Entenda quais são as vacinas do bebê

6 MINUTOS DE LEITURA
3209
vacinas do bebê

A chegada do novo membro à família traz muitos aprendizados, principalmente para os papais e as mamães. Um dos tópicos que gera mais dúvidas são as vacinas do bebê. Confira todas as informações neste conteúdo especial.

Qual é a importância de vacinar a criança?

As vacinas para recém-nascidos são fundamentais para a criança crescer saudável. Nessa fase, muitas doenças podem deixar sequelas que afetam o desenvolvimento, uma vez que o sistema imunológico não está totalmente fortalecido. 

É importante contar com acompanhamento médico adequado e orientações sobre o calendário de vacinação do bebê e doses específicas para cada caso.

Conheça as principais vacinas para o bebê

Desde o nascimento até os primeiros anos de vida, cada momento requer vacinas específicas. Confira quais são as primeiras vacinas do bebê até os 15 meses!

Nascimento

A caderneta de vacinação do bebê começa a ser preenchida logo no nascimento. Nesse momento, ele recebe:

  • dose única de BCG-ID, que serve para prevenir tuberculose e variações;
  • primeira dose de hepatite B, que protege o organismo contra essa doença.

Não há diferença entre as vacinas do bebê prematuro e daquele que nasceu com o tempo total da gestação. Porém, é preciso estar atento ao peso da criança: recém-nascidos com menos de dois quilos têm a pele mais delicada e fina, o que pode causar reações contra as doses administradas.

É possível que o médico recomende a imunização com a palivizumabe no primeiro semestre de vida. Ela auxilia na proteção contra infecções pelo vírus sincicial respiratório (VSR). 

Do 1º ao 3º mês

Após a primeira vacina do bebê, as alternativas de 2 e 3 meses não são administradas nos primeiros 30 dias. Uma é a segunda dose da hepatite B, que complementa a primeira recebida no nascimento. Confira as outras vacinas nessa fase:

  • primeira dose da vacina pentavalente: age contra infecções bacterianas, como coqueluche, meningite, hepatite B, tétano e difteria;
  • primeira dose da vacina contra a poliomielite: protege contra a doença que pode causar paralisia;
  • primeira dose da vacina contra o rotavírus: protege o sistema gastrointestinal;
  • primeira dose da vacina pneumocócica 10: protege contra doenças contraídas pelas vias aéreas;
  • primeira dose da vacina meningocócica: combate a doença meningocócica e as variações dela, como meningite.

Do 4° ao 9° mês

Nesse período, a criança recebe a segunda e a terceira dose da proteção tomada durante o primeiro trimestre. Confira as datas da tabela de vacina do bebê:

  • aos quatro meses: 
    • segunda dose da vacina pentavalente;
    • segunda dose da vacina contra poliomielite;
    • segunda dose da vacina contra o rotavírus;
    • segunda dose da vacina pneumocócica 10.
  • aos cinco meses:
    • segunda dose da vacina meningocócica.

vacinas do bebê

  • aos seis meses:
    • terceira dose da vacina contra a hepatite B;
    • terceira dose da vacina pentavalente;
    • terceira dose da vacina contra poliomielite;
    • terceira dose da vacina contra o rotavírus;
    • terceira dose da vacina pneumocócica 10.

Além disso, o bebê toma a primeira dose da vacina contra febre amarela assim que completa nove meses. Outro ponto importante é que, após os seis meses, o bebê pode tomar a vacina anual contra a gripe. 

Do 12º ao 15º mês

As vacinas de um ano até 15 meses englobam os reforços das seguintes doses tomadas anteriormente: pneumocócica (12 meses), meningocócica (12 meses), poliomielite (15 meses), polivalente (15 meses). Além disso, o bebê precisa receber novas vacinas:

  • tríplice viral: contra sarampo, caxumba e rubéola;
  • hepatite A: contra a doença;
  • tetraviral: contra as variantes de sarampo, caxumba, rubéola e varicela.

Vacinas sazonais

Além do calendário anual obrigatório de vacinas do bebê, existem as chamadas doses sazonais. Elas são tomadas em determinadas épocas do ano ou por conta de uma ocasião específica. Uma das mais conhecidas protege contra a gripe.

Se for viajar com a criança, por exemplo, você pode ter que aplicar doses extras ou vacinas novas. Internacionalmente, é preciso emitir o Certificado Internacional de Vacinação (CIVP), que comprova a proteção contra doenças específicas do destino e outras enfermidades comuns.

Vacina contra a COVID-19

A vacina contra a COVID-19 gera muitas dúvidas nos papais e nas mamães. Apesar da diminuição dos casos, a doença afeta os pequenos, com alta taxa de mortalidade em crianças com menos de cinco anos. 

Recentemente, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso da vacina da Pfizer para crianças entre seis meses a quatro anos. É importante que os pais estejam atentos aos calendários de vacinação. Na hora da aplicação, vale checar a cor da tampa do frasco, que deve ser vinho. 

Como aliviar a dor após a vacina?

Além de conhecer as principais vacinas do bebê, é importante saber como agir após as injeções. Algumas delas podem causar febre, inchaço e dor local, mas existe a possibilidade de aliviar o incômodo — principalmente quando a aplicação ocorre na perna.

Uma técnica recomendada é fazer compressas frias no local da aplicação, aliviando o inchaço. Dar muito colo e carinho costuma ajudar a aliviar a sensação de incômodo. Em caso de febre e dores mais intensas, o pediatra pode receitar medicação específica.

Agora, você já sabe tudo sobre as vacinas do bebê. O blog Modo Brincar tem diversos conteúdos sobre o universo infantil e a maternidade. Acesse e confira!

 

Fontes consultadas: 

UNICEF. Vacinas. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/vacinas-perguntas-e-respostas. Acesso em 24 de outubro de 2022 

EINSTEIN. Calendário de vacinação. Disponível em: https://www.einstein.br/estrutura/centro-imunizacao/calendario-vacinacao. Acesso em 24 de outubro de 2022

G1. Por que é importante vacinar bebês contra a Covid-19. Disponível em: https://g1.globo.com/saude/noticia/2022/09/17/por-que-e-importante-vacinar-bebes-contra-a-covid.ghtml. Acesso em 24 de outubro de 2022 

Revista Crescer. Vacina sem sofrimento. Disponível em: https://revistacrescer.globo.com/Quem-ama-vacina/noticia/2020/10/vacina-sem-sofrimento.html. Acesso em 12 de outubro de 2023.

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *