Você sabe o que é Roblox? Conheça esse jogo!

4 MINUTOS DE LEITURA
2056
pai e filha jogando roblox no tablet sentados na sala

Afinal, o que é Roblox? Esse nome soa como novidade ou você está aqui porque a garotada em casa está ligada nesse jogo? No meio de tantas inovações tecnológicas e uma infinidade de aplicativos pelos quais as crianças navegam tranquilamente, às vezes fica difícil acompanhar, não é mesmo?

Este conteúdo foi escrito para ajudar você a entender o conceito básico do jogo, porque o Roblox faz tanto sucesso, quais são os benefícios e se é seguro. Vamos lá? Boa Leitura!

O que é Roblox?

Imagine uma plataforma de games onde o próprio jogador cria o seu jogo e compartilha com os outros usuários. Genial, não? Mas não é só isso, você também pode jogar as criações de outras pessoas.

Simplificando bastante, podemos dizer que o Roblox é como uma caixa de Lego. É possível jogar uma das muitas versões já existentes ou criar a sua própria, porque ele é apenas uma base. O sucesso é tanto que já existem kits e bonecos Roblox que reproduzem as criações mais famosas.

Ele é popular principalmente entre a garotada, que adora a versatilidade e consegue criar seus próprios personagens, objetivos e até as regras. O jogo pode ser acessado online pelo console de games Xbox One, computadores com sistema operacional Windows, MacOS ou em celulares e tablets Android e iOS.

Como foi criado o Roblox?

A plataforma existe desde 2004, mas começou a crescer e ganhar cada vez mais jogadores a partir de 2015. A proposta inicial de seu criador — o engenheiro David Baszucki — era desenvolver formas criativas e inovadoras de ensinar física para a garotada.

O Roblox é parecido com outro jogo bastante popular: o Minecraft, porém, com uma pegada mais educativa e muito interativa, por conta da funcionalidade de programação.

criança sentada no sofá jogando Roblox

Roblox é seguro para as crianças?

Ao longo do texto você deve ter perguntado isso, não é mesmo? É natural, afinal, é um jogo online, com inúmeros jogadores do mundo inteiro e que tem até uma moeda própria. Cientes dos problemas que isso pode gerar, os desenvolvedores da plataforma procuram garantir a segurança com algumas medidas.

Há restrições relacionadas à idade de quem fez o cadastro, visto que a plataforma passou a exigir de jogadores maiores de 13 anos a confirmação de idade e apresentação de documento, que não é armazenado, apenas analisado por tecnologia de processamento de imagem.

Desse modo, são criados filtros para monitoramento, a fim de evitar que menores tenham acesso a algum tipo de conteúdo impróprio nos chats, relacionados à violência extrema e nudez.

De qualquer forma, é preciso que os responsáveis pela criança estejam atentos e verifiquem com frequência o que ela está fazendo e com quem está interagindo, além de verificar as configurações de privacidade. Tudo isso para criar uma relação saudável com a tecnologia, certo?

Quais são os benefícios da plataforma?

Talvez o objetivo inicial de ensinar física não tenha sido alcançado, mas a plataforma se transformou em uma poderosa forma de alfabetização digital para a meninada. Aliás, não são só as crianças que se beneficiam, pois adolescentes e até adultos que tenham interesse em programação de jogos também podem utilizá-la para criar um modelo próprio.

O jogo incentiva a criança a desenvolver seu próprio mundo, em que a criatividade infantil e a imaginação não têm limites, tudo de forma fácil e intuitiva. As ferramentas estão disponíveis na plataforma, são simples de usar e elas ainda podem contar com a ajuda de outros usuários, o que estimula a socialização.

Agora você já sabe o que é Roblox e motivo de que ele pode ser um ótimo instrumento de aprendizado e desenvolvimento para a criançada. Mas como tudo na vida, é preciso equilíbrio para usá-lo da melhor forma. E já que essa turminha ainda não tem tanto discernimento, é importante dar aquela força, não é mesmo?

Quer saber mais sobre o assunto e conhecer os jogos que fazem a cabeça de crianças e adolescentes? Aproveite para ler este artigo sobre o que são os egames e quais os prós e contras para a garotada.

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *