Logo que foi lançada, a animação Aladdin conquistou os corações de todos os apaixonados pela Disney com personagens cativantes. Um dos que mais se destaca é Jafar, o grande vilão da trama. Quer conhecer mais sobre ele? Confira o guia a seguir!
O começo de tudo: Aladdin (1992)
Lançado em 1992, Aladdin conta a história do menino de mesmo nome, mas o início de tudo vem com o vilão Jafar. Ele faz parte da corte do sultão de Agrabah, mas tem o desejo de tomar o posto para si. Para isso, ele precisa encontrar a lâmpada mágica do gênio, mas apenas uma pessoa generosa pode entrar na caverna onde ela está.
Em meio a isso, Jasmine, a filha do sultão, está frustrada com a vida no palácio e foge para o mercado popular. Lá, a jovem conhece Aladdin e o amiguinho dele, Abu. Os dois ficam encantados um com o outro, mas ele acaba preso. Jafar se disfarça para libertá-lo e pede para que entre na caverna em seu lugar.
Na caverna, Aladdin ativa a lâmpada e se torna o detentor dos desejos do gênio. O primeiro deles é usado para transformá-lo em um príncipe, a fim de conquistar Jasmine, mas Jafar também tem um plano para se casar com ela. O menino consegue se passar por “Príncipe Ali” e desperta a raiva do vilão.
Em meio a várias brigas, Jafar consegue roubar a lâmpada e usa os desejos para se tornar o sultão e o feiticeiro mais poderoso do mundo. Aladdin fala para o vilão que, na verdade, o gênio é o ser mais poderoso. Então, Jafar pede para se tornar o gênio e acaba sugado para uma lâmpada, por não ser uma entidade livre. Aladdin e Jasmine ficam juntos e o gênio fica livre no mundo.
A repaginada do clássico: Aladdin (2019)
Em 2019, todos os personagens de Aladdin retornaram em uma versão live action do clássico de 1992. A história é bem similar ao desenho e traz alguns detalhes extras, principalmente na história de Jasmine. No longa, Jafar é interpretado por Marwan Kenzari.
O vilão volta com O Retorno de Jafar (1994)
Com o sucesso do primeiro filme, a Disney investiu em uma sequência que tem Jafar como ponto principal da trama. Um ano após os eventos do longa anterior, Aladdin tem a vida salva por Iago, o papagaio companheiro de Jafar que escapou da lâmpada e deseja uma nova vida para si.
Enquanto isso, o bandido Abis Mal pega a lâmpada de Jafar e é manipulado pelo vilão, que quer se vingar de Aladdin. No palácio, o menino pede ao sultão para perdoar Iago, que recebe um perdão temporário. Porém, o papagaio é enganado por Jafar, atraindo o sultão e Aladdin para uma armadilha.
O sultão é dado como morto e Jafar, da Disney, manipula todas as pessoas para acreditarem que Aladdin é o culpado. O menino se liberta com a ajuda de Iago e do Gênio, que conta que destruir a lâmpada pode parar o vilão. Todos se unem para fazer isso, mas apenas o papagaio consegue e acaba gravemente ferido.
Iago sobrevive e tudo retorna à normalidade. O sultão retorna ao posto e Aladdin decide recusar um papel no governo do sogro para ir explorar o mundo com Jasmine. Quanto a Jafar, ele parece ter sido totalmente derrotado dessa vez e não tem aparições em outros filmes e séries da franquia, sendo apenas mencionado.
Confira curiosidades sobre Jafar
Já deu para perceber que Jafar é um dos maiores vilões da Disney. Por isso, que tal conhecer algumas curiosidades sobre esse personagem? A seguir, confira três fatos superbacanas do grande antagonista de Aladdin:
1. Outra voz
No filme de 1992, Jafar tem a voz de Jonathan Freeman, mas quase teve um intérprete muito conhecido: Patrick Stewart. Os fãs da Marvel devem se lembrar desse que é o professor Charles Xavier em boa parte dos filmes dos X-Men. Porém, ele teve que recusar o papel por conflitos de agenda.
2. Música própria
A animação Aladdin (1992) é um musical e tem várias canções icônicas, como Nunca Teve Um Amigo Assim e Um Mundo Ideal. Contudo, você sabia que Jafar teria a própria música? Ela era chamada de My Finest Hour, algo como “Minha Melhor Hora”. Ela acabou cortada, mas é possível escutá-la no Disney Plus.
3. Jafar tem um filho
Os filmes da franquia Descendentes conquistaram o coração dos fãs da Disney. A premissa deles é que os grandes vilões e heróis dos clássicos tiveram filhos, os protagonistas dos longas. Jafar é pai de Jay, um deles, e aparece em alguns momentos da história.
Pronto! Você já sabe tudo sobre Jafar, o vilão dos filmes de Aladdin. Depois de conferir mais sobre ele, que tal acessar a Ri Happy e encontrar vários itens incríveis da Disney? Aproveite para ver outros conteúdos sobre o universo da Disney no blog Modo Brincar.