imagem de funko dos filmes do hulk

Filmes do Hulk: veja quais são suas aparições no Universo Cinematográfico da Marvel

Se você é fã do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM), com certeza, já assistiu aos filmes do Hulk. Com intelecto elevado e força descomunal, o monstrengo verde ganhou nossos corações e vem protagonizando diversas histórias incríveis ao lado de outros super-heróis.

Também conhecido como Gigante Esmeralda, Hulk é o alter ego de Bruce Banner, um cientista que foi atingido por raios gama. Criado por Stan Lee e Jack Kirby, ele teve a primeira aparição em 1962, durante a Era de Prata dos quadrinhos Marvel. De lá para cá, ele já apareceu nas telinhas em filmes, séries e até games

Pensando nisso, para relembrar essas histórias, preparamos este artigo com detalhes sobre os filmes do Hulk, assim como a participação dele em outros longas do UCM. Continue a leitura e saiba mais sobre um dos super-heróis mais queridos do planeta! 

Hulk (2003)

Protagonizado por Eric Bana, Hulk: O Filme (2003) foi o primeiro longa a tratar a história de Bruce Banner nas telinhas. Dirigido por Ang Lee e lançado pela Universal Pictures, o filme narra a trajetória do cientista antes e depois da transformação em Hulk. 

Considerado um dos maiores filmes autorais e experimentais da história dos heróis, o longa aborda a infância traumática e os problemas familiares de Banner. Nesse contexto, somos apresentados à grande paixão dele, Betty Ross, e outros personagens que, ao lado do cientista, participam do projeto de reconstituição de tecidos utilizando radiação gama.

É aí que temos a reviravolta no filme: em um acidente em dos testes do projeto, Bruce acaba atingido por raios gama. Isso faz ele se transformar em Hulk, colocando para fora todos os seus problemas pessoais. Por ser o filme mais antigo do Hulk, o longa é um dos preferidos da galera e a porta de entrada dele para o UCM. 

O Incrível Hulk (2008)

Lançado cinco anos após o longa de Ang Lee, O Incrível Hulk (2008) foi o segundo filme produzido pela Marvel Studios, estreado meses após Homem de Ferro (2008). Dirigido por Louis Leterrier, o filme narra os conflitos vividos por Bruce Banner, protagonizado por Edward Norton, ao dividir o corpo com uma figura aterrorizante chamada Hulk. 

Nesse contexto, vemos o cientista vivendo escondido, longe do próprio interesse amoroso, Betty Ross (Liv Tyler), e à procura de meios para retirar a radiação gama presente no sangue. Tudo isso acontece enquanto ele tenta fugir da perseguição do general Ross (William Hurt), que deseja capturá-lo para explorar esse poder.

Apesar de não ser um dos filmes do Hulk mais aclamados pelo público, o longa serviu como base para criação da estética e da fórmula do universo dos Vingadores, com menções ao Capitão América, participação da SHIELD e aparição de Tony Stark — sendo a primeira vez em que um super-herói deu as caras em um filme de outro personagem. 

Hulk no UCM: principais participações!

Apesar de o filme Hulk 2 nunca ter sido idealizado ou lançado, o nosso gigante verde está sempre presente nas telinhas e já vivenciou diversas aventuras no universo Marvel. Pertencente aos Vingadores, além dos filmes do Hulk, Bruce Banner marcou presença nos longas: 

  • Os Vingadores (2012)
  • Vingadores: Era de Ultron (2015)
  • Thor: Ragnarok (2017)
  • Vingadores: Guerra Infinita (2018)
  • Vingadores: Ultimato (2019)

Inclusive, na última aparição em Vingadores: Ultimato (2019), Bruce nos apresenta um novo Hulk. Isso porque, após anos de pesquisa, o cientista descobre uma maneira de lidar com a própria condição, adotando a forma verde de vez, mas mantendo a própria consciência genial. Essa transformação rende boas gargalhadas e muitas cenas de ação! 

O acordo entre a Marvel e a Universal Pictures

Que a Marvel é a maior editora de quadrinhos do mundo todo mundo já entendeu, mas pouca gente sabe que nem sempre foi assim. No ano de 1994, em decorrência a diversos fatores, a empresa quase foi à falência, somando cerca de 600 milhões de dólares em dívidas. 

Para reverter a situação, a marca criou um leilão de direitos autorais, vendendo alguns dos principais personagens, assim Hulk passou a pertencer à Universal Pictures. Entretanto, em 2006, as duas empresas firmaram um acordo, com o intuito de garantir a produção do filme O Incrível Hulk (2008), sequência do longa de 2003. 

A parceria deu muito certo e resultou no novo filme do Hulk, produzido pela Marvel Studios e distribuído pela Universal Pictures. De lá para cá, o herói, atualmente protagonizado por Mark Ruffalo, já participou de diversos longas da UCM e, inclusive, vai estrelar a série She-Hulk, lançada no segundo semestre de 2022, na plataforma de streaming da Disney.

Ative seu #ModoBrincar e conheça o Universo Marvel! 

Gostou do conteúdo e não vê a hora de maratonar todos filmes do Hulk? Então, que tal ativar seu #ModoBrincar e ficar por dentro de mais detalhes sobre o universo Marvel? Acompanhe as novidades aqui no blog e divirta-se com as histórias de seus heróis favoritos!

Picture of Ri Happy

Ri Happy

Você vai gostar de ler também: