O Raiva de Divertida-Mente é um personagem que ganha destaque pela aparência flamejante e pela personalidade aprofundada ao longo do filme da Pixar, que apresenta as emoções de uma maneira lúdica para todas as idades.
Aqui, você vai conhecer sobre o Raiva e a importância dele para o desenvolvimento da Riley, que está passando por várias mudanças na vida.
Descubra quem é o Raiva do filme Divertida-Mente
Em Divertida-Mente, o personagem Raiva é uma das cinco emoções que habitam a mente de Riley e são responsáveis por responder aos estímulos que a jovem recebe no dia a dia. Ele deseja que a menina tenha experiências positivas, mas faz perder a paciência com frequência.
Ele é muito nervoso, irritado, estressado, temperamental e impaciente. Está sempre a um passo de pegar fogo, literalmente: saem chamas da cabeça sempre que ele enfrenta uma situação que o tira do sério.
O fato dele reagir exageradamente aos desafios do dia a dia torna-o precipitado e ansioso. Consequentemente, ele faz Riley tomar algumas atitudes equivocadas ao longo do filme, como roubar o cartão de crédito da mãe para tentar voltar à cidade natal.
Como o visual ressalta toda a personalidade do Raiva?
O visual do Raiva de Divertida-Mente demonstra totalmente a personalidade do personagem, a começar pela altura: ele é a emoção de menor estatura, o que pode ser associado ao “pavio curto”, ou seja, à baixíssima tolerância em frente às situações.
O fato dele usar roupa social pode remeter ao constante senso de justiça, querendo que tudo aconteça sempre da forma “certa” para Riley.
O vermelho é a cor escolhida para representar a pele e os olhos dele. Essa tonalidade reflete os principais sentimentos de Divertida-Mente abordados por meio do personagem, como o nervosismo e a energia.
Qual é a importância do Raiva para a Riley?
Se você ainda não conferiu o longa, aqui vai um pouco sobre a história, mas sem spoilers! O filme traz como principais personagens de Divertida-Mente as cinco emoções que habitam a mente da pequena Riley desde o nascimento.
O Raiva apareceu pela primeira vez quando o pai da menina avisou que ela não ganharia sobremesa caso não comesse brócolis. Isso foi o suficiente para a emoção explodir, acalmando-se quando o pai disse que o vegetal era um avião.
Quando Riley muda-se com a família para a nova cidade e precisa adaptar-se à nova vida, passa por situações que levam o Raiva de Divertida-Mente a sugerir atitudes extremas. Um exemplo é quando ele indica que a jovem fuja para a antiga casa em Minnesota para recriar boas memórias.
Apesar de ser incompreendido por tomar atitudes equivocadas, a verdade é que as reações do Raiva são feitas para proteger a pequena de ameaças e injustiças. O longa também propõe a reflexão de que a emoção integra o bem-estar da mente e deve ser levada em consideração, assim como a Alegria e a Tristeza.
Como ajudar as crianças a lidarem com o sentimento?
Assim como brinquedos, jogos e livros, os filmes também podem ser muito úteis para educar as crianças ao longo dos primeiros anos de vida. Divertida-Mente, por exemplo, mostra a importância de validar as diferentes emoções e que a vida não é feita apenas de momentos felizes.
Ao assistir ao filme, vale ter um momento de reflexão com as crianças sobre as situações retratadas e explicar alguns pontos abordados. Você pode dizer que a frustração é um sentimento normal, demonstrando apoio e acolhimento aos pequenos quando ocorrer alguma situação que os façam se sentir assim.
Conheça algumas curiosidades sobre o Raiva
Que tal conhecer algumas curiosidades sobre o Raiva para entender ainda mais sobre o personagem? A primeira informação foi compartilhada diretamente pelo diretor do filme Divertida-Mente, Pete Docter. Ele disse que a aparência da emoção teve como ponto de partida um tijolo refratário, utilizado na construção de fornos e chaminés. Você já tinha percebido isso? Veja outros dados interessantes a seguir:
- o Raiva é o líder do Quartel-General das emoções da mente do pai de Riley;
- a baixa tolerância do Raiva às imperfeições da vida é o principal motivo que o faz ficar enfurecido quando algo não acontece como o planejado;
- apesar da animação não ter um vilão declarado, algumas pessoas apontam o Raiva como o principal antagonista da história devido às consequências das ações que a Riley toma por influência dele, mesmo que de forma intencional, como a destruição das Ilhas da Personalidade, os conflitos com os pais da menina e o atraso do retorno da Alegria e da Tristeza para o Quartel-General das emoções;
- durante um período, a equipe da animação considerou que as emoções deveriam ter nomes humanos. Inicialmente, o Raiva foi chamado de Ira, do latim “iram”;
- muitos dos maneirismos do Raiva foram derivados da persona que Lewis Black (dublador em do personagem em inglês) assume em apresentações de stand-up, incluindo a maneira que ele se veste e usa o dedo indicador para enfatizar um ponto durante os discursos.
O aprendizado e a diversão andam juntos no Modo Brincar
Agora, você já sabe qual é a importância do Raiva de Divertida-Mente e como o sentimento que ele representa é necessário para as crianças desenvolverem o senso de justiça.
Que tal organizar uma sessão de cinema em casa para assistir ao longa? Veja algumas dicas para garantir a diversão de toda a família em frente à televisão!