Pó mágico, fadas e Terra do Nunca — não há dúvidas de que Peter Pan abriu as portas para um novo mundo e conquistou milhares de corações. Por ser um verdadeiro clássico, o longa acompanhou gerações com muita magia e aventura.
Originalmente escrita por J.M Barrie, a história do menino que nunca cresceu foi desenvolvida para uma peça teatral, mas ganhou diversas versões e se popularizou graças aos estúdios da Disney. Lançada há mais de sete décadas, a animação cativou crianças, jovens e adultos, tornando-se um grande sucesso entre os filmes infantis.
Para você relembrar as aventuras e ficar por dentro das curiosidades do longa, a equipe do #ModoBrincar preparou este artigo recheado de informações. Continue a leitura e confira!
Peter Pan (1953)
Dirigido por Hamilton Luske, Clyde Geronimi e Wilfred Jackson, Peter Pan conta a história de um garoto que se recusou a crescer. Para realizar esse desejo, ele se mudou para a Terra do Nunca. A animação arrecadou mais de 87 milhões de dólares em bilheteria, sendo um dos grandes clássicos da Disney.
No filme, Peter perde a sombra. Para recuperá-la, começa a espreitar a casa dos Darlings, uma família londrina cuja filha mais velha, Wendy, crê na existência do menino que nunca cresceu e, toda noite, narra as aventuras dele para os irmãos mais novos: João e Miguel.
Em um certo dia, com a ausência dos adultos na casa, Peter resgata a sombra, conhece as crianças e as ensina a voar com o pó mágico da Sininho, uma fada. Todos partem para uma aventura na Terra do Nunca e se metem em uma fria, precisando enfrentar o malvado Capitão Gancho.
Sequências
Com o sucesso do primeiro filme, a Disney lançou Peter Pan 2: De volta à Terra do Nunca (2002). Dirigida por Donovan Cook e Robin Budd, a animação se passa anos após o primeiro longa e arrecadou mais de 115 milhões de dólares em bilheteria.
No longa, para atrair Peter Pan, o Capitão Gancho planeja raptar Wendy, mas se engana e leva a filha dela, Jane, que não acredita em magia. Para salvá-la, Peter Pan conta com a ajuda de todos os Garotos Perdidos e Sininho, fazendo-a crer no poder das fadas.
Live action
Para a felicidade dos fãs, após quase 20 anos do último lançamento, o live action de Peter Pan pela Disney chega em 2023. Dirigido por David Lowery, o filme, intitulado Peter Pan e Wendy, trabalha a história do primeiro filme de uma nova perspectiva, protagonizado por Alexander Molony (Peter Pan), Ever Anderson (Wendy), Yara Shahidi (Sininho) e Jude Law (Capitão Gancho).
5 curiosidades sobre Peter Pan!
O filme Peter Pan celebra a criança que existe em cada um e enfatiza o poder da imaginação. A seguir, confira algumas curiosidades sobre a animação e mergulhe de vez nas histórias da Terra do Nunca!
1. As primeiras aparições
A primeira aparição do menino que não queria crescer aconteceu em 1904, na peça teatral desenvolvida por J.M Barrie, que virou um romance em 1911. No entanto, os personagens que viajavam para Terra do Nunca surgiram em 1902, em uma série de contos do autor, intitulada O Passarinho Branco, que já apresentava um pouco das características de Peter.
2. Sininho que ninguém conhece!
Nas primeiras peças do conto, Sininho era representada por um ponto de luz, que se movia pelo palco com a ajuda de um espelho. A razão é que, de acordo com o autor, a personagem era um espírito de luz, sem forma e face. Somente na animação da Disney, a fada ganhou a aparência que todos conhecem.
3. O menino que podia voar
Originalmente, Peter Pan e os Garotos Perdidos realmente tinham poderes que os permitiam voar sem ajuda. Por conta dos relatos sobre crianças se machucando ao tentar voar das camas, o escritor adicionou o pó de fada como um fator para os pequenos levantarem voo.
4. Capitão Gancho e inspirações
Muitas das características do vilão da história foram inspiradas em um personagem de um clássico da literatura estadunidense, o Capitão Ahab de Moby Dick. Além disso, segundo o autor, Gancho teria sido aprendiz do lendário pirata inglês Edward Teach, conhecido como Barba-Negra.
5. Uma música para dois filmes
Segundo relatos, a canção The Second Star to the Right da trilha sonora de Peter Pan foi originalmente escrita para o filme Alice no País das Maravilhas (1951). Inicialmente, ela se chamava Beyond the Laughing Sky.
#ModoBrincar: tudo sobre seus clássicos favoritos!
Gostou do conteúdo? Aqui, no blog #ModoBrincar, você fica por dentro de todos os detalhes sobre seus filmes favoritos, incluindo princesas da Disney, super-heróis da Marvel e muito mais. Navegue e aproveite!