Saiba usar o trava-língua infantil para estimular a dicção do seu filho

6 minutos para ler

O trava-língua infantil mais parece uma brincadeira divertida entre as crianças, mas, na verdade, é um ótimo recurso para melhorar a dicção delas. Por trás das frases que têm palavras com sons similares, há um mundo de aprendizado.

Dos simples aos elaborados, os trava-línguas auxiliam os pequenos a falarem melhor e com clareza. Tem interesse no assunto? Então, continue a leitura, pois neste post nós contamos tudo para você!

O que é e como funciona o trava-língua

O trava-língua é um tipo de jogo. A pessoa desafiada deve recitar versos ou frases feitos com sílabas difíceis de falar ou com sons bem parecidos. Tudo isso com rapidez e bom entendimento, sem gaguejar ou trocar as letras. Quer um exemplo que você provavelmente conhece? “Em um ninho de mafagafos havia sete mafagafinhos; quem amafagafar mais mafagafinhos, bom amagafanhador será.”

Falar uma vez pode até parecer fácil, mas o desafio está justamente em repetir por 3 ou mais vezes seguidas — sem ler, é claro. Nas primeiras tentativas, é bem comum dar aquela enrolada. Porém, com a prática, vai ficando menos complicado.

Essas frases servem como exercícios para os músculos envolvidos na fala e, assim, melhoram a maneira de pronunciar as palavras. Você já reparou no aquecimento de cantores e atores antes de algum espetáculo? Pode ter certeza de que eles utilizam esse recurso para articularem melhor as músicas e diálogos. Interessante, não é mesmo?

Vantagens de usar o trava-língua infantil

Agora que você já sabe exatamente como funciona o trava-língua, explicaremos como ele pode ser muito vantajoso no desenvolvimento dos pequenos. Venha conosco!

Aumento do vocabulário

Além de exercitar a musculatura, o trava-língua é uma excelente forma de aumentar o vocabulário das crianças. Por serem elaborados com palavras que, muitas vezes, fogem do cotidiano infantil, os pequenos conhecem novos termos, que deixam suas conversas ainda mais ricas.

Articulação de palavras

Sabemos que crianças costumam se enrolar ao falar, principalmente as menores — e isso é absolutamente normal. No entanto, devemos estimulá-las para que a articulação das palavras seja cada vez melhor e mais clara. Nesse sentido, a repetição de sons parecidos é um excelente estímulo.

Maneira lúdica

trava língua infantil

A maneira mais fácil de ensinar uma criança é por meio do lúdico. Isso porque a diversão desperta o interesse dela e estimula o aprendizado. Não podemos negar que o trava-língua é muito recreativo e engraçado. Aliás, que tal incluir toda a família na brincadeira e tornar o momento memorável?

Como estimular as crianças com trava-língua

Embora o trava-língua seja uma ótima forma de desenvolvimento da linguagem dos pequenos, são necessários alguns cuidados para que tudo dê certo. Afinal, queremos fazer com que o momento seja de aprendizado e diversão.

A partir dos 2 anos, as crianças podem recitar o trava-língua infantil simples. Como os fonemas são aprendidos aos poucos até os 5 anos, é preciso ter consciência de que o pequeno não será capaz de pronunciar os mais difíceis enquanto isso.

Por exemplo, aos 2 anos, os baixinhos geralmente começam a pronunciar a letra “l”, como em “lápis”, mas o “lh”, como em “galho” pode demorar mais um pouco. O “r” de “laranja” e os encontros consonantais “tr”, “br”, “fr”, “cr”, “gr”, “bl” e “pl” são os últimos fonemas a serem adquiridos.

Por isso, devemos considerar a idade da criança para selecionar a complexidade das frases e versos. A dica é começar devagar justamente para dar tempo do pequeno memorizar as palavras e, então, pronunciar com sons bem articulados.

Feito isso, a brincadeira pode ficar mais rápida de acordo com o desenvolvimento, além de mesclar as velocidades e aumentar o grau de dificuldade.

Apesar de ser bem divertido, é importante se lembrar de não expor o pequeno ao constrangimento. Crianças com gagueira ou problemas de fala podem ficar com vergonha e ainda mais reclusas caso não consigam recitar o trava-língua e as pessoas rirem delas. Procure tratar como pura diversão e brincadeira!

Trava-língua para crianças

trava língua infantil

“Três pratos de trigo para três tigres tristes”: talvez esse seja um dos trava-línguas infantis mais conhecidos no país. Quem nunca o praticou? Além desse, existem milhares de frases, versos e poemas muito interessantes. Quer aprender alguns? Olhe só!

Fácil

  • Toco preto, porco fresco, corpo crespo.
  • Rato roeu a rica roupa do rei de Roma.
  • Babá boba bebeu o leite do bebê.
  • Casa suja, chão sujo.

Médio

  • O sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar.
  • Um limão, mil limões, um milhão de limões.
  • Pedro pregou um prego na porta preta.

Difícil

  • O que é que Cacá quer? Cacá quer caqui. Qual caqui que Cacá quer? Cacá quer qualquer caqui.
  • Atrás da pia tem um prato, um pinto e um gato. Pinga a pia, apara o prato, pia o pinto e mia o gato.
  • No ninho de mafagafos, sete mafagafinhos há. Quem desmafagar esses mafagafinhos, bom desmafagafinhador será.

A importância do profissional

“A filha da Maria já pronuncia frases completas com menos de 2 anos” ou “o bebê do João fala tudo certinho e ainda nem fez 3 anos”: quem nunca passou por comparações entre crianças? Seja nessa questão, seja em qualquer outra área de desenvolvimento, é muito comum que as pessoas façam esse tipo de comentário, que pode preocupar muitos pais.

“Será que meu filho está atrasado?”. Primeiramente, é importante ter consciência de que cada criança é única e aprende a seu tempo, devendo ser estimulada para o correto desenvolvimento. Porém, se mesmo com incentivos o pequeno ainda tem dificuldade, talvez seja a hora de procurar ajuda profissional.

Depois dos dois estágios básicos da fala, que são a lalação e o balbucio, a pronúncia das primeiras palavras completas e evolução do vocabulário começa dos 12 meses iniciais de vida e vai até os 5 ou 6 anos.

Se a criança tem dificuldade para desenvolver a conversa, os pais devem buscar um fonoaudiólogo para a avaliação, diagnóstico e tratamento, caso seja necessário. Alguns pequenos precisam aprender até os sons mais básicos, e esse profissional é quem os ensinará de forma lúdica e eficaz.

Quem diria que o trava-língua infantil, aquele em que brincávamos quando crianças, era uma ótima maneira de aperfeiçoar as habilidades de linguagem? Além de fazer parte de uma infância divertida e saudável, essas frases e versos ajudam na dicção dos pequenos.

Quer ficar por dentro das nossas novidades sempre fresquinhas? Então, assine a nossa newsletter e receba tudo diretamente na sua caixa de entrada do e-mail.

CTA_Importância-do-brincar-na-vida-da-criançaPowered by Rock Convert
Posts relacionados

2 thoughts on “Saiba usar o trava-língua infantil para estimular a dicção do seu filho

Deixe um comentário