O grande antagonista do Homem-Morcego participa de várias histórias dos quadrinhos, do cinema e da TV. O Coringa de Jack Nicholson é uma versão muito icônica do personagem. Veja mais sobre ela a seguir!
Conheça mais sobre o filme do Coringa de Jack Nicholson
Ao longo dos anos, os filmes do Batman apresentaram versões diferentes do anti-herói. Entre os melhores Coringas, Jack Nicholson destaca-se em Batman (1989), dirigido por Tim Burton, que assina clássicos como A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), Os Fantasmas Se Divertem (1988) e A Noiva-Cadáver (2005).
A história começa com o menino Bruce Wayne perdendo os pais. O culpado do crime é um jovem chamado Jack Napier. Mais tarde, ele se torna adulto e protege as ruas de Gotham como Batman de grandes criminosos, como Carl Grissom.
Nesse momento, Jack Napier ressurge. Em um dos crimes, ele cai em um tonel com uma substância química desconhecida. Isso o transforma no Coringa, um palhaço que quer instalar o terror pelas ruas de Gotham e enfrentar o Batman.
Entre vários eventos, o Homem-Morcego descobre a ligação entre o Coringa de Jack Nicholson e a morte dos pais. O anti-herói sequestra Vicky, interesse amoroso do Batman, mas o herói o impede, derrotando-o de uma vez por todas.
Informações sobre o filme
Além de Jack Nicholson como Coringa, Batman (1989) conta com outro grande ator no elenco: Michael Keaton. Ele interpretou o Homem-Morcego nessa produção e, recentemente, retornou ao papel em Flash (2023).
O filme recebeu boas críticas, com destaque para o Coringa de Jack Nicholson. O astro David Bowie chegou a ser considerado para o papel, mas a produção seguiu com Nicholson.
A história ganhou sequência em 1992, chamada Batman: O Retorno. Também dirigido por Tim Burton e protagonizado por Michael Keaton, o filme não contou com o Coringa de Jack Nicholson, mas teve a adição da Mulher-Gato de Michelle Pfeiffer, que se tornou uma figura icônica do mundo de Batman.
Como é o visual do Coringa de Jack Nicholson?
Jack Nicholson não foi o primeiro intérprete do personagem, mas foi o primeiro Coringa nas telonas. Um dos destaques da atuação é o visual. O cabelo verde contrasta com a maquiagem branca e o sorriso exagerado.
As roupas coloridas, majoritariamente, verdes e roxas, inspiraram versões posteriores, como a de Heath Ledger. Assim como Jack Nicholson, o ator é considerado um dos melhores intérpretes do Coringa no mundo de Batman.
3 curiosidades sobre o Coringa de Jack Nicholson
Você já sabe que o Coringa de Jack Nicholson marcou a história do cinema. Agora, que tal conhecer algumas curiosidades sobre essa interpretação? Veja três informações interessantes a seguir.
Robin Williams
O astro do cinema Robin Williams também foi considerado para o papel do Coringa. A princípio, Jack Nicholson ficou hesitante em aceitar o papel. A Warner Bros. comunicou que Robin seria o Coringa. Então, Nicholson decidiu participar da produção. O estúdio até precisou até se desculpar com Williams pela confusão.
Cachê
O cachê de Nicholson foi outro ponto inusitado da produção. Ele aceitou ganhar bem menos que o comum para um veterano na época, mas incluiu cláusulas no contrato para o pagamento proporcional com a bilheteria e o uso de imagem nas ações de marketing.
Oscar
Essa curiosidade é mais sobre Jack Nicholson. O ator é um dos nomeados mais vezes ao Oscar, levando seis estatuetas. Outra informação interessante é que ele e Michael Caine (o Alfred da trilogia de Batman dirigida por Christopher Nolan) são os únicos indicados em categorias de atuação em cinco décadas distintas.
Tudo do Batman está no site da Ri Happy!
Gostou de saber mais sobre o Coringa de Jack Nicholson? No site da Ri Happy, você encontra vários produtos incríveis do Rei Palhaço e do Batman. Acesse e escolha os seus preferidos!