Imagem do Pinóquio

Pinóquio: saiba mais sobre o clássico da Disney!

Você sabia que Pinóquio foi a segunda animação produzida pela Disney? Com uma história envolvente, recheada de magia e aventura, o longa conquistou milhares de corações e se tornou um dos grandes clássicos do estúdio. 

Baseado no livro As aventuras de Pinóquio, de 1883, do escritor italiano Carlo Collodi, o filme narra a jornada de um boneco de madeira que ganhou vida e sonha em se tornar um garoto de verdade. No entanto, esse anseio o mete em várias confusões. 

Para você relembrar a história e os personagens, a equipe do #ModoBrincar preparou este artigo recheado de informações e curiosidades. Continue a leitura e confira! 

Pinóquio (1940)

Dirigida por Norman Ferguson, Ben Sharpsteen e Bill Roberts, a animação de Pinóquio, de 1940, chegou às telinhas como um fenômeno, sendo a segunda a ser disponibilizada em cores e com som. O lançamento arrecadou mais de 164 milhões de dólares em bilheteria, tornando-se um grande sucesso! 

A história começa quando Gepeto, um solitário carpinteiro, decide esculpir um boneco de madeira para o fazer companhia. Antes de dormir, o homem vê uma estrela-cadente e pede para a mais nova escultura ganhar vida. A Fada Azul realiza o desejo dele.

Ao ganhar vida, o boneco recebe o nome de Pinóquio e apresenta uma curiosa particularidade: o nariz cresce quando conta uma mentira. Ao lado de sua consciência, o Grilo Falante, Pinóquio se mete em várias confusões, ansioso para se tornar um menino de verdade.

Live action 

Após mais de oito décadas, o filme Pinóquio ganhou uma versão em carne, osso e madeira pela Disney, com estreia na plataforma de streaming dos estúdios. Lançado em 2022, o longa foi dirigido por Robert Zemeckis, com roteiro de Zemeckis e Chris Weitz. 

A produção contou com grandes nomes do cinema para reviver os personagens, como Tom Hanks, que interpretou Geppetto, Cynthia Erivo, como a Fada Azul, Joseph Gordon-Levitt, como Grilo Falante, e Luke Evans, como o antagonista Omino di burro. 

Curiosidades sobre Pinóquio! 

Por ser um dos grandes clássicos da Disney, a produção de Pinóquio (1940) é cercada de curiosidades. A seguir, veja tudo o que rolou por trás do desenvolvimento desse fenômeno! 

Milhões de desenhos para produção

Antes de chegar às telinhas, mais de dois milhões de desenhos foram desenvolvidos para a animação, tanto dos personagens quanto dos cenários. No fim, somente 300 mil foram utilizados no longa. 

Um pequeno protagonista

Um dos personagens mais marcantes da história de Pinóquio é o Grilo Falante, que atua como uma espécie de consciência para o boneco. Apesar de não ser o protagonista, ele é o personagem com mais diálogos e tempo de tela, recebendo um grande destaque na produção. 

Easter eggs de grandes clássicos

Provavelmente, você já ouviu falar sobre a tradição da Disney de incluir easter eggs dos próximos lançamentos nos filmes. O que pouca gente sabe é que isso começou com Pinóquio, em 1940. 

Durante a cena musical de When You Wish Upon a Star, com destaque para o Grilo Falante, aparecem dois livros: Alice no País das Maravilhas e Peter Pan. Essas histórias foram levadas aos cinemas pelos estúdios nos anos de 1951 e 1953, respectivamente. 

Primeira animação da Disney com mais de um vilão

O filme Pinóquio da Disney foi o primeiro entre as animações do estúdio a contar com mais de um antagonista. Na trama, o boneco precisa lidar com João Honesto, o assistente Gideão, Stromboli, Cocheiro (Omino di burro) e Monstro (baleia). 

Uso de rotoscopia

Para garantir movimentos realistas, os animadores de Pinóquio utilizaram a técnica de rotoscopia, que consiste em redesenhar quadros de filmagens. Considerada inovadora na época, a tecnologia foi aplicada para criar a mágica Fada Azul. 

Dupla premiação

Em 1941, Pinóquio foi duplamente premiado na cerimônia do Oscar. A animação ganhou duas estatuetas: Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original, com When You Wish Upon a Star

#ModoBrincar: tudo sobre seus clássicos favoritos! 

Não há dúvidas de que Pinóquio e outros clássicos da Disney marcaram gerações e são verdadeiros sucessos em todo o mundo. Se você é fã dessas animações, vai amar ficar por dentro das curiosidades que estão no blog #ModoBrincar. Navegue e aproveite! 

Picture of Ri Happy

Ri Happy

Você vai gostar de ler também: