Viajar com crianças: como se planejar para evitar estresse

14 MINUTOS DE LEITURA
1992
pais com seus filhos colocando malas no carro descubrindo como é viajar com crianças

O feriado prolongado ou as férias estão chegando? Nada melhor do que preparar as malas e viajar com as crianças, não acha? Partir para uma aventura e colocar a turminha em contato com a natureza, por exemplo, é uma forma saudável de fortalecer os vínculos familiares e garantir bons momentos para recordar.

As viagens, na verdade, são ótimas oportunidades para passar um tempo de qualidade com a meninada, descobrir novas formas de diversão e sair um pouco da rotina. Algo que nem sempre dá para fazer por causa da correria do trabalho, não é?

Mas viajar com crianças exige alguns cuidados, especialmente se você quer evitar o estresse, os imprevistos e aproveitar cada minuto da melhor forma. Pensando nisso, preparamos um post para ajudar você a se organizar com tranquilidade e não se esquecer de nada.

Confira a seguir!

Dicas essenciais para se preparar para viajar com crianças

Atitudes simples podem ajudar você a fazer uma viagem tranquila e divertida com a garotada. Separamos as principais a seguir!

Organize a viagem com antecedência

O primeiro passo para viajar com crianças sem estresse é planejar a viagem com bastante antecedência. Escolha o destino com calma, sempre considerando as atrações e passeios voltados ao público infantil. Se os adultos querem se divertir em outras atividades também, é interessante buscar locais que ofereçam monitoria para a meninada, por exemplo.

Depois de escolher o destino, é importante pensar na hospedagem, além do transporte, alimentação e passeios durante a estadia no local. Fazer uma análise dos custos da viagem vai ajudar você a não se perder e controlar as finanças. Lembre-se de considerar os valores que gastará durante a estadia da família no local.

Faça um checklist de tudo que precisa

Quando o assunto é viajar com crianças, fazer as malas é uma tarefa que pede atenção redobrada. Afinal, não dá para deixar para trás alguns itens de uso diário, nem mesmo levar bagagem em excesso. Então, o ideal é fazer uma lista com tudo que vocês vão precisar durante os dias de passeio.

Assim, nas semanas que antecedem a viagem, prepare um bloquinho de anotações e vá adicionando tudo o que lembrar aos poucos. Peça ajuda para os outros membros da família também, inclusive as crianças. Essa é a melhor maneira de se preparar para pegar os itens certos no dia em que for fazer as malas.

Prepare um lanche leve

Não se esqueça de levar um lanchinho leve, fácil de comer (sem fazer muita sujeira) e nutritivo para a galerinha. Além de serem úteis para tirar a fome durante o trajeto da viagem, ainda servem como um momento de distração para toda a família.

Muitas crianças, no entanto, sentem enjoos e até vomitam durante viagens, seja em carro, avião ou navio. Por isso, é importante evitar alimentos ultraprocessados, pesados e gordurosos antes de pegar a estrada.

Se esse tipo de situação ocorrer com frequência, vale a pena conversar com um pediatra sobre o assunto, viu? Esse profissional pode indicar medicamentos para aliviar o mal-estar e tornar a viagem com as crianças mais tranquila.

De modo geral, prefira alimentos mais saudáveis e naturais, como frutas, iogurtes ou castanhas. Biscoitos de polvilho, barras de cereais e bolachas mais simples, tipo de água e sal ou maisena, são mais fáceis de comer e levar na bolsa, além de não pesarem tanto no estômago da molecada.

Na hora de escolher as bebidas, opte por água, água de coco ou sucos integrais, pois são mais saudáveis. E uma bolsa térmica é sempre uma boa pedida para armazenar esses alimentos e garantir que estejam bem conservados durante a viagem com as crianças.

Além de guardanapos, você pode colocar junto um pacote de lenços umedecidos. Existem várias opções antissépticas no mercado que ajudam a limpar a bagunça da criançada e ainda garantem a higienização das mãos de maneira prática e rápida.

Leve brinquedos para ajudar na distração

Falando em distração, se a viagem for de carro e durar umas boas horas, a experiência pode se tornar ainda mais divertida se você separar alguns brinquedos para a criançada. Isso será fundamental para mantê-la entretida por mais tempo.

