Trava-língua infantil: principais benefícios e dicas para estimular a criançada

5 MINUTOS DE LEITURA
27890
trava-língua infantil

Apesar de parecer só uma brincadeira divertida para as crianças, o trava-língua infantil é um ótimo recurso para estimular o desenvolvimento da fala. Por trás das frases com palavras de sons similares, há um mundo de aprendizado, que favorece a comunicação dos pequenos.

O próprio nome “trava-língua” sugere o desafio: ter dificuldade em pronunciar as palavras. A equipe do blog Modo Brincar preparou este artigo com mais detalhes sobre o assunto. Confira!

Desafio do trava-língua

O principal desafio do trava-língua é repetir as palavras por três ou mais vezes seguidas, sem ler. Nas primeiras tentativas, é bem comum gaguejar ou trocar as letras, mas a prática torna tudo menos complicado.

As frases do passatempo servem como exercícios para os músculos envolvidos na fala, melhorando a pronúncia das palavras. Antes de uma apresentação, cantores e atores costumam utilizar essa técnica para articularem melhor as músicas e os diálogos.

Benefícios do trava-língua para o desenvolvimento infantil

Agora que você já entendeu a importância do trava-língua infantil, vale descobrir os principais benefícios desse passatempo para o desenvolvimento da criançada. Veja a seguir!

Articulação das palavras

Normalmente, quanto mais nova a criança for, mais dificuldade terá para se comunicar. Isso é absolutamente normal, mas o estímulo é necessário para ela aprimorar a articulação das palavras e se expressar claramente. A repetição de sons parecidos em um trava-língua infantil pode ajudar muito.

Pronúncia

O trava-língua pode ajudar a criança a superar dificuldades de pronúncia, como a troca de certos fonemas. Ele também pode desenvolver a consciência fonológica, capacidade de perceber os sons das palavras.

Vocabulário

Além de exercitar a musculatura, o trava-língua para crianças aumenta o vocabulário. Por ser elaborado com palavras que fogem do cotidiano infantil, ele ensina novos termos.

Autoconfiança

Praticar as frases de trava-língua infantil ajuda as crianças a se sentirem mais confiantes com as próprias capacidades linguísticas. Isso promove a autoconfiança e facilita a participação em atividades que exigem falar em público.

Memória

O trava-língua exige que as crianças repitam uma sequência de palavras. Para cumprir o desafio, elas precisam se lembrar das pronúncias, o que pode ajudar a desenvolver a memória de longo prazo.

Atenção

Para falar o trava-língua corretamente, as crianças devem se concentrar nas palavras e nos sons pronunciados. Isso pode ajudar no desenvolvimento da atenção.

Ensino de forma lúdica

Não há maneira mais fácil de ensinar as crianças do que o lúdico, por meio de jogos e brincadeiras. A diversão desperta o interesse e estimula o aprendizado. O trava-língua é uma opção criativa dos pequenos compreenderem as palavras e a própria fala. 

trava-língua infantil

Como estimular as crianças com trava-língua?

Embora o trava-língua infantil atue no desenvolvimento da linguagem, é necessário tomar alguns cuidados na hora de estimulá-lo. O momento deve ser proveitoso, divertido e alinhado à faixa etária. 

Você pode iniciar o incentivo a partir dos dois anos, quando os pequenos começam a aprender os fonemas. O ideal é começar com um trava-língua infantil curto e simples para a criançada aprender aos poucos.

Acompanhe o desenvolvimento 

Durante o processo de alfabetização, os pequenos aprendem a pronunciar a letra “l”, de “lápis”, mas rápido que as consoantes “lh”, em “galho”. O “r” em “laranja” e os encontros consonantais “tr”, “br”, “fr”, “cr”, “gr”, “bl” e “pl” são os últimos fonemas compreendidos.

Por isso, é fundamental considerar a idade das crianças para selecionar as palavras do trava-língua infantil. A dica é começar devagar para elas memorizarem a pronúncia dos sons e repetirem de maneira bem articulada.

A brincadeira pode ficar mais rápida de acordo com o desenvolvimento, mesclando velocidades que aumentam o grau de dificuldade. Entretanto, tenha cautela para não deixar os pequenos constrangidos. 

Crianças com gagueira ou problemas de fala podem ficar mais reclusas ao não conseguirem dizer um trava-língua infantil difícil. Nesses casos, é essencial consultar um profissional fonoaudiólogo para ajudá-las a superar os obstáculos. 

Exemplos de trava-língua infantil

Após todas essas informações, confira alguns exemplos de trava-língua infantil de diferentes níveis de dificuldade!

Fácil

  • Toco preto, porco fresco, corpo crespo;
  • Rato roeu a rica roupa do rei de Roma;
  • Babá boba bebeu o leite do bebê;
  • Casa suja, chão sujo.

Médio

  • O sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar;
  • Um limão, mil limões, um milhão de limões;
  • Pedro pregou um prego na porta preta.

Difícil

  • O que é que Cacá quer? Cacá quer caqui. Qual caqui que Cacá quer? Cacá quer qualquer caqui;
  • Atrás da pia tem um prato, um pinto e um gato. Pinga a pia, apara o prato, pia o pinto e mia o gato;
  • No ninho de mafagafos, sete mafagafinhos há. Quem desmafagar esses mafagafinhos, bom desmafagafinhador será.

Acompanhe o blog Modo Brincar para mais dicas sobre brincadeiras para crianças!

Gostou deste conteúdo sobre como o trava-língua infantil pode auxiliar no desenvolvimento da criançada? Então, aproveite para navegar pelo blog Modo Brincar e descobrir mais dicas para todas as idades.

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *