Úrsula, vilã de A Pequena Sereia, é uma das malvadas mais marcantes do universo da Disney. A bruxa metade humana e metade polvo é conhecida por fazer acordos com os seres do mar para conseguir o que quer, inclusive, atrapalhando os planos de Ariel.
Qual é a história de A Pequena Sereia?
Antes de saber mais sobre a vilã do filme, vale conhecer um pouco sobre a Ariel, a filha mais nova do rei Tritão, o governante dos mares. Aos 16 anos, ela tem curiosidade sobre a vida na superfície, colecionando vários objetos humanos que chegam ao mar.
Enquanto a sereia observa escondida o Príncipe Eric em uma celebração em um navio, uma tempestade destrói tudo e o faz cair inconsciente no mar. Ariel o salva, levando-o em segurança para a orla, quando se apaixona e canta para ele. Porém, assim que o moço está prestes a acordar, ela precisa fugir porque o pai é contra o contato com humanos.
Mesmo contra a vontade do pai, a sereia decide fazer um acordo com Úrsula. Em troca da bela voz, ela ganha pernas e passa a frequentar o mundo dos humanos por três dias. A bruxa diz que ela deve receber um beijo que prove o verdadeiro amor de Eric para evitar se transformar em uma sereia de novo e pertencer à vilã para sempre.
Um paralelo sobre o cinema e literatura
O filme de 1989 foi inspirado no conto A Pequena Sereia, escrito em 1837 pelo dinamarquês Hans Christian Andersen. O autor compôs mais de 160 fábulas, entre elas, O Patinho Feio, A Roupa Nova do Imperador e O Soldadinho de Chumbo.
A bruxa do mar está presente na história de Andersen, mas sem nome. Ela só é conhecida como Úrsula, vilã da Disney, na animação. Por outro lado, no conto original, ela é mais cruel e lança uma maldição sobre a sereia: quando ganhar um par de pernas e caminhar, ela sentirá muitas dores!
Uma vilã com personalidade
Apesar de má, a personagem Úrsula tem um senso de humor que conquista muitos fãs da Disney. Com um jeito único, ela convence os seres do mar a fazer o que ela quer, nem sempre cumprido a parte dela do contrato.
A vilã tem um carinho especial pelos ajudantes, o par de enguias Pedro e Juca. Quando eles perdem a vida de forma acidental por Ariel, a bruxa fica com muita raiva e tenta ferir a sereia fatalmente de todas as formas.
Aparições de Úrsula em produções diferentes
A malvada aparece em várias produções além do filme A Pequena Sereia. Houve uma série homônima que contou a história de Ariel antes dos acontecimentos da animação. A vilã ainda fez várias participações especiais no Point do Mickey.
No filme Descendentes 2, ela é citada como mãe de Uma. Ela também participou da série Once Upon a Time, que mostrava o dia a dia da cidade de Storybrooke, habitada por personagens de contos de fadas, e do videogame Kingdom Hearts.
A vilã no filme live action de 2023
A nova versão de A Pequena Sereia foi muito aguardada pelos fãs. A atriz Melissa McCarthy foi escalada para o papel da bruxa do mar, destacando-se como uma vilã sádica, sinistra e com um humor peculiar.
Os tentáculos de Úrsula de A Pequena Sereia de 2023 parecem ter vida própria: eles se mexem de forma independente da bruxa, como na cena em que ela faz a poção para Ariel, mas eles preparam ingredientes diferentes dos que ela havia pedido.
A Úrsula é irmã de Tritão?
Na animação de 1989, ao contar sua história, a vilã fala que fazia parte da corte do rei Tritão, pai de Ariel, mas foi banida. Ela quer se vingar para se tornar rainha. Um detalhe: no filme, não existe Atlântida: todo o ambiente marinho é o reino do.
Já no filme live action, a bruxa é a irmã do rei e, por consequência, tia de Ariel. O motivo da expulsão dela do reino não fica claro, mas isso é suficiente para ela se transformar em uma inimiga da família real.
Conheça a série de vilãs da Disney na RiHappy!
A criançada vai adorar reunir a Úrsula e outras vilãs da Disney para brincar sem parar. No mundo de fantasia, os pequenos podem criar as próprias histórias.
Na Ri Happy, você encontra a linha das vilãs da Disney, como a Cruella De Vil, a Malévola e a Rainha Má, com almofadas, mochilas e quebra-cabeças. Aproveite e escolha a sua favorita!