Cinderela é um dos maiores contos de fada da história. O clássico chegou às telinhas na década de 1950. Em pouco tempo, conquistou corações, tornando-se um verdadeiro fenômeno mundial.
Com muita magia e cenários deslumbrantes, o longa passa-se em um reino distante e narra a vida da doce Cinderela, uma jovem de cabelos loiros e coração gentil. A trama gira em torno da relação dela com a madrasta, Lady Tremaine, e suas filhas, Anastasia e Drizella, após a morte precoce do pai.
Para você relembrar a história e ficar por dentro das curiosidades sobre o filme, a equipe do #ModoBrincar preparou este artigo recheado de informações. Confira e aproveite!
Cinderela (1950)
Dirigido por Wilfred Jackson, Hamilton Luske e Clyde Geronimi, o filme Cinderela de 1950 foi a 12ª animação dos estúdios Disney, sendo a 1ª grande produção após Pinóquio, em decorrência da Segunda Guerra. Um verdadeiro sucesso das telinhas, o longa arrecadou mais de 180 milhões de dólares em bilheteria, conquistando o coração de crianças, jovens e adultos.
Baseado em um conto milenar, o filme narra a história de Cinderela, uma doce garota que se vê obrigada a trabalhar como empregada na casa da madrasta. Solitária, a jovem vive trancada no quarto, tendo como amigos somente os animais que a rodeiam. Tudo muda quando, em um certo dia, todos do reino são convidados para um baile no castelo, promovido para arranjar uma noiva para o príncipe.
Com a ajuda dos amigos, Cinderela costura um belo vestido para ir, mas é boicotada pela madrasta, que o deixa em trapos. Então, a jovem conhece a Fada Madrinha, que a presenteia com um belo vestido, sapatos de cristal e uma carruagem, permitindo que vá ao baile, mas com algumas condições: voltar para casa antes do relógio anunciar meia-noite.
No baile, ela conhece o príncipe, com quem dança a noite toda. Quando precisa ir embora, deixa um sapatinho de cristal para trás. O rapaz parte em uma busca incessante para encontrá-la e viverem felizes para sempre.
Sequências
Com a popularidade do filme Cinderela, os estúdios da Disney lançaram uma sequência para o longa em 2002, intitulado Cinderela II: Os Sonhos se Realizam. O longa narra os acontecimentos após o primeiro filme, quando Cinderela se casa com o príncipe Encantado e vai morar no castelo.
A história também cativou o público e fez com que os personagens de Cinderela tivessem mais uma oportunidade de brilhar nas telinhas com Cinderela III: Uma Volta no Tempo (2007). O terceiro longa é apresentado pelo viés de Lady Tremaine, que usa a varinha mágica para voltar no tempo e fazer o sapatinho de cristal caber no pé de Anastácia, mudando tudo o que aconteceu no primeiro filme.
Live action
Além das duas sequências, Cinderela ganhou vida em um live action lançado pela Disney em 2015. Dirigida por Kenneth Branagh, a trama foi protagonizada por Lily James (Cinderela ou Ella), Cate Blanchett (Lady Tremaine), Richard Madden (Príncipe Encantado) e Helena Bonham Carter (Fada Madrinha), arrecadando mais de 500 milhões de dólares em bilheteria.
5 curiosidades sobre o clássico Cinderela!
Não há dúvidas que Cinderela é um dos clássicos da Disney mais amados de todos os tempos. Para você se encantar ainda mais com a história, nada melhor que ficar por dentro de curiosidades. Veja, a seguir!
A vilã mais realista da Disney
Você sabia que a madrasta má de Cinderela é uma das vilãs mais realistas da Disney? De acordo com o animador que a criou, Frank Thomas, a ideia era retratar a crueldade por trás das expressões faciais, o que o fez usar a tecnologia para deixar Lady Tremaine o mais real possível.
A favorita do Walt Disney
Walt Disney, criador de todo o universo da Disney, participou ativamente da produção de Cinderela. Em uma entrevista, o animador chegou a dizer que, entre todas as animações que já produziu, a cena em que a jovem se transforma em uma princesa é uma de suas favoritas.
Cinderela da vida real
Cinderela foi inspirada em uma pessoa de verdade, a atriz Helene Stanley, que brilhou nas telinhas durante os anos 40. Além da aparência, a modelo foi forte influência para o desenvolvimento dos trejeitos da princesa.
Bibbidi Bobbidi Boo: um sucesso das paradas!
Escrita por Jerry Livingston, Al Hoffman e Mack David, a canção Bibbidi Bobbidi Boo, interpretada pela Fada Madrinha em Cinderela (Verna Felton), foi um verdadeiro hit, ganhando várias versões e alcançando o 7º lugar entre as mais ouvidas da época. A canção também levou o Oscar de Melhor Canção Original em 1951.
O príncipe sem nome
Ao longo de todo o filme, o príncipe da Cinderela não é chamado por nenhum nome, por isso, ficou conhecido como Príncipe Encantado. Isso também aconteceu com outros personagens femininos da franquia de princesas da Disney, como a Fera e o príncipe de A Branca de Neve e os Sete Anões, que ficou oficialmente conhecido como Florian mais tarde.
#ModoBrincar: relembre seus clássicos favoritos!
Gostou do conteúdo e não vê a hora de relembrar outros grandes clássicos da Disney? No blog #ModoBrincar, você pode conferir artigos exclusivos sobre seus filmes favoritos. Explore e aproveite!