Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante, surgia uma das maiores sagas da história do cinema. Ela ultrapassa gerações, contando com vários filmes, séries e animações. Você sabe como assistir às obras na ordem cronológica de Star Wars?
Assistir Star Wars em ordem cronológica é mais simples do que parece. Nesse conteúdo do blog Modo Brincar, você descobre o motivo. Continue a leitura e prepare-se para sua maratona intergaláctica!
Qual é a ordem cronológica dos filmes de Star Wars?
Se você conheceu Star Wars recentemente, saiba que a saga foi lançada “fora de ordem”. As aventuras não são contadas de forma cronológica, de acordo com o ano de lançamento. Há quem goste de assistir dessa maneira, entendendo cada fase conforme o que George Lucas quis passar em cada momento.
Porém, existe quem prefira seguir a ordem cronológica de Star Wars, ou seja, conforme os eventos acontecem no universo da saga. Se você for maratonar só os filmes, aposte nessa sequência!
Trilogia prequela
Na cronologia certa de Star Wars, a história começa pela trilogia prequela, lançada de 1999 a 2005. Nela, você acompanha a história de Anakin Skywalker, um menino considerado como o grande escolhido de uma profecia dos Jedi.
Anakin cresce ensinado pelo mestre Jedi Obi-Wan Kenobi, mas, por muitas vezes, ele não concorda com o que os Jedi acreditam. Mais tarde, ele se apaixona por Padmé Amidala, uma relação proibida pela ordem do Jedi.
Vários outros eventos, levam Anakin a tornar-se um Sith, e não qualquer um, mas o temido Darth Vader. Ao final da saga, Padmé dá à luz a duas crianças, frutos do romance com Anakin. Luke é levado para viver com os tios em Tatooine e Leia é adotada por Bail Organa e a Rainha Breha de Alderaan.
Entre o segundo e o terceiro filme da trilogia clássica, a ordem cronológica de Star Wars inclui o longa Star Wars: A Guerra dos Clones. Ele está ligado a uma série de animação em que Anakin e Obi-Wan lutam junto de Ahsoka Tano, Padawan de Skywalker.
Trilogia clássica
Na cronologia para assistir a Star Wars, os filmes Han Solo: Uma História Star Wars e Rogue One: Uma História Star Wars narram eventos que acontecem entre a trilogia prequela e a clássica. O primeiro é a história de origem de Han Solo. O segundo está diretamente ligado ao início de Uma Nova Esperança, o primeiro longa da trilogia clássica.
O primeiro contato do público com Star Wars foi por meio da trilogia clássica. Lançada entre 1977 e 1983, a história acompanha Luke e Leia adultos. Ela é peça-chave da Resistência contra Darth Vader, enquanto ele é vigiado por Obi-Wan em Tatooine.
Eventualmente, os gêmeos se conhecem sem saber do parentesco que dividem. Junto deles, Han Solo é essencial para a derrota de Vader. No entanto, Luke descobre que o vilão é seu pai e Leia é sua irmã, mudando a forma com que trata Darth Vader.
Luke acredita que ainda há bondade no pai, e está certo sobre isso. Vader salva o filho do malvado imperador Palpatine, mas morre. A galáxia fica em paz. Luke decide treinar novos Jedi, enquanto Leia se dedica a criar um novo governo.
Trilogia sequela
Em seguida na lista cronológica de Star Wars, vem a trilogia de filmes produzidos entre 2015 e 2019. Nessa fase, a galáxia possui um novo vilão: Kylo Ren, filho de Leia e Han Solo, consequentemente, neto de Darth Vader.
Rey, a nova protagonista da franquia, vive catando lixo e esperando pelo retorno dos pais. Ela sente a Força. Por isso, une-se a Poe Dameron, um piloto da Resistência, e Finn, um ex-Stormtrooper, para tentar salvar a galáxia.
Kylo, assim como Vader, fica dividido entre ser Sith e ser Jedi, especialmente pela ligação com Rey. No final, ele se sacrifica para salvar a jovem, que inicia uma nova época para os Jedi.
Como encaixar as séries de Star Wars na cronologia?
Se você quer conhecer mais do universo da franquia, saiba que ela foi expandida em várias séries, tanto animadas quanto em live action. Na ordem cronológica de Star Wars, essas produções acontecem em vários pontos da história, afetando eventos dos filmes:
- The Acolyte (série live action): acompanha a era de ouro dos Jedi, aproximadamente 100 anos antes da trilogia prequela;
- Histórias dos Jedi – Dooku (série animada): acompanha o tempo de Conde Dooku como Jedi, antes da trilogia prequela;
- Star Wars: A Guerra dos Clones (série animada): acompanha as guerras clônicas, em meio aos eventos da trilogia prequela, terminando ao final dela;
- Histórias dos Jedi – Ahsoka (série animada): acompanha a vida da Padawan de Anakin, em vários períodos;
- The Bad Batch (série animada): acompanha um esquadrão de clones experimentais, entre a trilogia prequela e a clássica, na época do Império;
- Obi-Wan Kenobi (série live action): acompanha a vida de Kenobi após a queda da República e a descoberta sobre a mudança de Anakin;
- Star Wars Rebels (série animada): acompanha um grupo de rebeldes no período do Império, próximo da trilogia clássica;
- Andor (série live action): acompanha Cassian Andor, personagem apresentado em Rogue One, durante o período do Império;
- The Mandalorian (série live action): acompanha Din Djarin e Grogu em aventuras pela galáxia, cinco anos após a queda do Império;
- Ahsoka (série live action): acompanha a vida de Ahsoka após a queda do Império;
- O Livro de Boba Fett (série live action): considerada spin-off de The Mandalorian, acompanha Boba Fett em vários pontos da linha do tempo;
- Star Wars: A Resistência (série animada): acompanha a Resistência entre os eventos da trilogia clássica e da sequela, com a crescente da Primeira Ordem.
Star Wars é no site da Ri Happy!
Agora, você só precisa decidir se quer assistir a Star Wars na ordem cronológica ou de lançamento. No site da Ri Happy, você encontra vários itens incríveis da saga para colecionar. Confira!