Então, na hora de viajar com crianças, a dica é não levar aqueles jogos de tabuleiro, de cartas ou com muitas peças soltas, sabe? Assim, não há risco de perder itens importantes e que prejudiquem a brincadeira da molecada no futuro.

As pelúcias, bonecos e livros são as melhores opções. Outra maneira de distrair turminha é colocar filmes ou desenhos em telas portáteis e garantir algumas horas a mais de entretenimento. É só conferir a classificação indicativa dos programas e fazer aquela seleção especial em casa, baixando antes de cair na estrada.

Isso, inclusive, é essencial para ajudar a gente a economizar dados na hora de viajar com crianças. Várias plataformas de streaming, como Netflix e Disney Plus, dão essa opção de download de vídeos — e essa é uma boa alternativa caso o serviço de internet caia.

Aliás, vale colocar essa etapa no checklist também, não é? E ainda pedir ajuda às crianças na hora de selecionar esses títulos, afinal, elas são as mais interessadas.

As histórias com fantoches também podem divertir bastante durante a viagem. Saiba que essa atividade, além de entreter, contribui com a alfabetização, desenvolve a criatividade e ajuda a gente a transmitir valores importantes às crianças. Para isso, o ideal é que um adulto esteja no banco de trás com a galerinha.

Converse com a criança e crie um clima de aventura

Para viajar com crianças sem grandes problemas, elas precisam ser envolvidas nos preparativos, como mencionamos. Dessa forma, vão entender que, mesmo que o trajeto demore e seja cansativo, elas poderão aproveitar bastante o percurso, e ainda mais quando a hora chegar. Será uma grande aventura e, para isso, precisam passar por algumas “fases”.

Para que elas entendam essas etapas e não fiquem tão ansiosas com a chegada, você pode comemorar cada fase vencida, como uma mala arrumada ou a primeira parada do caminho, se estiverem indo de carro.

Inclua atividades para todo mundo no roteiro

Seja em um carro, em um trem ou no avião, sempre há alguma atividade para ser feita em família. Jogos de adivinha (as famosas charadas!), de trava-língua e de cantoria são ótimos para passar o tempo e entreter a galerinha.

Observar as paisagens também vai ajudar a divertir toda a turma. Experimente a brincadeira de encontrar formas diferentes nas nuvens. A molecada vai adorar! Inclusive, ela pode ajudar a preparar essas atividades em família, viu?

Peça para pesquisarem por brincadeiras animadas com antecedência e crie uma programação com o que for escolhido. Será superdivertido ver as crianças encarregadas do entretenimento.

Faça pequenas paradas

As paradas são muito bem-vindas (e necessárias) enquanto estamos viajando com crianças, sabia? Esses intervalos, que podem ser feitos a cada uma ou duas horas, são perfeitos para que toda a família possa esticar um pouco as pernas e se distrair, fazer um lanchinho rápido ou ir ao banheiro.

Além disso, as paradas ajudam a desestressar, especialmente se elas estão há bastante tempo no bebê conforto, na cadeirinha ou em assentos de elevação. Não dá para abrir mão dessa segurança, mas é possível deixar a situação mais tranquila se vocês se organizarem para espairecer um pouco durante a viagem, nem que seja por alguns minutinhos.

Por isso, vale a pena programar essas paradas, pesquisando os locais mais seguros para todos antes de cair na estrada. Muitas vezes, é possível até encontrar restaurantes com playground ou outras atrações divertidas.

Para os adultos pode não fazer muita diferença, mas, para a criançada, um simples passeio em um lugar diferente já é suficiente para distrair um pouco e melhorar o humor. Se não encontrar um local com um entretenimento específico para a turma, use a criatividade. Mostre como aquele lugar é diferente, dê uma volta ao redor a pé ou coma alguma coisa nova.

Prepare-se para imprevistos

Imprevistos acontecem o tempo todo, e na hora de viajar com crianças não é diferente. Mesmo que você se prepare com muita antecedência e faça um checklist de tudo o que vão precisar, problemas podem ocorrer e a viagem pode ser prejudicada.

Seja por conta de um pneu furado, seja uma chuva inesperada ou um problema com a reserva do hotel, por exemplo, ninguém está imune a isso. Então, é bom imaginar que esses imprevistos podem acontecer, sim.

