Dama e o Vagabundo: uma fofa história de amor!

O filme Dama e o Vagabundo foi lançado em 1955, mas é um dos maiores sucessos da Disney até hoje. O enredo envolve a cocker spaniel Lady, de uma família refinada, e o vira-lata Vagabundo, que anda pelas ruas.

Conheça como o desenho animado A Dama e o Vagabundo surgiu, quais são as curiosidades dos personagens dessa história, e como ela é considerada um dos clássicos da Disney hoje.

Uma cachorrinha de presente de Natal

Querido presenteia a esposa Querida com uma cachorrinha cocker spaniel no Natal. Ela é chamada de Lady, tem uma vida feliz com a nova família e faz amizade com dois cachorros da vizinhança: o terrier-escocês Joca e o bloodhound Caco.

De uma hora para outra, Lady percebe que Querido e Querida estão mais distantes dela. Ela questiona Joca e Caco, que explicam que os tutores da cadelinha estão à espera de um bebê.

Lady não entende direito o que isso quer dizer. Enquanto Joca e Caco tentam explicar, Vagabundo surge em cena contando os pontos negativos da chegada de um bebê em casa para o cachorro. O cachorro de Dama e o Vagabundo vive pelas ruas da cidade e visita um restaurante italiano todas as noites, onde o chef Tony o alimenta com restos de comida.

As aventuras de Dama e Vagabundo

No desenho Dama e o Vagabundo, quando Querido e Querida viajam de férias após o nascimento do bebê, Sarah, a tia de Querido, é convidada a cuidar do local, da criança e de Lady. Ela tem dois gatos siameses e não gosta de cachorro.

Os felinos bagunçam toda a casa, mas Sarah coloca a culpa em Lady, levando-a até um pet shop para usar uma focinheira. Ela escapa da loja e é salva de um trio de cães malvados por Vagabundo.

A Dama e o Vagabundo da Disney passam por altas aventuras, incluindo um jantar à luz de velas, uma das cenas mais conhecidas do cinema, quando os dois comem o mesmo fio de espaguete, sem perceber, e os focinhos se tocam.

Quais são os principais cães do filme?

Os principais personagens de Dama e o Vagabundo são cachorros. No entanto, pouco se sabe sobre os humanos que fazem parte da história. Como a perspectiva é contada do ponto de vista dos animais, os rostos das pessoas mal aparecem no filme.

Lady

A cocker spaniel ganhou experiência na convivência com Vagabundo. Antes disso, era mais tímida e ingênua, até por não ter experimentado o lado fora da vizinhança. Ela é amistosa e capaz de defender a família, como quando protegeu o filho de Querido e Querida de um rato.

Vagabundo

Experiente no dia a dia das ruas, o vira-lata sabe se safar das perseguições da carrocinha e fazer muitos amigos por onde passa. Ele não confia muito nos humanos até conhecer Lady, que mostra o lado bom de ter a própria família.

Joca

O terrier escocês é quem mostra à Lady como conviver com os humanos, ensinando a ela o que é um bebê e como conviver com ele, quando descobre que Querido e Querida serão pais. Amoroso com os vizinhos, ele também é o mais bravo entre os amigos.

Caco

Da raça bloodhound, é um velho cão de caça que adora lembrar dos tempos em que trabalhava com o avô rastreando criminosos. Com a idade, ele acha que perdeu o olfato, mas o recupera na parte final do filme. É um cão calmo, tranquilo e paciente entre os vizinhos.

Conheça algumas curiosidades da animação

Dá para acreditar que Walt Disney quase deixou a cena mais famosa do filme infantil Dama e o Vagabundo de fora porque achou que ela seria considerada boba pelo público?

Dama e o Vagabundo foi o primeiro filme que usou a tecnologia CinemaScope, com um sistema diferente de lentes, projetado em widescreen (o tamanho do telão conhecido hoje). Foi um desafio para os desenhistas produzirem a animação em um espaço maior do que o adotado até então.

Na época do lançamento, a animação não foi um sucesso imediato, chegando a receber críticas negativas. Com o tempo, ela adquiriu importância, considerada um dos clássicos da Disney e fazendo parte dos 100 melhores filmes de amor de todos os tempos pelo American Film Institute.

Um filme sem vilão

Embora a tia Sarah não goste de cachorros e distrate Lady várias vezes, ela não é considerada uma vilã como Cruella De Vil e Malévola. Dama e o Vagabundo é um dos poucos filmes da Disney que não tem a figura de um personagem malvado de forma delineada.

Conheça a linha de pelúcias na RiHappy!

Para as crianças se divertirem com o filme Dama e o Vagabundo, conheça a linha de pelúcia dos personagens na Ri Happy, incluindo o casal de protagonistas, que vai fazer a alegria dos pequenos!

Além dos personagens de pelúcia, você encontra produtos para pets, como peitoral, comedouro, bandana, cama, colete e camiseta. Ninguém fica de fora na Ri Happy!

Picture of Ri Happy

Ri Happy

Você vai gostar de ler também: