“O que eu quero mais é ser rei”: todo mundo se lembra da frase cantada por Simba em O Rei Leão. Apesar de ser uma canção do herói, ela pode se aplicar ao vilão da franquia, Scar, mas quem foi ele? O que ele fez na história? Veja um guia completo sobre o personagem a seguir!
Qual é a participação de Scar em O Rei Leão?
O Rei Leão é uma animação musical lançada pela Disney em 1994. Na história, conhecemos Simba, um simpático leãozinho, que é filho do rei Mufasa. Quando ele nasceu, toda a selva veio conhecê-lo, menos o tio dele, Scar, que tinha mágoas com o fato de que o sobrinho o impediria de ser o próximo rei.
Já crescido, Simba está recebendo lições do pai sobre como ser rei, porém, por curiosidade, acaba no território de Scar. Mufasa o resgata, mas isso só aumenta o ódio que o vilão tem pelo irmão e pela família. Então, ele bola um plano e atrai Simba até um desfiladeiro, onde Mufasa cai e morre.
O pequeno leão foge e Scar, o vilão de Rei Leão, anuncia que é o novo rei das selvas para todos os outros leões. Depois, Simba se torna amigo de Timão e Pumba, um suricate e um javali, que cuidam dele e o ensinam a viver sem preocupações. Ele cresce dessa maneira até se encontrar com Nala e rever o fantasma do pai também.
Simba retorna ao antigo lar para confrontar Scar, da Disney, que tenta jogar a culpa da morte de Mufasa no sobrinho. Por mais que tente, o vilão é encurralado e pede por misericórdia. O jovem leão deixa o tio ir embora, fazendo-o prometer que nunca mais retornaria. Contudo, Scar tenta atacá-lo, sofre uma queda e acaba atacado pelas aliadas hienas, que ouviram ele falando mal delas.
Live action
Assim como vários clássicos da Disney, O Rei Leão ganhou uma versão em live action. Seguindo basicamente a mesma história da animação, os personagens ganharam novas vozes e Scar é dublado por Chiwetel Ejiofor, que também atuou no filme Malévola: Dona do Mal.
Afinal, Scar retorna para a franquia Rei Leão?
Após morrer, Scar, de Rei Leão, não retorna diretamente para a franquia. Porém, houve uma da sequência da animação chamada de O Rei Leão 2: O Reino de Simba. Lançado em 1998, o filme é protagonizado por Kiara, filha de Simba e Nala, e Kovu, filho de uma das leoas aliadas de Scar.
Muitos personagens do Rei Leão retornam para a sequência, assim como Simba, que tem um papel crucial. Ele proíbe a filha de brincar com Kovu, pois teme que ele seja como o pai. Porém, já adulta, Kiara é salva por Kovu, que exige que o rei o receba como pagamento da dívida.
Kovu tem um plano de destronar Simba para trazer justiça à família exilada, mas se apaixona por Kiara. Em uma enrascada, Simba resolve exilar o jovem leão e deixa a filha devastada, que vai atrás dele. No entanto, os exilados vêm atacar o rei e o jovem casal precisa retornar para impedir isso.
Apesar da incrível semelhança e dos rumores de ser filho do Scar de Rei Leão, Kovu não é um vilão e Simba percebe isso. Ele deixa os exilados voltarem, porém a mãe do jovem leão ataca o rei e acaba morta. No final, a paz prevalece. Mesmo sem participar diretamente, Scar tem um papel muito importante na trama.
Como é o visual e a personalidade de Scar?
Ao contrário do irmão Mufasa, Scar possui uma juba na cor preta, assim como as unhas e o tufo de pelo na ponta do seu rabo. Além disso, ele tem uma longa cicatriz no olho direito e olhos na cor verde, ao contrário do irmão, que tem olhos castanhos.
Scar é sarcástico e muito determinado a conquistar o objetivo de ser rei. Ele ressente muito o irmão e o sobrinho. O vilão canta uma das músicas do filme, chamada de Be Prepared, ou “Preparem-se”, quando eles estão planejando o golpe contra Mufasa.
Muitas pessoas apontam semelhanças entre Scar e Príncipe João, da animação Robin Hood de 1978. Os dois tinham inveja dos irmãos mais velhos (Mufasa e Rei Ricardo) e são dois leões. Também há semelhança com o vilão Iago da peça Otelo de William Shakespeare, que é sarcástico e amargo.
Gostou de conhecer mais sobre a história do Scar? Se quiser levar a magia da Disney para sua casa, acesse o site da Ri Happy e confira todos os itens disponíveis. Aproveite para conhecer mais detalhes sobre esse universo com os conteúdos do blog Modo brincar.