Nesses momentos, é essencial manter o bom humor, especialmente se estiver viajando com crianças bem pequenas. Afinal, elas tendem a perceber quando os pais ou responsáveis estão estressados e podem se sentir da mesma forma.

Portanto, vale a pena ter um adulto encarregado de distrair a criançada enquanto o outro se empenha em resolver o problema. Ter jogo de cintura nesse tipo de situação é fundamental para que a viagem seja mais tranquila, mesmo com as adversidades.

pais com seus filhos em ambiente montanhoso com mochilas de acampamento descubrindo como é viajar com crianças

Confira os principais cuidados ao viajar com crianças

Viu como é possível se preparar para viajar com crianças e evitar o estresse? Agora que sabe mais sobre o assunto, é importante conhecer mais alguns cuidados essenciais para garantir o bem-estar da galerinha. Vamos lá?

Monte uma farmacinha

Fala a verdade, não dá para sair correndo atrás de remédios durante a viagem com as crianças, não é? Dependendo do destino escolhido, pode ser difícil até encontrar os medicamentos certos, sobretudo se são de uso contínuo.

Muitas vezes, até comprar uma simples fralda pode ser motivo de estresse se você está em um lugar desconhecido. Assim, para evitar aborrecimentos e lidar com imprevistos, é sempre bom montar uma farmacinha antecipadamente para viajar com as crianças.

Além de incluir os medicamentos já usados regularmente, vale a pena selecionar aqueles para dor e febre, antigripais e antialérgicos. Como dissemos, algumas crianças podem sentir enjoos durante viagens, por isso, lembre-se de falar com o pediatra para selecionar os remédios ideais para esse tipo de caso.

Outra situação que pode acontecer é a criança no não se adaptar muito bem com a alimentação do local e, com a mudança na rotina, ficar com o intestino solto, preso ou sentir azia, por exemplo. O ideal, então, é ter medicamentos para esses casos, lembrando que isso pode ocorrer também com adultos, viu?

Não esqueça, ainda, dos curativos e de soluções antissépticas para limpar feridas, caso alguém se machuque. E se precisar comprar um medicamento que necessite de receita médica, como um antibiótico, é recomendável consultar seu médico antes da viagem.

Leve protetor solar

O protetor solar é um item de primeira necessidade e que não pode ser esquecido quando a gente vai viajar com crianças, especialmente quando elas vão brincar ao ar livre, na praia ou em parques. Mesmo dentro de carro é importante aplicar o produto, sabia?

Isso é fundamental para proteger a pele dos raios ultravioleta. Mas, não é só isso não. O protetor é importante para evitar câncer de pele, queimaduras e insolação, que pode ser uma condição potencialmente grave.

Quando as crianças ficam muito tempo expostas ao sol, podem apresentar vários sintomas preocupantes, como desidratação, febre, náuseas e vômitos. Então, além de aplicar o produto adequado para cada idade, é interessante proteger a meninada com chapéus, roupas e acessórios com proteção UV.

Além desses cuidados, é recomendável evitar a exposição solar entre 10 e 16 horas, vestir a criançada com roupas leves e claras e mantê-la sempre muito bem hidratada, preferencialmente com água.

Sabemos que aplicar o protetor solar pode ser uma tarefa chatinha para algumas crianças, por isso, vale a pena relacionar esse cuidado com algo lúdico. Existem algumas opções coloridas nas farmácias que podem ajudar a tornar o processo mais divertido.

Uma alternativa é comprar um pincel simples em uma loja de ferramentas e deixar as crianças se pintarem com o produto. Explique também o quanto o uso do protetor é importante para a saúde da pele, mas sem aterrorizá-las. A ideia é deixar esse processo bem tranquilo.

Não se esqueça, claro, de dar o exemplo, utilizando o protetor solar também. Você pode deixar que a criança passe em você e em outros membros da família, o que acha? Com certeza, será um momento divertido para todos.

Lembre-se do repelente

Outro item essencial que não podemos esquecer é o repelente. Na hora de viajar com crianças, não importa o destino, esse produto precisa estar na nécessaire para proteger das picadas. Afinal, se elas já incomodam os adultos, imagine a criançada! E, com a turminha que têm alergia a picadas de insetos, a atenção deve ser redobrada.

