Aproveitando a popularidade da série literária, os filmes de Percy Jackson chegaram às telonas em 2010. O objetivo era conquistar novos fãs e cativar ainda mais o público fiel.
Os longas exploraram as jornadas épicas do trio formado por Percy, Annabeth e Grover, envolvendo deuses e criaturas mitológicas. Eles também passaram por temas sensíveis, como amizade, identidade, coragem e aceitação. Saiba mais!
Percy Jackson e o Ladrão de Raios
Lançado em 2010, Percy Jackson e o Ladrão de Raios foi o primeiro filme da franquia. Na trama, o jovem é levado ao Acampamento Meio-Sangue por ser um semideus, filho de Poseidon.
Para recuperar o raio-mestre de Zeus, impedir uma guerra entre os deuses do Olimpo e salvar a mãe raptada, Percy Jackson embarca em uma missão ao lado dos amigos Grover e Annabeth.
Percy Jackson e o Mar de Monstros
Lançado em 2013, Percy Jackson e o Mar de Monstros apresentou uma nova aventura com os personagens do longa anterior. Após o Acampamento-Meio Sangue ser atacado e a árvore de Thalia ser envenenada, os semideuses precisam agir para tudo voltar ao normal.
O Velocino de Ouro é o único instrumento que pode salvar a todos. O diretor de atividades do acampamento seleciona Clarisse La Rue, filha de Ares, para a missão de encontrá-lo. Porém, Percy, Annabeth e Grover decidem partir escondidos para recuperá-lo com as próprias mãos.
Elenco dos filmes de Percy Jackson
Os filmes de Percy Jackson contam com um elenco composto por atores e atrizes conhecidos, além de jovens talentos que conquistaram fãs no mundo inteiro. Os papéis de destaque são de Alexandra Daddario (Annabeth Chase), Brandon Jackson (Grover Underwood), Logan Lerman (Percy Jackson) e Jake Abel (Luke Castellan).
Como personagens secundários, estão: Uma Thurman (Medusa), Kevin Mckidd (Poseidon), Steven Coogan (Hades), Sean Bean (Zeus), Pierce Brosnan (Quíron), Rosario Dawson (Perséfone) e Catherine Keener (Sally).
Além do elenco principal do primeiro filme, a continuação de Percy Jackson apresenta novos nomes, como Douglas Smith (Tyson), Leven Rambin (Clarisse La Rue) e Stanley Tucci (Dionísio).
Diferença entre filmes e livros de Percy Jackson
As adaptações para o cinema exigem algumas mudanças na narrativa. Com os longas da franquia de Percy Jackson, não foi diferente. Os fãs não as deixaram passar despercebidas.
Percy Jackson e o Ladrão de Raios
As primeiras diferenças entre filmes e livros de Percy Jackson são notadas logo no início do primeiro longa. Na obra de introdução de Rick Riordan, Percy tem 12 anos e estuda em um internato, antes de ser enviado ao Acampamento-Meio Sangue. Já no filme, ele é apresentado com 17 anos, frequentando um colégio normal e morando em casa.
Outra mudança importante é que, no filme, todos sabem que Poseidon é o pai de Percy. O único personagem que não tem conhecimento sobre isso é o próprio semideus. No livro, os personagens não sabem quem é o pai de Percy. Poseidon reconhece o garoto apenas com o passar do tempo.
Percy Jackson e o Mar de Monstros
As primeiras cenas do segundo filme da franquia mostram Percy no Acampamento Meio-Sangue. Porém, o livro apresenta outro cenário: o mundo real, na casa com a mãe.
A principal diferença do livro para o filme é a missão de Percy. Nas páginas, ele vai ao Mar de Monstros, situado no Triângulo das Bermudas, para salvar Grover, que foi capturado por Polifemo. Por coincidência, Percy descobre que o Velocino de Ouro também estava lá.
Na telona, Percy vai ao lugar com o objetivo de recuperar o artefato. Apenas quando chega lá, Grover é raptado pelo ciclope.
Opinião dos fãs e do autor Rick Riordan
As adaptações de Percy Jackson dividiram opiniões entre os fãs. Uma parte ficou entusiasmada com os dois longas e lamentou a franquia não ter continuado com um terceiro filme.
Por outro lado, outra parte criticou a franquia por causa das alterações em relação aos livros, que excluem acontecimentos importantes e mudam características dos personagens.
O próprio autor da história, Rick Riordan, chegou a publicar um post em seu perfil do X, dizendo que os longas deveriam ser eliminados (“Normalize Bad Movie Erasure”, que significa “Normalize a eliminação de filmes ruins”).
Ative o #ModoBrincar e entre no universo mitológico de Percy Jackson
Agora que você sabe tudo dos filmes de Percy Jackson, confira outros conteúdos sobre magia, fantasia e mitologia. No blog #ModoBrincar, você encontra vários artigos sobre livros, séries e filmes da Disney.