Trava-língua infantil: principais benefícios e dicas para estimular a criançada

5 MINUTOS DE LEITURA
26222
trava língua infantil|trava língua infantil
Pai ensina trava língua para filha

Apesar de parecer só uma brincadeira divertida para crianças, o trava-língua infantil é um ótimo recurso para estimular o desenvolvimento, especialmente a fala. Por trás das frases com palavras de sons similares, há um mundo de aprendizado, que favorece a comunicação dos pequenos.

Você sabe o que é um trava-língua? Basicamente, trata-se de um tipo de jogo, em que a pessoa desafiada deve recitar versos ou frases feitas com sílabas difíceis, sem gaguejar ou trocar as letras, com rapidez e bom entendimento. 

Para que serve o trava-língua? Do simples ao elaborado, o passatempo ajuda tanto os adultos quanto as crianças a melhorarem a dicção e falarem com mais clareza. Ficou interessado? Não se preocupe! Preparamos este artigo com mais detalhes sobre o assunto para você. Vem com a gente e confira!

Os desafios do trava-língua

Falar um trava-língua pela primeira vez pode até parecer fácil, mas o principal desafio do passatempo está justamente em repetir as palavras por três ou mais vezes seguidas — sem ler, é claro. Nas primeiras tentativas, é bem comum dar aquela enrolada, mas, com a prática, vai ficando menos complicado.

Essas frases servem como exercícios para os músculos envolvidos na fala melhorarem a maneira de pronunciar as palavras. Você já reparou no aquecimento de cantores e atores antes de um espetáculo? Normalmente, eles utilizam o recurso para articularem melhor as músicas e os diálogos. Interessante, não é mesmo?!

Benefícios do trava-língua para o desenvolvimento infantil

Agora que você já sabe um pouco do que é e qual é o principal desafio, deu para entender a importância do trava-língua para educação infantil, né?! Para te deixar ainda mais por dentro, separamos alguns dos principais benefícios desse passatempo para o desenvolvimento da criançada. Veja a seguir!

Aumenta o vocabulário

Além de exercitar a musculatura, o trava-língua para crianças é uma excelente forma de aumentar o vocabulário. Por ser elaborado com palavras que, muitas vezes, fogem do cotidiano infantil, ele ensina novos termos aos pequenos, que deixam as conversas ainda mais ricas.

Auxilia na articulação das palavras

Normalmente, quanto menor for a criança, maior será a dificuldade de se comunicar — e isso é absolutamente normal. No entanto, é preciso estimulá-la para aprimorar a articulação das palavras e se expressar claramente. Nesse sentido, a repetição de sons parecidos em um trava-língua infantil pode ajudar muito.

Ensina de forma lúdica

Não há maneira mais fácil de ensinar uma criança do que o meio lúdico, por jogos e brincadeiras. Isso porque a diversão desperta o interesse e estimula o aprendizado. Nesse caminho, o trava-língua é uma opção criativa e engraçada de ensinar os pequenos sobre as palavras e a própria fala. 

mãe comemorando batendo na mão da filha depois de ensiná-la um trava-língua infantil

Como estimular as crianças com trava-língua?

Embora o trava-língua infantil seja uma ótima forma de desenvolver a linguagem dos pequenos, é necessário tomar alguns cuidados na hora de estimulá-los. Afinal, é importante que o momento seja proveitoso, divertido e alinhado à fase do desenvolvimento da criança. 

Você pode começar a incentivar os pequenos a partir dos dois anos, quando eles começam a aprender os fonemas. Lembrando que o ideal é iniciar com um trava-língua infantil simples, já que a criançada costuma aprender aos poucos.

Acompanhe o desenvolvimento 

Durante o processo de alfabetização, os pequenos começam pronunciando a letra “l”, como em “lápis”. Porém, o “lh”, como em “galho”, demora um pouco mais para fazer parte do vocabulário. Já o “r” de “laranja” e os encontros consonantais “tr”, “br”, “fr”, “cr”, “gr”, “bl” e “pl” são os últimos fonemas adquiridos.

Por isso, é fundamental considerar a idade da criança para selecionar a complexidade dos travas-línguas. A dica é começar devagar, justamente para dar tempo do pequeno memorizar as palavras e pronunciar os sons bem articulados.

Feito isso, a brincadeira pode ficar mais rápida de acordo com o desenvolvimento, além de mesclar as velocidades e aumentar o grau de dificuldade. Entretanto, é necessário ter cautela para não expor o pequeno ao constrangimento. 

Crianças com gagueira ou problemas de fala podem ficar com vergonha e ainda mais reclusas caso não consigam recitar um trava-língua infantil difícil. Em razão disso, é essencial conhecer os limites e ajudá-los a superar esses obstáculos por meio da diversão sempre que for possível. 

Exemplos de trava-língua infantil

Depois de todas essas informações, que tal alguns exemplos de trava-língua infantil para entrar na brincadeira?! Vem com a gente e confira opções com diferentes níveis de dificuldade!

Fácil

  • Toco preto, porco fresco, corpo crespo;
  • Rato roeu a rica roupa do rei de Roma;
  • Babá boba bebeu o leite do bebê;
  • Casa suja, chão sujo.

Médio

  • O sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar;
  • Um limão, mil limões, um milhão de limões;
  • Pedro pregou um prego na porta preta.

Difícil

  • O que é que Cacá quer? Cacá quer caqui. Qual caqui que Cacá quer? Cacá quer qualquer caqui;
  • Atrás da pia tem um prato, um pinto e um gato. Pinga a pia, apara o prato, pia o pinto e mia o gato;
  • No ninho de mafagafos, sete mafagafinhos há. Quem desmafagar esses mafagafinhos, bom desmafagafinhador será.

Acompanhe o blog Modo Brincar!

E aí, gostou do conteúdo e já sabe como o trava-língua infantil pode auxiliar no desenvolvimento das crianças?! Então, aproveite o tempo livre para navegar pelo blog Modo Brincar e ficar por dentro das novidades!

Ver mais brinquedos incríveis

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google
iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

|amizade na infância
1639

Amizade infantil: como ajuda a criança a se desenvolver?

Reconhecer a importância da amizade na infância é essencial para ajudar o desenvolvimento da turminha. Entenda como isso acontece!
mãe consolando a filha dentro do carro contribuindo para o desenvolvimento emocional infantil
2176

Desenvolvimento emocional infantil: entenda a importância e como ajudar o processo!

Sabia que o filme Divertida Mente dá uma boa lição de vida para nós e deixa importantes mensagens para os pequenos? Confira o post e saiba por quê!
imaginação infantil|imaginação infantil
3532

A importância da imaginação infantil para o desenvolvimento da criança!

Até onde a imaginação infantil pode nos levar? Certamente, ao sucesso pessoal e profissional. Leia o texto agora mesmo e entenda por quê!
Imagem de uma família sentada no sofá e assistindo TV
20841

Confira uma lista com 8 filmes para assistir em família

Com apenas alguns toques no controle, você tem acesso a centenas de filmes para a família na Netflix. Trouxemos 6 opções imperdíveis pra você!
trava língua infantil|trava língua infantil
26222

Trava-língua infantil: principais benefícios e dicas para estimular a criançada

Apesar de parecer só uma brincadeira divertida para crianças, o trava-língua infantil é um ótimo recurso para estimular o desenvolvimento, especialmente a fala. Por trás...
Curiosidades dias das mães
785

Dia das Mães: curiosidades sobre a data e dicas para comemorá-la

Considerada uma das datas mais especiais do calendário, o Dia das Mães é a época do ano perfeita para reunir a família e celebrar a...