Investir em um brinquedo pedagógico para educação infantil é uma excelente forma de auxiliar no desenvolvimento das crianças. Afinal, é por meio da brincadeira que os pequenos estimulam habilidades e aprendem mais sobre o mundo ao seu redor.
Pensando nisso, para que você entenda melhor e descubra qual é a importância dos brinquedos para o aprendizado infantil, preparamos este artigo recheado de informações. Vem com a gente e confira!
O que são brinquedos pedagógicos?
Afinal, o que é um brinquedo pedagógico? Presente em uma variedade de categorias, esse tipo de passatempo é desenvolvido especialmente para a aprendizagem e desenvolvimento infantil, sendo bastante utilizado nas salas de aula.
Diferentemente dos brinquedos educativos, com os quais as crianças podem brincar e aprender sozinhas, os pedagógicos necessitam da presença, mediação e direcionamento de um adulto, e normalmente contam com a presença de letras e números.
No geral, o brinquedo pedagógico para educação infantil é mais elaborado que o convencional e envolve diversas regras. Por conta disso, ele ajuda os pequenos a trabalharem habilidades específicas, como raciocínio, organização e disciplina, e ainda estimulam os sentidos.
Qual é a importância dos brinquedos pedagógicos?
Sabemos que não há maneira mais prazerosa de aprender do que brincando. Por isso, os brinquedos pedagógicos exercem um papel fundamental no processo de ensino da criançada.
Além de estimular a coordenação motora, cognição, expressão e memorização, as ferramentas trabalham a sociabilidade e a interatividade entre os pequenos. Com isso, as crianças passam a se desenvolver, podem vencer a timidez e aprendem a se comunicar melhor — algo necessário em todas as fases da vida.
Fora isso, existem alguns tipos de brinquedo pedagógico para educação infantil que complementam o aprendizado das matérias escolares, aumentando o interesse e a assimilação dos conteúdos por parte da criança. Ainda entre os benefícios desses passatempos estão:
- favorecer a imaginação e a criatividade;
- incentivar o gosto por novas experiências;
- trabalhar a linguagem;
- ensinar por meio dos seus erros.
Exemplos de brinquedos pedagógicos
Mas quais são os principais tipos de brinquedos pedagógicos? Como já dissemos, esses passatempos estão presentes nas mais diversas categorias, variando de acordo com a faixa etária e as necessidades de cada criança. Entretanto, separamos alguns bons exemplos entre as opções. Veja a seguir!
1. Jogos da memória
Considerado um clássico, o jogo da memória é um bom exemplo de brinquedo pedagógico. Indicado para crianças a partir dos quatro anos, o passatempo desenvolve raciocínio lógico, aumenta a concentração, estimula a comunicação e colabora com a memória fotográfica.
Atualmente, é possível encontrar o jogo em diversas opções, com os mais variados níveis de dificuldade. Na forma tradicional, ele é composto por 12 cartas, ou seja, seis pares. Para jogar, é possível contar com a participação de um ou mais jogadores.
2. Quebra-cabeça
O quebra-cabeça também é um brinquedo para crianças que favorece o ensino e a aprendizagem. Além de aumentar a percepção e promover a interação social, a brincadeira estimula a capacidade de resolução de problemas, favorece a autoestima, desenvolve a coordenação, trabalha a cognição e melhora a memória.
Basicamente, durante o passatempo, os pequenos terão que reconstruir uma imagem ou figura, juntando seus pedaços soltos. A atividade também está presente em diferentes graus de dificuldade e pode ser apresentada à criança a partir dos 12 meses.
3. Jogo “Formando palavras”
Outro excelente brinquedo bastante utilizado para aprendizagem é o jogo “Formando palavras”. Recomendado para crianças a partir de 6 anos, o passatempo é composto por cartelas com figuras, números e letras soltas. Seu objetivo pedagógico é desenvolver a linguagem verbal e oral da criança, contribuindo para o raciocínio, a comunicação e a cooperação.
Para jogar, o responsável terá que orientar as crianças sobre o intuito do jogo, que é formar as palavras utilizando os termos destacados com base nas imagens e na quantidade de formas presentes na cartela. Dessa forma, é necessário distribuir as cartelas entre os participantes. Ganha quem preencher a cartela primeiro.
4. Livros e fantoches
Não tem como falar sobre educação infantil sem lembrar dos livros e fantoches. Justamente por trabalharem diferentes habilidades enquanto ensinam, eles também são vistos como uma opção entre os brinquedos pedagógicos.
Além de despertar a curiosidade, a contação de histórias com fantoches estimula a imaginação, desenvolve autonomia e até mesmo o próprio pensamento. Por meio delas, a criança vivencia diversas emoções, como raiva e angústia, e aprende a resolver seus conflitos emocionais.
Acompanhe o blog Modo Brincar!
Ao optar por um brinquedo pedagógico para educação infantil, é possível auxiliar no desenvolvimento do seu filho e ainda colecionar momentos únicos ao lado de toda a família. Então, aproveite para conferir todas as opções disponíveis no nosso catálogo on-line!
Se quiser, você também pode aproveitar o tempo livre para continuar navegando pelo blog Modo Brincar. Aqui você encontra as melhores dicas sobre desenvolvimento, educação, brincadeiras e muito mais. Aproveite!