O que fazer para evitar o estresse na volta às aulas

4 MINUTOS DE LEITURA
1502
volta às aulas|volta às aulas
Mãe se despede do filho na porta da escola

Depois de muito descanso e diversão, a volta às aulas pode ser um momento de estresse tanto para os cuidadores quanto para os pais. Afinal, tudo o que sai da rotina por um tempo, demora um pouco para retomá-la.

Isso sem falar que a compra do material também pode gerar problemas. Papelarias lotadas e preços nas alturas são alguns dos inconvenientes que só servem para nos deixar ainda mais irritados. Pode parecer missão difícil, mas é totalmente possível que o retorno à escola seja feito de maneira tranquila.

Com apenas algumas dicas, você pode evitar os conflitos e fazer com que a criança fique feliz em rever os amigos e os estudos. Quer saber quais são? Então, continue a leitura!

Compre o material escolar com antecedência

Primeiramente, vamos à dica mais prática de todas, que é sobre a compra do material escolar. Embora seja fundamental, porque os jovens estudantes precisam desses itens, a correria dessa época torna essa ocasião bem estressante. Por isso, aqui temos duas sugestões.

A primeira é comprar tudo com antecedência. Muitas escolas disponibilizam a lista de material escolar assim que a matrícula é feita. Dessa maneira, quanto antes você souber o que precisa comprar, melhor será.

Com a lista em mãos, faça uma pesquisa de preços. Nessa jornada, dá para economizar bastante. Quer evitar as papelarias lotadas? Bom, aqui vai a segunda sugestão: faça as suas compras online! No conforto do seu lar, você adquire tudo o que precisa e recebe em casa, sem filas e sem estresse.

Converse e apoie a criança

Muitas vezes, os pequenos ficam desanimados por voltarem às aulas. A maior razão para isso é a sensação de que estão deixando um pouco de lado toda a diversão das férias, época sem muito horário e livre das tarefas de casa — e isso é absolutamente normal. Logo que retomarem a rotina escolar, esse sentimento passa.

Porém, algumas crianças seguem relutantes e é nessa hora que você deve prestar atenção se esse receio de retornar à escola pode ser algum problema.

O bullying, por exemplo, é um dos maiores motivos que fazem a meninada não gostar do ambiente escolar. Isso você só saberá se tiver uma conversa com o pequeno. Esteja aberto a ouvir o que ele tem a dizer e, se necessário, chame os orientadores da escola para ajudar a resolver a questão.

Crie um cantinho dos estudos

volta às aulas

Com a pouca idade, estudar e fazer tarefa de casa não parece um atrativo para as crianças. Mas isso pode mudar se você montar um cantinho todo especial para essas práticas — e, é claro, “vender esse peixe” para a turminha.

Não precisa gastar muito dinheiro ou fazer algo requintado demais. Uma escrivaninha, uma cadeira confortável, uma boa iluminação e a personalização do espaço já são o suficiente.

Aproveite e peça ajuda para a criança ajudar a decorar esse cantinho. Alguns itens, como bonecos colecionáveis, canecas e porta-lápis dos personagens preferidos vão fazer com que o pequeno se sinta ainda mais empolgado com seu novo “forte de estudos”.

A volta às aulas não precisa ser sinônimo de estresse e birras. Com planejamento, dá para fazer dessa ocasião um momento de tranquilidade e evitar todos os inconvenientes muito comuns nessa época. Para isso, basta ter paciência e seguir as dicas deste post.

Por falar em dicas, temos mais uma que pode interessar você. Sabemos que a leitura é superimportante. Portanto, trouxemos um conteúdo com as atividades para desenvolver esse hábito. Aproveite que está por aqui e confira!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...
Comemoração dia dos pais
533

Dia dos Pais: curiosidades e ideias para comemorar em família

O Dia dos Pais é uma data megaespecial comemorada em todo o mundo. Seu objetivo é homenagear a figura paterna, destacando o papel importantíssimo dessas...