No verão, os mosquitos estão sempre na área, é inevitável. Mas, dependendo do destino escolhido, a gente pode se deparar com os bichinhos em outras épocas do ano. Na praia ou em regiões com mata esse produto não pode ser deixado de lado.

Uma dica fundamental é comprar repelentes adequados para cada idade, pois a pele infantil requer cuidados especiais, e muitas vezes produtos utilizados em adultos podem ser nocivos. Essa questão é especialmente importante para a garotada de 6 a 2 anos de idade, viu?

Na dúvida, é bom consultar um pediatra com antecedência. E, além disso, sempre atentar às recomendações do fabricante quanto ao modo de uso do produto. Por exemplo, os repelentes não podem ser aplicados em cortes, feridas, peles irritadas ou queimadas.

Outra recomendação usual é evitar o contato do produto próximo às mucosas e aplicá-lo após a utilização do protetor solar. É importante sempre lavar as mãos depois da utilização, sobretudo se as crianças fizerem a aplicação.

Aliás, a criançada pode torcer o nariz na hora de passar esse produto também. Por isso, é tão importante tornar essa experiência o mais lúdica possível e ainda mostrar a necessidade de se proteger, mas sem causar medo.

Separe roupas de frio e de calor

Parece exagero, mas não é, pode acreditar. É sempre bom separar algumas peças de frio para a criançada, mesmo que o destino seja uma praia ou uma casa de campo no verão. Quando a gente viaja com crianças, precisa se preparar para lidar com imprevistos, como falamos acima, e as mudanças climáticas entram nessa questão.

Claro, é sempre válido usar o bom senso e separar poucos itens, a não ser que você esteja indo para um destino bem frio no meio do inverno. No verão, por exemplo, basta levar na mala uma calça, uma blusa de manga comprida e um pijama mais quentinho só para ter certeza de que a criança não vai passar frio.

Se está com dúvidas, pesquise sobre o clima da região com antecedência também. Desse jeito, você não leva roupas demais nem de menos.

Até aqui, você descobriu como viajar com crianças com mais tranquilidade. Com as dicas que apresentamos, será muito mais fácil embarcar nessa jornada com elas, não acha? Você pode adaptá-las às preferências da sua turminha e garantir a diversão do início ao fim do passeio. Assim, deixa o estresse de lado e aproveita cada momento ao máximo.

E aí, quer receber mais conteúdos legais como este diretamente no seu e-mail? Então, não perca tempo. Ative o Modo Brincar e assine nossa newsletter agora mesmo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

trava língua infantil|trava língua infantil
26222

Trava-língua infantil: principais benefícios e dicas para estimular a criançada

Apesar de parecer só uma brincadeira divertida para crianças, o trava-língua infantil é um ótimo recurso para estimular o desenvolvimento, especialmente a fala. Por trás...
Curiosidades dias das mães
785

Dia das Mães: curiosidades sobre a data e dicas para comemorá-la

Considerada uma das datas mais especiais do calendário, o Dia das Mães é a época do ano perfeita para reunir a família e celebrar a...
benefícios das atividades físicas para as crianças|benefícios das atividades físicas para as crianças
1503

10 benefícios das atividades físicas para crianças!

A prática de atividades físicas na infância é muito importante. Leia o nosso post agora mesmo e entenda os benefícios desse hábito!
pais com seus filhos abraçados comemorando o dia internacional da familia
0

Dia Internacional da Família: como curtir a data com as crianças

O Dia Internacional da Família é comemorado em 15 de maio e foi criado em uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em...
fases do desenvolvimento infantil: mãe oriental com seu filho sorrindo ao brincar
4950

Fases do desenvolvimento infantil: entenda e conheça melhor seu filho

Quer conhecer as fases da criança e conhecer ainda melhor seu filho? Então clique aqui agora mesmo e confira mais sobre o assunto!
Imagem de uma criança abraçando um cachorro
1821

Conheça 6 benefícios dos animais na educação infantil

Pensando em adotar um bichinho para as crianças? Veja por que essa é uma ótima ideia e quais os benefícios dessa decisão para o desenvolvimento infantil!