolvimento infantil?

Muito usado para fins pedagógicos, o brinquedo LEGO ainda contribui para o desenvolvimento infantil, além de ajudar a manter as crianças menos tempo expostas aos eletrônicos.

Entre os vários benefícios, podemos citar o desenvolvimento da coordenação motora fina, que é estimulada pelos movimentos musculares ao manusear as peças na montagem. Durante a tarefa de construir os objetos, a criança também melhora a sua capacidade de planejar e resolver problemas, o que é ótimo para desenvolver o desenvolvimento cognitivo do pequeno.

Até mesmo as habilidades matemáticas são estimuladas na hora de brincar com as peças do LEGO. Isso acontece porque a atividade ajuda a dar uma noção de proporção e espaço, além de a criança aprender a fazer operações simples, como somar e subtrair.

Outra habilidade importante que é possível desenvolver com o manuseio do brinquedo é a criatividade. Afinal, a garotada passa um bom tempo focada nas infinitas possibilidades de criação, estimulando o seu pensamento e a imaginação.

Agora que você conheceu diferentes tipos de LEGO disponíveis e também como esse brinquedo é perfeito para o desenvolvimento infantil, não vai ter erro na hora de fazer a escolha certa!

Que tal conhecer as opções disponíveis para presentear? Confira as nossas opções de blocos de LEGO para todos os gostos e idades!

Posts relacionados

Deixe um comentário