Filmes do Batman: tudo sobre os longas!

Desde 1966, os fãs acompanham os filmes do Batman, que narram a luta constante do herói contra os crimes nas ruas de Gotham City.

As tramas apresentam personagens fascinantes e surpreendentes, que revelam aspectos importantes da sociedade e da natureza humana.

A equipe do blog Modo Brincar preparou este conteúdo sobre as principais obras de Batman nas telonas especialmente para os fãs de Bruce Wayne. Confira!

Homem-Morcego no cinema

Até hoje, o Batman teve dez live actions como personagem principal, além de integrar outras quatro tramas da DC. Esses filmes mostram mudanças estéticas importantes e narrativas diferentes do herói, moldadas de acordo com a visão de cada diretor.

Os longas dirigidos por Tim Burton, por exemplo, destacam-se pelos aspectos obscuros e pelas técnicas que serviram como inspiração para outros cineastas. Já a direção de Christopher Nolan traz uma visão sombria e realista dos personagens. Saiba mais sobre os filmes do Batman!

Batman – O Homem-Morcego (1966)

O Batman de 1966 representa a estreia do Homem-Morcego nas telas do cinema. O longa de Leslie H. Martinson apresenta o herói (Adam West) e o fiel parceiro Robin (Burt Ward) em uma aventura em um iate para salvar o Comodoro Schmidlapp.

Chegando ao barco, a dupla percebe que caiu em uma armadilha, arquitetada pelos vilões Coringa (Cesar Romero), Mulher-Gato (Julie Newmar), Pinguim (Burgess Meredith) e Charada (Frank Gorshin).

Batman (1989), Batman: O Retorno (1992), Batman Eternamente (1995) e Batman e Robin (1997)

O Batman de 1989 é dirigido por Tim Burton. No longa, Bruce Wayne (Michael Keaton) precisa impedir que o arqui-inimigo Coringa (Jack Nicholson) envenene os moradores de Gotham City com um gás que provoca histeria e conduz à morte.

Burton também dirigiu Batman: O Retorno, em 1992, em que o Homem-Morcego enfrenta o Pinguim (Danny DeVito) e a Mulher-Gato (Michelle Pfeiffer). No entanto, o diretor recusou-se a trabalhar em outros longas do herói. Com isso, Joel Schumacher conduziu os dois filmes seguintes, Batman Eternamente, 1995, e Batman e Robin, em 1997.

Batman Begins (2005), Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008) e Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)

A trilogia do Batman de 2005 foi dirigida por Christopher Nolan. A trama apresenta a infância de Bruce Wayne, que participa do treinamento para a Liga das Sombras, após o assassinato dos pais.

Nesse filme do Batman com Christian Bale, Wayne retorna para a cidade de Gotham, onde precisa enfrentar o Espantalho, que usa uma arma tóxica, responsável por provocar delírios.

Em Batman – O Cavaleiro das Trevas, de 2008, o protagonista é o Coringa. Interpretado por Heath Ledger, o vilão causa terror em Gotham, com uma abordagem sádica e violenta. Ele narra diferentes histórias sobre a sua origem, enquanto decepa as faces das vítimas.

O último filme é Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, de 2012. Após passar anos recluso, Wayne retorna para evitar que o poderoso Bane (Tom Hardy) — que controla a Liga das Sombras — destrua Gotham.

Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016), Esquadrão Suicida (2016) e Liga da Justiça (2017)

O Homem-Morcego esteve presente em quatro filmes do universo estendido da DC Comics. O primeiro foi Batman vs Superman: A Origem da Justiça, de 2016, protagonizado por Ben Affleck e Henry Cavill, respectivamente, e dirigido por Zack Snyder.

Os outros filmes do Batman no universo da DC foram: Esquadrão Suicida, de 2016, dirigido por David Ayer, e Liga da Justiça, de 2017, dirigido por Zack Snyder.

Batman (2022)

O novo filme do Batman, lançado em 2022, traz Robert Pattinson no papel do Homem-Morcego. Dirigido por Matt Reeves, o longa contou com grande aclamação dos fãs e dos críticos, chegando a ser aprovado por 90% dos analistas no site Rotten Tomatoes.

A trama traz Bruce Wayne em seu segundo ano como herói, atuando para impedir que Charada (Paul Dano) continue com uma série de assassinatos em Gotham, além de lidar com outros criminosos, como Pinguim (Colin Farrell) e Mulher-Gato (Zoe Kravitz).

Melhores filmes do Batman

Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008) é considerado o melhor longa sobre a história do Homem-Morcego. No Oscar da época, o filme ganhou nas categorias de Melhor Edição de Som e Melhor Ator Coadjuvante.

Batman: O Retorno (1992) é considerado pela crítica o 2º melhor longa sobre o herói e a 7ª melhor trama de super-heróis da história do cinema.

Curiosidades sobre os filmes do Batman

Você sabia que os filmes sobre o Homem-Morcego contam com diversas curiosidades? Confira algumas:

  • Nos filmes, Batman já foi interpretado por sete atores: Adam West, Michael Keaton, Val Kilmer, George Clooney, Christian Bale, Ben Affleck, Robert Pattinson;
  • Matt Reeves escreveu o filme de 2022 imaginando o ator Robert Pattinson como protagonista, mesmo sem saber se ele gostaria de participar do projeto;
  • Bruce Wayne da versão de 2022 foi inspirado em Kurt Cobain: uma pessoa marcada pela tragédia e que se tornou solitária com o tempo.

Ative o #ModoBrincar e confira outras curiosidades sobre o Batman

Agora que está por dentro dos filmes do Homem-Morcego, que tal conferir mais conteúdos sobre ele? No blog #ModoBrincar, você acompanha diversas curiosidades a respeito da cultura pop e do universo dos super-heróis!

Ri Happy

Ri Happy

Você vai gostar de ler também: