Conheça os benefícios de colecionar e trocar figurinhas!

5 MINUTOS DE LEITURA
1435
crianças em roda brincando de trocar figurinhas

Não é de hoje que trocar figurinhas se tornou uma febre entre crianças, jovens e adultos. Passada de geração para geração, a prática é superempolgante e garante muita diversão para os envolvidos.

Existem diversos tipos de álbuns de figurinhas, com uma variedade de temas, que incluem futebol, ícones da cultura pop e até desenhos animados. O mais popular do segmento é o álbum da Copa do Mundo da Panini, que se tornou quase uma tradição no Brasil. 

Porém, você deve está se perguntando “além de ser divertida, essa prática traz alguma vantagem para o desenvolvimento infantil?”. Para responder a essa pergunta, preparamos este artigo com 6 benefícios de trocar figurinhas durante a infância. Continue a leitura e confira! 

1. Desenvolve a habilidade de negociar, dar e trocar

Trocar figurinha durante a brincadeira pode ajudar a desenvolver habilidades relacionadas à negociação. Afinal, na hora de fazer a substituição, os pequenos devem analisar e verificar se ela realmente vale a pena, se ela vai atender suas necessidades em relação ao álbum e se as opções em jogo possuem o mesmo valor. 

Essa ação também ensina as crianças que não faz sentido ficar com algo que não vai ser usado. Por isso, o ideal é doar ou trocar para conquistar o objetivo e ajudar os demais.

2. Contribui para socialização e sensação de pertencimento

Não tem como trocar figurinha sem socializar, não é?! Esse é mais um dos benefícios da prática: ajudar a criançada a fazer novas amizades e encontrar pessoas com os mesmos objetivos.

Essa proximidade e semelhança também contribui para a sensação de pertencimento por parte do pequeno, já que ele pode conhecer outras pessoas como ele. Além disso, a criança se sente valorizada, útil e aceita. 

3. Desperta interesse pela leitura

Colecionar figurinhas é comum para crianças a partir dos sete anos, quando elas passam a dar mais valor aos próprios pequenos “tesouros”. Coincidentemente, é nessa fase que os pequenos começam a ler.

O álbum de figurinha pode ser um incentivador dessa prática, já que normalmente conta com alguns textinhos a respeito do tema e das figuras que o preenchem. Isso é excelente para a alfabetização das crianças. 

4. Favorece o sentido da visão e a coordenação motora fina

Em uma realidade em que as crianças não largam o celular, encontrar uma forma de distração longe das telas é sempre muito bem-vinda. As figurinhas de álbum podem ocupar esse papel e, além de divertirem, favorecem o sentido da visão para coisas estáticas. 

Além disso, preencher o álbum manualmente pode contribuir para a coordenação motora fina dos pequenos. Isso porque, para posicionar e colar corretamente as imagens, é necessário utilizar os pequenos músculos das mãos. 

crianças dando as mãos depois de fechar um acordo para trocar figurinhas

5. Ensinar a ter paciência e lidar com a frustração

Completar um álbum, como o da Copa, por exemplo, costuma exigir bastante paciência. Afinal, é difícil encontrar todas as figurinhas logo de cara e, para consegui-las sem repetir, é necessário abrir centenas de pacotinhos. 

Tudo isso ajuda a trabalhar a paciência dos pequenos, fazendo eles entenderem a necessidade de esperar para conquistar objetivos. Isso também os ajuda a lidar com as frustrações, já que, muitas vezes, a figurinha desejada não vai estar à disposição e está tudo bem se isso demorar um pouco. 

6. Aprimora conhecimentos matemáticos

Por fim, trocando figurinhas, a criança pode aprimorar conhecimentos matemáticos. A razão é que, para efetuar as trocas, saber do que precisa e organizar os itens pela numeração, as crianças devem verificar quantas figurinhas têm (soma), assim como quantas faltam para completar a coleção (subtração). 

Álbum da Copa 2022: divirta-se com seus jogadores favoritos! 

Viu só quantos benefícios a prática de trocar figurinhas pode garantir ao seu pequeno? Então, que tal presenteá-lo com um famoso e requisitado álbum da Copa do Mundo 2022 da Panini

Lançado pela primeira vez em 1970, o Álbum da Copa é uma verdadeira febre e está presente em 150 países. Na edição no Qatar, você encontra detalhes sobre as 32 seleções participantes da competição, além de 670 cromos para figurinhas, sendo 50 especiais e mais 80 raros. Demais, né?!

Blog #ModoBrincar: fique por dentro das novidades! 

E aí, gostou do conteúdo  e quer aproveitar o tempo livre para ficar por dentro das novidades? No blog #ModoBrincar, você pode conferir diversos artigos sobre desenvolvimento infantil, brinquedos, brincadeiras e mais. Aproveite! 

Fontes consultadas:

E+B EDUCAÇÃO (Brasil). O que seus filhos podem aprender com o álbum da Copa?: O álbum de figurinhas da Copa do Mundo 2022 já está sendo vendido. Educa+ Brasil, [S. l.], 30 ago. 2022. Dicas, p. 1. Disponível em: O que seus filhos podem aprender com o álbum da Copa? Acesso em: 12 set. 2022.

MATURANO, Ana Cássia. Opinião: Figurinhas da Copa propiciam aprendizado interessante. Coleção exige organização e desperta curiosidade. Prática também cultiva patriotismo, [S. l.], p. 1, 3 jun. 2010. Disponível em: Opinião: Figurinhas da Copa propiciam aprendizado interessante. Acesso em: 12 set. 2022.

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *