As noites na Arábia nunca mais foram as mesmas desde o lançamento de Aladdin. Recheado de ensinamentos, o clássico da Disney marcou gerações e é um verdadeiro sucesso em todo o mundo até hoje.
Repleta de magia, a história é baseada em um conto da história As Mil e Uma Noites, original das culturas árabe, indiana, leste-asiática, norte-africana, persa e turca. Com personagens marcantes e cenários encantadores, é possível garantir ensinamentos para toda a vida.
Pensando nisso, a equipe do blog #ModoBrincar preparou este conteúdo exclusivo, com detalhes sobre a história e as lições. Achou interessante? Confira e aproveite, a seguir!
Aladdin (1992)
Dirigido por John Musker e Ron Clements, o filme Aladdin da Disney chegou às telinhas no começo da década de 1990, apresentando a primeira princesa não caucasiana. A animação trouxe um enredo diferenciado, que desvinculou a ideia de que princesas precisam sempre ser salvas.
A história começa quando a princesa Jasmine é ordenada a encontrar um marido por seu pai, o Sultão de Agrabah. Focada em manter a liberdade, ela encontra Aladdin enquanto foge do palácio, apaixonando-se. Porém, quem os acha é Jafar, o vizir do Sultão, que enfeitiça o governante para fazê-lo se casar com a princesa.
Após ser pego, Aladdin é preso e levado até o deserto por Jafar, mandando-o roubar uma lâmpada perdida em um misterioso esconderijo. Junto do macaco Abu, Aladdin encontra a lâmpada e um tapete mágico, mas é abandonado por Jafar.
Ao se ver preso, o rapaz desperta o poderoso Gênio, que concede três desejos. A partir daí, a jornada para deter o vilão e se casar com a princesa recomeça. No final, juntos, eles conseguem viver felizes para sempre.
Sequências
Aladdin (1992) arrecadou mais de 500 milhões de dólares de bilheteria em todo o mundo, o que fez com que os diretores desenvolvessem uma sequência. Aladdin e O Retorno de Jafar foi lançado em 1994. A história se passa alguns anos depois do primeiro longa, quando Jafar tenta dominar Agrabah de novo, mas, finalmente, é detido de uma vez por todas.
A sequência também teve uma excelente recepção pelo público, ocasionando o lançamento de Aladdin e os 40 Ladrões (1996). A história começa com os preparativos do casamento da princesa com o protagonista, quando o jovem descobre que o pai está vivo e é o rei dos ladrões. No decorrer do filme, Aladdin salva o pai da prisão e dos comparsas, finalmente, casando-se com Jasmine.
Live action
Em 2019, a Disney deu vida à história do clássico com um live action homônimo que arrecadou mais de um bilhão de dólares em bilheteria. O longa foi protagonizado por Mena Massoud (Aladdin), Naomi Scott (Jasmine) e Will Smith (Gênio), contando com canções, incluindo a clássica A Whole New World (Um Mundo Ideal) e uma faixa inédita, interpretada pela princesa: Speechless (Ninguém me Cala).
O que aprender com Aladdin?
Não há dúvidas de que o filme Aladdin tem um espaço especial no coração de quem é fã da Disney. O melhor é que o longa traz lições valiosíssimas, que podem ser refletidas na vida. Quer saber quais são? Veja, a seguir!
Valorize as pequenas coisas e compartilhe com quem precisa
No começo do filme, Aladdin é um rapaz humilde, que se aventura pelas ruas para conseguir se alimentar. Mesmo em meio às dificuldades, o jovem mantém a esperança e o otimismo, valorizando o que tem, mesmo que seja pouco.
Além disso, em uma das cenas, após ele e Abu roubarem pão, o jovem se depara com duas crianças famintas. Mesmo com fome, o garoto reparte o alimento com os pequenos, ajudando-os com o que pode.
Não deposite confiança em qualquer um
O Sultão escolheu Jafar para ser seu vizir e conselheiro, o que, inicialmente, parecia uma boa decisão. No entanto, no decorrer das cenas, todos descobrem que o vilão está hipnotizando o governante e manipulando as decisões.
Isso deixa claro a importância de ter cuidado ao depositar a confiança nas pessoas. É necessário se atentar aos sinais. A qualquer atitude que coloque a lealdade em risco, afaste-se e busque por quem é verdadeiro, demonstrando isso com atitudes.
O amor vai além das aparências
Ao encontrar o Gênio da lâmpada, Aladdin pede para ser transformado em um príncipe para ficar com Jasmine. O rapaz chega à Agrabah com um verdadeiro espetáculo. A princípio, a princesa não o reconhece, inclusive, nega o pedido para conhecê-lo melhor.
Porém, após dar uma volta no tapete ao lado do jovem, ela descobre que se trata de Aladdin, o rapaz por quem ela se apaixonou quando fugiu do palácio. Tudo isso mostra que o amor vai além das aparências. Não foi o fato do garoto ter virado um príncipe que a cativou, mas ele ser aquele humilde rapaz que a salvou pelas ruas de Agrabah.
Seja sincero e aceite quem é
Depois que Jasmine descobre a verdadeira identidade do príncipe Ali, o rapaz continua mentindo, dizendo que realmente é um príncipe, mas que estava disfarçado nas ruas quando a conheceu. Porém, quando Jafar rouba a lâmpada e domina todos do palácio, ele expõe a realidade, mostrando que Aladdin é um ladrão.
Felizmente, o rapaz salva a todos, mas deixa a princesa chateada por não ter contado a verdade. Assim, o filme mostra a importância de ser sincero e aceitar quem é. Afinal, dizer a verdade é sempre a melhor saída.
#ModoBrincar: saiba mais sobre os clássicos da Disney!
Gostou do conteúdo e não vê a hora de maratonar este clássico da Disney? No blog #ModoBrincar, você encontra diversos artigos exclusivos sobre suas animações favoritas. Navegue e aproveite!