Imagem dos personagens de Alice no País das Maravilhas

Alice no País das Maravilhas: relembre a história e os personagens!

Já imaginou se aventurar em um mundo completamente desconhecido, com alimentos que fazem o corpo diminuir ou crescer? Alice no País das Maravilhas é um clássico da Disney que conquistou milhares de corações, com personagens fofos e, caracteristicamente, insanos!

Baseada no livro homônimo, publicado em 1865, do romancista inglês Lewis Carroll, a história narra a vida de Alice, uma garota curiosa e entediada com o dia a dia. Em um certo momento, ela resolve seguir um coelho branco até a toca e embarca em uma jornada alucinante pelo País das Maravilhas

Para você relembrar a história e as figuras marcantes, a equipe do #ModoBrincar preparou este artigo recheado de curiosidades. Continue a leitura e confira! 

Alice no País das Maravilhas (1951)

Dirigido por Hamilton Luske, Wilfred Jackson e Clyde Geronimi, Alice no País das Maravilhas de 1951 é mais uma das adaptações produzidas pelos estúdios da Disney durante a era dos clássicos. Dando vida a um dos grandes sucessos da literatura, o filme arrecadou mais de 2 milhões de dólares em bilheteria. Ele encanta crianças, jovens e adultos até hoje. 

A animação conta a história de Alice, uma garota de cabelos longos e loiros, interessada em saber mais sobre o mundo. Após uma leitura embaixo da árvore, a jovem segue com um coelho branco apressado. Sem querer, cai na toca e adentra um mundo completamente diferente.

Lá, Alice se depara com alimentos mágicos, que a fazem crescer e/ou diminuir, assim como criaturas misteriosas, como o Gato Risonho, a Lagarta, o peculiar Chapeleiro Maluco e a tirana Rainha de Copas, que governa o País das Maravilhas de forma egoísta. Em meio a tanta loucura, a jovem faz de tudo para voltar para a realidade. 

Alice no País das Maravilhas (2010)

Após mais de cinco décadas, a Disney reviveu os personagens de Alice no País das Maravilhas em um live action dirigido por Tim Burton. Estrelado por Anne Hathaway (Rainha Branca), Helena Bonham Carter (Rainha Vermelha), Johnny Depp (Chapeleiro Maluco) e Mia Wasikowska (Alice), o longa arrecadou mais de 1 bilhão de dólares em bilheteria e conquistou prêmios importantes, como Oscar de Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte em 2011. 

A história se passa anos depois da animação, mostrando a Alice mais madura, após ter visitado o País das Maravilhas, mas sem lembranças sobre o local a não ser em sonhos. Durante um evento, ela vê novamente o coelho branco, o segue e retorna àquele estranho mundo, reencontrando velhos amigos.

Alice Através do Espelho (2016)

Graças ao sucesso do primeiro live action, a Disney encomendou a sequência, dirigida por James Bobin. Com antigos e novos personagens, a trama somou mais de 290 milhões de dólares em bilheteria. 

O filme começa com Alice retornando de uma longa viagem ao redor do mundo para se reencontrar com a mãe. Durante uma festa, ela acha um espelho mágico que a leva para o País das Maravilhas. A jovem descobre que o Chapeleiro Maluco e toda a família correm grande perigo. Então, precisa conversar com o Tempo (Sacha Baron Cohen) para ajeitar as coisas. 

Curiosidades sobre Alice no País das Maravilhas! 

Depois de relembrar a história e os personagens, que tal descobrir algumas curiosidades por trás dos filmes? A seguir, confira alguns detalhes misteriosos sobre Alice no País das Maravilhas!

Alice da vida real

Você sabia que a Alice existiu na vida real? Filha de um amigo do escritor, Alice Liddell foi a inspiração para as histórias escritas por Lewis Carroll. Diferente da jovem na animação, a garota tinha cabelos curtos e castanhos. 

Milhares de adaptações

As aventuras de Alice no País das Maravilhas foram adaptadas milhares de vezes para o cinema — a primeira, em 1903. No entanto, a Disney popularizou a história nas telinhas, com a animação de 1951 e o live action de 2010. 

Uma produção de dez anos

Supervisionada diretamente por Walt Disney, criador dos estúdios, a animação de 1951 levou cerca de 10 anos para ser desenvolvida. O orçamento totalizou mais de 3 milhões de dólares!

Primeiro filme na TV 

A animação foi a primeira da Disney a contar com publicidade na TV estadunidense, com um especial transmitido no Natal de 1950, intitulado One Hour in Wonderland, que falava sobre a produção. O longa também foi o primeiro dos estúdios a ser exibido na televisão. 

Seja você mesmo

Uma das principais lições de Alice no País das Maravilhas é a importância de ser você mesmo. O Chapeleiro é a personificação desse conselho, já que, apesar de ser meio doido, não tem problema em aceitar quem é e sempre deixa isso muito claro. 

#ModoBrincar: tudo sobre os clássicos da Disney! 

Gostou do conteúdo e já sabe tudo sobre Alice no País das Maravilhas? Aqui, no blog #ModoBrincar, você fica por dentro dos detalhes sobre seus filmes favoritos da Disney. Aproveite! 

Picture of Ri Happy

Ri Happy

Você vai gostar de ler também: