9 animes e desenhos antigos para relembrar com a criançada

7 minutos para ler

Alguns animes e desenhos são simplesmente atemporais, não é mesmo? Quem era criança na década de 80 ou 90, por exemplo, teve a chance de curtir títulos icônicos na televisão aberta e que fazem sucesso até hoje. Muitos até ganharam novas versões!

Os tempos mudaram, é verdade, mas existe algo de especial nesses animes e desenhos que não podemos ignorar. De forma leve e divertida, eles ensinaram sobre respeito, diversidade, sustentabilidade e muito mais.

Pensando nisso, preparamos uma lista com animes e desenhos inesquecíveis para você curtir com as crianças. Tem interesse? Então, prepare a pipoca e se ajeite no sofá!

1. Os Cavaleiros do Zodíaco

Os Cavaleiros do Zodíaco” não poderia ficar de fora desta lista, fala a verdade! A série, exibida entre os anos de 1986 e 1989, marcou a infância de muita gente e foi responsável por popularizar o gênero de anime aqui no Brasil.

A história gira em torno de cinco guerreiros místicos que têm a missão de proteger a reencarnação da deusa Atenas e lutar contra forças do mal que querem dominar a Terra. A animação, que ganhou uma nova versão da Netflix, ensina lições sobre amizade, lealdade e a importância de não desistir de seus objetivos.

2. He-Man e os Defensores do Universo

“Pelos poderes de Grayskull, eu tenho a força!”. Quem não lembra dessa frase? “He-Man e os Defensores do Universo” fez muito sucesso nos anos 80 e 90, especialmente entre os meninos. A trama mostra Adam, o He-Man, lutando com seus amigos para proteger o planeta Eternia e o Castelo de Grayskull do inesquecível vilão Esqueleto.

No final de cada episódio, He-Man aparecia para a garotada com conselhos sobre diversos temas, como uso de drogas, além de mensagens sobre honestidade, amizade e respeito. A Netflix, inclusive, lançou recentemente a série “He-Man e os Mestres do Universo“. Vale preparar a pipoca!

3. Dragon Ball

Dragon Ball” mostra a história de Goku desde sua infância até ele se tornar avô. Na trama, ele parte em uma jornada com sua amiga Bulma para encontrar as sete Esferas do Dragão. Eles enfrentam muitos inimigos, mas também encontram bons aliados.

É uma produção legal para ensinar às crianças valores essenciais, como trabalho em equipe, perseverança e resiliência. A série, inspirada no romance mitológico chinês “Jornada ao Oeste”, já ganhou diversas sequências, filmes e mangás.

4. Clube da Luluzinha

Luluzinha foi criada em 1935 pela cartunista Marjorie Henderson Buell, sabia? A personagem fez bastante sucesso em tiras de jornais e curtas-metragens. Ela também ganhou uma série de quadrinhos em 1945 e um anime em 1976.

Em 1995, o “Clube da Luluzinha” foi criado e fez bastante sucesso no Brasil. A animação mostra Luluzinha e sua turma aprontando várias traquinagens e se envolvendo em muitas confusões. O desenho é conhecido por tratar de temas como amizade e, especialmente, protagonismo feminino.

5. ThunderCats

ThunderCats” é pura nostalgia, por isso, não poderia faltar nesta lista de animes e desenhos antigos! A série, que fez a alegria de muitas crianças nos anos 80 e 90, ganhou uma nova versão em 2011 e 2020, sabia? Os estúdios WarnerBros até anunciaram um filme inspirado na história, mas sem data de estreia até agora.

O desenho, misto de ficção científica com fantasia, conta a história de um grupo de felinos alienígenas do extinto planeta Thundera. Na trama, eles enfrentam inimigos na Terra munidos com uma tecnologia futurista altamente avançada.

Entre tantos ensinamentos, “ThunderCats” fala sobre a importância do trabalho em equipe, além de dar lições sobre respeito e diversidade.

6. Caverna do Dragão

Se você foi criança nos anos 80 ou 90, deve se lembrar da “Caverna do Dragão”, mesmo que não tenha acompanhado todos os episódios, certo?

O desenho, inspirado no jogo de RPG “Dungeons & Dragons”, mostra um grupo de crianças levadas para um mundo mágico durante um passeio em uma montanha-russa. A partir daí, eles precisam enfrentar vários desafios para voltar para casa, sempre com a ajuda do Mestre dos Magos.

Ele, inclusive, dá vários conselhos para as crianças ao longo da animação. “As más ações sempre retornam a quem as praticam”, por exemplo, é uma frase famosa dita por ele no episódio “À Procura do Esqueleto Guerreiro”.

7. Cavalo de Fogo

Esse desenho foi exibido por muitos anos no SBT, lembra? A produção conta a história de Sara, uma menina do planeta Dar-Shan que foi salva por um ser místico, o Cavalo de Fogo, das garras da terrível bruxa Diabolyn.

Para fugir da vilã, ela é deixada na porta de um fazendeiro americano, o Sr. John Cavanaugh, pelo Cavalo de Fogo. Quando a menina completa 13 anos, ela descobre sua verdadeira identidade e volta ao seu planeta de origem para salvar o local da bruxa e os espíritos malignos que ela controla.

Uma das coisas bacanas do desenho é a amizade da Sara com Ellen, uma menina de origem indígena que conhece o seu segredo e constantemente ajuda a princesa a viajar até Dar-Shan.

8. Capitão Planeta

Lembra do “Capitão Planeta”? Ele foi criado com a missão de passar uma mensagem ecológica para a garotada dos anos 90. A história, exibida entre os anos de 1990 e 1996, mostra cinco jovens de origens diferentes que recebem anéis de Gaia, a Deusa da Terra, representando elementos da natureza.

Em cada episódio, eles combatiam vilões que ameaçavam o meio ambiente e, quando a situação ficava difícil, convocavam o Capitão Planeta usando os poderes de seus anéis. Uma das coisas mais legais do desenho é ver que o super-herói, na verdade, não era autossuficiente. Ele ainda precisava da ajuda dos cinco jovens para proteger o planeta.

9. Fantástico Mundo de Bob

Por fim, temos o “Fantástico Mundo de Bob”, que contava a história de um menino de quatro anos, o Bob Gerenic, com uma imaginação para lá de fantasiosa. Na trama, Bob está crescendo e precisa lidar com medos, problemas e angústias do cotidiano.

Para isso, ele usa sua imaginação e, muitas vezes, se mete em problemas por entender as coisas de maneira literal. O menino tem até um amigo imaginário, a aranha de pelúcia Webbly, que o acompanha em suas confusões.

O desenho foi criado por Howie Mandel, um comediante canadense que aparece sempre no final dos episódios para transmitir uma mensagem positiva às crianças.

Essa foi nossa lista de animes e desenhos para você relembrar com as crianças! Já pode incluir esses títulos na lista de filmes para a família, viu? Após conferir as produções, aproveite para conversar com os pequenos sobre os temas abordados nesses desenhos. Não se esqueça de promover um momento de reflexão sobre os ensinamentos vistos, mesmo que seja breve.

Agora que você já viu nossa lista de animes e desenhos, conheça também 6 brincadeiras para estimular a concentração infantil!

Posts relacionados

Deixe um comentário