Imagem da princesa Jasmine e o Aladdin da Disney

Saiba mais sobre a história e as aparições da princesa Jasmine!

Quem nunca sonhou em crescer em um dos mais lindos palácios do mundo e ser herdeira de um grande império? Essa é a história da princesa Jasmine, uma das personagens femininas mais empoderadas e representativas do universo da Disney. 

Jasmine é uma jovem determinada e cheia de personalidade que já protagonizou diversas aventuras nas telinhas. Se você quer saber um pouco mais sobre a história dela, encontrou o lugar certo! Continue a leitura e fique por dentro de todas as aparições da princesa ao longo dos anos. 

Aladdin (1992)

A primeira aparição da princesa Jasmine aconteceu no longa Aladdin. O filme é baseado em um conto pertencente à história As Mil e Uma Noites, que tem origem nas culturas norte-africana, árabe, turca, persa, indiana e leste-asiática. 

A história começa quando o Sultão de Agrabah ordena a filha, Jasmine, a encontrar um marido. É quando a jovem foge do palácio e se depara com Aladdin, um malandro que logo conquista seu coração. Os dois são encontrados por Jafar, o vizir do Sultão, que o enfeitiça para se casar com a princesa. 

Aladdin é preso pelo vilão, que o leva até o deserto e pede para que roube uma lâmpada perdida em um misterioso esconderijo. Assim, junto do macaco Abu, Aladdin encontra a lâmpada e desperta o poderoso Gênio, que lhe concede três desejos. Todos embarcam em um tapete voador para deter Jafar e ajudar o jovem a se casar com Jasmine. 

O Retorno de Jafar (1994)

Em O Retorno de Jafar, sequência de Aladdin, Jasmine já é apresentada como namorada do protagonista. Entretanto, vive em uma relação abalada por conta das mentiras do rapaz. No decorrer das cenas, a princesa é sequestrada e aprisionada por Jafar — libertado da lâmpada em que foi preso por Aladdin, com a ajuda de um ladrão.

Em cativeiro, Jasmine é magicamente induzida a acreditar que Aladdin está morto, uma parte do plano de Jafar. Enquanto isso, o vilão aprisiona todos do reino, inclusive Aladdin e o Gênio. 

Nesse momento, Iago, o papagaio e fiel companheiro de Jafar, se sente obrigado a ajudar a libertá-los, soltando o Gênio que estava preso em uma esfera mágica. Ele solta todos, que juntos, derrotam o maligno Jafar de uma vez por todas. 

Aladdin e os 40 Ladrões (1996)

Aladdin e os 40 ladrões é o terceiro filme da franquia e se passa durante os preparativos do casamento da princesa Jasmine com o protagonista. Na história, a cerimônia é interrompida por um ataque de 40 ladrões. Aladdin descobre que seu pai, chamado Cassim, não só faz parte como é o rei do bando. 

Logo, Jasmine pede para o rapaz ir atrás do pai e sugere adiar o casamento até que retorne. Aladdin embarca na aventura e volta ao palácio acompanhado de Cassim, que rapidamente cai nas graças do Sultão. Entretanto, o ladrão rouba a família e é condenado à prisão.

Para salvar o pai, Aladdin ajuda-o a escapar, mas, infelizmente, entrega-o às mãos dos outros ladrões. Por conta disso, acompanhado de Abu, Gênio e Jasmine, o rapaz precisa resgatá-lo. Com êxito na missão, Agrabah segue em festa, e os jovens finalmente se casam. 

Aladdin (2019)

Em 2019, o filme Aladdin (1992) ganhou o primeiro live-action, com a atriz Naomi Scott responsável por dar vida à princesa Jasmine. O longa tem um roteiro bastante fiel ao da animação, com a presença de Aladdin, protagonizado pelo ator Mena Massoud, e o poderoso Gênio vivido por Will Smith. 

Apesar das grandes semelhanças, o filme conta com canções originais e cenas extras, que servem como um alívio cômico na trama. Entre elas, está a canção Ninguém me cala, interpretada por Jasmine, que se mostra uma personagem mais empoderada na adaptação, deixando claro que as princesas têm voz.

Outras participações

Além dos filmes citados, a princesa de Aladdin participou da série de mesmo nome, exibida na Disney entre os anos 1994 e 1995. A animação conta com 3 temporadas, narrando os fatos que culminaram na produção do 3º filme da franquia. 

Jasmine também aparece na série Hércules (1999), junto de Aladdin, Tapete, Gênio e Abu, no episódio Hércules e a Noite Árabe. A princesa ainda pode ser encontrada em: Contos Encantados das Princesas da Disney – Siga Seus Sonhos (2007), Princesinha Sofia: Voando para Tangu (2013) e Wi-Fi Ralph: Quebrando a Internet (2018). 

Fatos curiosos sobre a princesa Jasmine!

Agora que você já está por dentro das principais aparições da princesa da Disney, que tal descobrir alguns fatos curiosos sobre a vida de Jasmine? Para começar, podemos dizer que a princesa foi uma das primeiras não caucasianas a fazer parte do universo da Disney, tendo descendência árabe.

Além disso, Jasmine é a única princesa da Disney que não possui um filme próprio e uma das poucas a não usar vestido como traje principal. Entretanto, ela segue como uma das mais populares. Inclusive, com a participação em Aladdin, conquistou a maior bilheteria nos cinemas no ano de 1992. Outro fato curioso é que ela é a única a ter como bichinho de estimação um grande tigre, denominado Rajah. Demais, né?

#ModoBrincar: conheça suas princesas favoritas! 

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre a história e as aparições da princesa Jasmine? Então, que tal usar o tempo livre para conferir mais curiosidades? No blog #ModoBrincar, você encontra conteúdos exclusivos sobre suas princesas favoritas. Aproveite!

Picture of Ri Happy

Ri Happy

Você vai gostar de ler também: