Um dos filmes de maior sucesso da Pixar incentiva a refletir sobre as emoções de forma lúdica. A Alegria de Divertida-Mente vai além de uma simples personagem: ela faz parte de uma jornada emocional que encanta crianças, jovens e adultos desde o lançamento do longa.
A animação explora temas essenciais para o desenvolvimento da saúde mental sobre a perspectiva de uma menina de apenas 11 anos. Saiba mais sobre a importância da personagem a seguir. Boa leitura!
Quem é a Alegria de Divertida-Mente?
A Alegria é a principal personagem de Divertida-Mente e narradora do filme. Por meio dela, os espectadores conhecem o funcionamento da mente de Riley, uma menina de 11 anos. A missão dessa emoção é garantir que Riley esteja feliz a todo momento.
A personalidade da Alegria de Divertida-Mente é composta por extremo otimismo, entusiasmo e ânimo. Porém, existem momentos do filme em que a personagem demonstra tudo isso enquanto tenta mascarar a incerteza ou a tristeza para não afetar Riley.
Embora ela acredite na importância da felicidade para viver de maneira plena, a personagem Alegria aprende que existem momentos em que é possível não estar feliz no decorrer do filme. Outro aprendizado é a relevância das demais emoções e o quanto todas precisam trabalhar em conjunto pela Riley.
Como o visual reflete a personalidade da Alegria?
A Alegria de Divertida-Mente tem cabelo azul-celeste, sorriso marcante e corpo reluzente em amarelo. A escolha desse tom não foi por acaso: ele gera associação frequente com os sentimentos de felicidade e positividade.
Outra característica muito importante da Alegria é estar sempre cheia de energia, o que levou o time que produziu a animação a criar “partículas” que saltassem da pele dele ao longo do filme. Isso cria um aspecto de efervescência, como uma estrela, e destaca os principais atributos da personagem.
Qual é a importância da Alegria para a Riley?
Para entender a ligação entre as duas, vale saber mais sobre a história do filme Divertida-Mente: os pais de Riley deixam a cidade natal para morar em São Francisco. Isso gera mudanças na vida de toda a família, mas principalmente na da menina, que precisa lidar com uma nova escola.
Como líder das outras emoções, a Alegria de Divertida-Mente busca o lado positivo para construir memórias felizes e desenvolver a perspectiva otimista de Riley. Ela incentiva a resiliência e tenta evitar a Tristeza para a menina superar os obstáculos da vida com inteligência emocional.
No entanto, o conflito entre Alegria e Tristeza em Divertida-Mente leva a uma compreensão mais profunda da importância de não se sentir feliz o tempo todo na vida de Riley. A personagem da emoção aprende que a Tristeza também é necessária para Riley processar as experiências de uma maneira saudável e construtiva.
Isso fortalece a relação entre as emoções e a menina, permitindo que todas trabalhem juntas, de maneira mais harmoniosa e eficaz, para ajudar Riley a lidar com os desafios que ela enfrenta no cotidiano.
Conheça curiosidades sobre a Alegria
Você já assistiu a Divertida-Mente? Se respondeu “não”, está mais que na hora de colocar esse filme na lista para curtir com a criançada em breve! Para você conhecer melhor a Alegria, veja algumas curiosidades:
- a Alegria foi a segunda protagonista feminina de um filme da Pixar. A primeira foi Merida, de Valente;
- a personalidade da Alegria foi inspirada em Pollyanna, criada pela autora Eleanor H. Porter, marcada por ver o lado bom em todos os acontecimentos;
- algumas características destacam a Alegria em relação a outras emoções: ela é a única emoção que não usa calças, nem sapatos, além de não ter sombra;
- para dar vida à personagem mais alegre do filme, a equipe que participou do processo de criação do longa entendeu que ela não deveria ter uma idade bem definida. Além disso, a forma dela cheia de energia de se movimentar teve como referência as ginastas;
- embora a Alegria seja fiel à própria personalidade e o que representa, ela vive todas as emoções básicas, como raiva, medo e tristeza, ao longo do filme. Na sequência da animação, essa tendência de experimentar outros sentimentos continuará acontecendo.
O ponto de partida para a diversão está aqui
Aprendeu qual é a importância da Alegria de Divertida-Mente e como você deve acolher todas as suas emoções para viver em equilíbrio? Agora, só falta fazer uma sessão especial de cinema em casa com a criançada! Para isso, leia o artigo que traz seis dicas para a organização!