Quando se fala em clássicos da Disney, o filme A Bela e a Fera é um dos preferidos do público. Baseado no conto homônimo de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont, o longa foi um sucesso, transformando-se até em um musical da Broadway. Confira um guia completo sobre a história e outras versões!
Qual é a história de A Bela e a Fera?
A história do filme A Bela e a Fera mostra um príncipe que se recusa a abrigar uma senhora no frio por a considerar muito feia. Na verdade, a senhora era uma bruxa disfarçada, que joga um feitiço no homem, transformando-o em uma fera. Todos os empregados dele se tornam objetos encantados.
A bruxa entrega uma rosa para Fera e diz que ele só voltará a ser humano quando aprender a amar e ser amado de volta. Porém, isso deve acontecer antes da última pétala de uma flor cair.
Dez anos depois, o público conhece Bela, filha de Maurice, um inventor. Ela é muito diferente das pessoas da aldeia em que vive. Quando pai da moça é capturado pela Fera após um acidente, ela faz um trato, em que ele o liberaria em troca da presença dela no castelo.
De início, Bela e Fera estranham-se, mas com o tempo, tornam-se amigos. Após ela descobrir que o pai está em perigo, ele a deixa ir, mesmo sabendo que seria a última chance dele reverter o feitiço.
Ao mesmo tempo, a aldeia está indo até o castelo da Fera atacá-lo. Em uma luta, ele fica mortalmente ferido, mas a Bela da Disney confessa que o ama no mesmo instante que a última pétala cai. O feitiço é quebrado. Bela e Fera vivem felizes para sempre.
Sucesso do longa
A Bela e a Fera é um musical. As canções ficaram eternizadas. Uma das mais marcantes é Beauty and the Beast (Tale as Old as Time), com a qual os dois dançam no salão do castelo do príncipe.
O longa ganhou dois Oscars relacionados à trilha sonora. Ele foi o primeiro filme a receber três indicações na mesma categoria de Melhor Canção Original. Também foi a primeira animação indicada a Melhor Filme.
Musical da Broadway
Em 1994, o musical de A Bela e a Fera chegou à Broadway. Ele recebeu críticas mistas, mas o sucesso permitiu que fosse apresentado em outros teatros ao redor do mundo.
Foram 13 anos com mais de 5.000 apresentações, encerradas em 2007. Por muito tempo, foi o 10º show mais longevo na Broadway.
Live action
Seguindo a tendência de live actions, a Disney apostou na princesa da Disney que está entre as mais populares: Bela. Ela foi interpretada por Emma Watson, a Hermione da saga Harry Potter. O papel da Fera ficou a cargo de Dan Stevers, conhecido pela série Downton Abbey.
A história é basicamente igual a do filme original, contando com algumas cenas novas que complementam a trama. O longa fez mais de um bilhão de bilheteria, mas algumas críticas consideraram que ele não se compara à animação. Apesar disso, a adaptação fez muito sucesso entre os fãs da Disney.
Existem sequências para A Bela e a Fera?
A Bela e a Fera possui algumas sequências, lançadas diretamente para vídeo. Em 1997, saiu A Bela e a Fera: O Natal Encantado, que mostra o último Natal vivido no castelo, quando o príncipe ainda era Fera e Bela já estava por lá.
No ano seguinte, o público acompanhou O Mundo Mágico de Bela. Esse longa mostra mais sobre a história de Bela e a Fera com os amigos que vivem no castelo. Em 1999, saiu Belle’s Tales of Friendship, que reúne diferentes histórias.
Em 2022, um especial em homenagem aos 30 anos do filme clássico foi lançado no streaming Disney+. O programa contou com apresentações musicais da cantora H.E.R., sendo uma ótima opção para quem quer conhecer ainda mais sobre a produção de A Bela e a Fera.
Tudo da Disney está no site da Ri Happy!
Gostou de conhecer mais sobre esse clássico da Disney? No site da Ri Happy, você encontra itens incríveis dos seus personagens preferidos. No blog Modo Brincar, você pode conferir mais conteúdos sobre esse universo mágico. Aproveite!