Você sabia que Branca de Neve e os Sete Anões é um dos filmes de animação mais importantes de todos os tempos? Lançada há mais de 80 anos, a história marcou gerações e é considerada um fenômeno dos cinemas até hoje.
O clássico da Disney conta a história de Branca de Neve, uma jovem princesa de cabelos escuros e pele clara como a neve, que vive em um castelo junto do pai e da madrasta. Assim como a maioria dos contos de fadas, o filme possui personagens e cenários encantadores, que guiam a trama até o feliz para sempre.
Para você conhecer melhor a história, a equipe do blog #ModoBrincar preparou este artigo recheado de informações e curiosidades sobre o longa. Continue a leitura e confira!
Branca de Neve e os Sete Anões (1937)
Além de ser o primeiro filme da Disney, Branca de Neve e os Sete Anões foi a primeira animação a chegar às telonas, sendo a única disponibilizada completamente em cores. Tamanha inovação fez com que o longa se tornasse um marco do cinema, abrindo um novo caminho para as produções animadas.
Dirigida por David Kerrick Hand e baseada em um conto alemão intitulado Schneewittchen, a história se passa em um reino distante e narra a vida da princesa Branca de Neve, considerada a mais bela de todas. Após a perda prematura da rainha, o rei se casa novamente com a Rainha Má, uma malvada feiticeira.
Com inveja da beleza da jovem, a madrasta pede para o carrasco dar um fim na princesa, levando-a para a floresta e deixando-a perdida. No meio do caminho, Branca de Neve conhece os setes anões, que a dão abrigo. A vilã descobre o paradeiro da garota e a envenena com uma maçã enfeitiçada, fazendo com que somente um beijo de amor verdadeiro possa despertá-la.
Sequências e live action
Revolucionando a indústria audiovisual, o filme Branca de Neve e os Sete Anões arrecadou mais de 400 milhões de dólares de bilheteria em todo o mundo. Tanto sucesso fez com que o estúdio expandisse os negócios, resultando no desenvolvimento de outras grandes animações, como Cinderela e A Bela Adormecida.
Além disso, vários rumores indicavam que os diretores pensaram em sequências para o longa, o que não foi para frente em razão de inúmeros fatores. No entanto, em 2024, está previsto o lançamento do live action oficial, protagonizado por Rachel Zegler (Branca de Neve) e Gal Gadot (Rainha Má).
5 curiosidades sobre Branca de Neve e os Sete Anões
Depois de relembrar a história de Branca de Neve e os Sete Anões, que tal ficar por dentro de algumas curiosidades sobre a animação? A seguir, veja tudo o que rolou por trás dessa superprodução!
1. Primeira animação com mais de uma hora de duração
Não há dúvidas de que Branca de Neve e os Sete Anões é um dos maiores filmes clássicos da Disney. O que pouca gente sabe é que a animação foi a primeira a durar mais de uma hora, algo considerado impossível na época.
Durante a produção, Walt Disney recebeu inúmeras críticas, com veículos grandes nomeando a tentativa como mais uma das “loucuras de Disney”. Porém, após o lançamento, ele foi amplamente aclamado e recebeu até uma manchete especial do jornal The New York Times, dizendo: “Muito obrigado, Sr. Disney”.
2. Animais de verdade no set
Uma das principais características da Branca de Neve é o poder de se comunicar com a natureza, especialmente com os animais, que a ajudam e protegem. Por isso, ao longo das cenas, são apresentados vários bichinhos da floresta, como pássaros, coelhos, veados e esquilos.
Para inspirar os desenhistas e garantir figuras mais realistas, o Walt Disney levou esses animais para o estúdio. O intuito era que os profissionais analisassem atentamente os movimentos e pudessem reproduzi-los com precisão.
3. Oscar e Oscarzinhos
Um fato divertido que ocorreu após o lançamento e o sucesso da animação foi a premiação honorária no Oscar. Recebido por Walt Disney na 11ª edição do evento, o prêmio representou a inovação significativa proposta pelo filme, que encantou milhões e foi pioneiro no campo do entretenimento.
A parte divertida é que, além da estatueta em tamanho original, o produtor recebeu mais sete minifiguras, representando os sete anões. Com certeza, foi para lá de emocionante!
4. Dificuldade em escolher sete nomes
Por falar nos sete anões, uma curiosidade sobre a animação são os nomes dos personagens. Para quem não sabe, cada figura foi nomeada de acordo com as características da personalidade.
No entanto, não foi tão fácil assim escolher os nomes. Na verdade, demorou um certo tempo até que todos fossem nomeados. O Dunga, por exemplo, passou bastante tempo sendo chamado de Sétimo, porque a equipe não conseguia decidir qual característica dar ao personagem.
5. Precursor das trilhas sonoras originais
Outro ponto interessante sobre o filme Branca de Neve e os Sete Anões é a trilha sonora. Por incrível que pareça, a animação também foi pioneira ao desenvolver faixas inéditas para compor a história.
Na verdade, trata-se do primeiro longa-metragem norte-americano da história, entre animações e não animações, a ter um álbum de trilha sonora lançado. Haja inovação!
#ModoBrincar: conheça os clássicos da Disney!
De fato, Branca de Neve e os Sete Anões fez história entre os clássicos da Disney! Se você é fã desse universo, não pode deixar de conferir outras curiosidades aqui, no blog #ModoBrincar. Navegue pelos conteúdos e aproveite!