Yoga para crianças: descubra os benefícios dessa prática

4 MINUTOS DE LEITURA
453
yoga para crianças|
Crianças durante aula de Yoga

A yoga é uma prática oriental que está ganhando cada vez mais adeptos no ocidente, inclusive no Brasil. Além disso, a yoga para crianças também vem se tornando uma prática cada vez mais comum.

Com uma tradição milenar, são elaborados movimentos de alongamento, torções e posturas que apresentam muitas vantagens para a saúde. Nesse sentido, a yoga para crianças não deve ser encarada apenas como um tipo de exercício físico, mas também é uma prática que ajuda nas emoções e na espiritualidade.

As técnicas têm diversos propósitos, e a essência é que a atividade é transformadora, até mesmo para os pequenos. Por isso, vamos entender um pouco sobre a yoga para crianças e entender quais os benefícios dessa prática? Acompanhe!

Qual é a diferença de abordagem entre a yoga para crianças e a para adultos?

A principal diferença está no método utilizado, uma vez que a estrutura física das crianças não é a mesma dos adultos. Além disso, os pequenos ainda estão em período de formação óssea e muscular, o que exige maior cuidado nos movimentos. 

O yoga para crianças também traz aulas mais lúdicas, com o uso de músicas, contação de histórias e outras atividades para envolver esse público. Dessa forma, eles aprendem:

  • posturas de relaxamento;
  • técnicas de respiração (pranayamas);
  • meditação e outras técnicas.

A recomendação é que crianças a partir dos 3 anos já podem começar a praticar yoga. No entanto, é preciso ter diferentes cuidados de acordo com a idade.

Quais são as vantagens da yoga para crianças?

Yoga é uma prática que agrega técnicas que estabelecem uma conexão entre corpo e mente. Nesse sentido, as crianças têm muitos benefícios com essa atividade, pois ela contribui para o crescimento pessoal e intelectual.

Se você quer saber um pouco mais das vantagens que os pequenos terão ao praticar yoga, veja a seguir uma lista completa dos benefícios:

  • trabalha com autoconhecimento;
  • ensina sobre respeito aos demais;
  • aumenta a flexibilidade;
  • fortalece os músculos;
  • ensina a consciência corporal;
  • estimula a concentração;
  • mantém o equilíbrio do corpo;
  • controle das emoções;
  • estimula a disciplina;
  • aumento da autoestima;
  • ensinamentos sobre não-violência;
  • desperta a criatividade;
  • sensação de relaxamento;
  • diminui níveis de estresse e ansiedade infantil;
  • maior coordenação motora;
  • conexão com a natureza e todos os seres vivos.

Como apresentar e introduzir a yoga para os pequenos?

As crianças são muito curiosas e nem sempre conseguem focar a atenção em algo por muito tempo. Por isso, o ideal é inserir elementos que possam envolver e criar uma atmosfera mais lúdica, que mostre para elas que a prática pode ser muito divertida. Além disso, é uma espécie de meditação para crianças.

Dessa maneira, é importante trabalhar com uma abordagem diferente da que é comumente usada com os adultos. Assim, o yoga para crianças utiliza artifícios como a contação de histórias, o uso de instrumentos musicais e a inserção de sons de animais nos movimentos. 

A partir disso, as crianças podem se interessar mais pela atividade, pois ela será mais leve e muito divertida. O yoga é uma atividade que pode aumentar a qualidade de vida dos pequenos, mas é essencial buscar por um profissional que trabalhe com esse público. Afinal, o acompanhamento com um especialista deixa a prática mais segura e interessante.

Gostou das dicas deste post? Então assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos direto no seu e-mail!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...
Comemoração dia dos pais
533

Dia dos Pais: curiosidades e ideias para comemorar em família

O Dia dos Pais é uma data megaespecial comemorada em todo o mundo. Seu objetivo é homenagear a figura paterna, destacando o papel importantíssimo dessas...