Até que ponto assistir a desenho animado é bom para a criança?

6 MINUTOS DE LEITURA
37
assistir desenho animado|
Criança assiste desenhos animados na televisão

Faz parte da nossa infância assistir a desenho animado, não é mesmo? É uma delícia deitar-se no sofá e curtir as aventuras mais inusitadas do nosso personagem favorito. Se tiver uma bacia de pipoca, então? Perfeito.

Não é à toa que a criançada adora: além de ser divertido, pode contribuir de várias formas para o desenvolvimento saudável. Mas sempre existe um porém e, nesse caso, é conseguir encontrar o equilíbrio e não deixar que essa atividade se transforme em um problema.

Continue com a leitura e descubra como manter as coisas sob controle.

Quais são os benefícios de a criança assistir a desenho?

Tudo na vida tem um lado bom e um lado ruim, certo? O médico e físico Paracelso — século XVI — já dizia que a diferença entre o veneno e o remédio está na dose.

Por isso, tenha em mente que manter o equilíbrio é muito importante para que assistir a desenho animado não se torne prejudicial. Veja alguns benefícios que a atividade pode trazer.

Estimula a criatividade

Assistir a desenhos animadosde qualidade e apropriados para a idade ajuda a criança a expandir a imaginação e a criatividade. A garotada acaba se envolvendo nas aventuras dos personagens e pode levá-las às suas brincadeiras.

Você pode aproveitar o tempo livre para estimular a criança a desenhar as histórias favoritas e inventar novos acontecimentos e personagens. Quem sabe isso não desperte a veia artística dela?

Traz noções éticas e de convívio social

Um desenho animado pode ser um bom caminho para ensinar às crianças pequenas noções sobre regras de convívio social, atitudes éticas e empoderamento, como no caso de personagens femininas marcantes.

As histórias costumam reproduzir situações do cotidiano e dilemas que permitem identificação e possibilitam que os pequenos e as pequenas comecem a perceber a diferença entre certo e errado, bem e mal.

Pode influenciar de forma positiva a personalidade

Aqui fica a ressalva que tudo depende do desenho animado, claro. Afinal, há histórias que não poderiam ser chamadas de influência positiva, não é mesmo? Mas se o conteúdo é adequado para a idade, pode se tornar um ótimo ponto de referência para essa nova pessoinha, afinal, crianças costumam reproduzir as atitudes de quem admiram.

Favorece o amadurecimento cognitivo e emocional

Muitas vezes, a criança tem dificuldade de compreender acontecimentos marcantes da vida real, como o nascimento de um novo bebê, a morte de um parente ou a separação dos pais.

Assistir a um desenho animadofacilita o entendimento do problema por meio da assimilação do assunto e por conta do desenvolvimento da empatia. Também é uma boa maneira de o adulto abordar essas temáticas.

Incentiva o desenvolvimento da linguagem

Quando o bebê começa a falar as primeiras palavras, ele praticamente repete os sons que ouve. Somente com o tempo, os pequenos e as pequenas começam a associá-las aos vários contextos. Nesse aspecto, o desenho animado contribui para exercer a habilidade de interpretação, ao associar o que está sendo dito a uma ação ou objeto.

Traz alegria e alivia a tensão

Não pense que vida de bebê é fácil, viu? Imagine que todo dia traz inúmeros aprendizados e emoções com os quais ele não sabe lidar, e isso pode deixá-lo agitado e confuso. Nada melhor que algumas risadas e uma boa diversão para deixar a criaturinha bem tranquila. Por isso, é importante ficar de olho no conteúdo, ok?

Qual é a importância de limitar o tempo de tela da criança?

A exposição às telas no período da noite pode prejudicar a qualidade do sono da criança e acarretar inúmeros problemas, que podem ir de alterações no comportamento até questões de saúde física. Passar muito tempo em frente a um equipamento eletrônico também provoca uma hiperestimulação do cérebro e prejudica o autocontrole.

Imagine que sempre que ela precisa se acalmar é oferecida essa distração. Com o tempo, passa-se a entender que a única forma de se tranquilizar é recebendo uma grande carga de estímulos cerebrais. Por isso, é preciso ter equilíbrio entre todas as atividades. Assim, a criançada aprenderá a administrar suas emoções em diferentes situações.

Como impor limites?

O ideal é estabelecer limites ainda antes do primeiro contato, para que a relação com a tecnologia se estabeleça de forma saudável. Mas, se isso não foi possível, não se preocupe. Sempre é tempo de estabelecer regras.

Veja algumas dicas:

  • deixe claro que o limite não é uma punição, mas um acordo;
  • converse de forma clara e explique o porquê;
  • ouça a criança e criem um cronograma juntos;
  • esclareça o que pode e o que não pode;
  • evite fazer concessões com frequência;
  • crie uma rotina para supervisionar o uso;
  • programe outras atividades para ocupar o tempo livre.

Qual é a idade mínima para assistir a desenho com segurança?

Em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um guia com recomendações sobre o uso de telas por crianças. Segundo esse documento, deve ser evitado que menores de 2 anos sejam expostos à TV ou às telas de dispositivos eletrônicos, como tablets e celulares.

Caso seja inevitável, a orientação é escolher um conteúdo de qualidade e apropriado para a faixa etária. Outra recomendação é assistir a desenho em companhia de um adulto que possa conversar e ajudar a criança a entender o que está vendo.

Isso também vale para a garotada maiorzinha, entre 2 e 5 anos, e o tempo de permanência em frente à tela deve ser de, no máximo, 90 minutos. Uma boa opção é escolher filmes para ver com a família e aproveitar para passar um tempo juntos.

Como garantir uma internet segura para a criançada?

Não há como impedir que elas tenham acesso à tecnologia. Por isso, é essencial prestar muita atenção ao tempo e ao tipo de conteúdo a que elas têm acesso. É possível adotar medidas que ajudem a protegê-las.

Veja ações práticas:

  • use ferramentas que bloqueiam conteúdos indesejados;
  • acione o sistema de busca segura;
  • estabeleça um limite de acesso para aplicativos e jogos;
  • instale um ótimo antivírus;
  • coloque senhas de acesso;
  • supervisione os conteúdos com frequência.

Quando se trata de educação infantil não há uma regra única e infalível. Seria mais fácil se essas pessoinhas viessem com manual de instrução, não é mesmo? De qualquer forma, a maneira como lidamos com as situações é o que determina se uma coisa terá um efeito bom ou não, e não seria diferente quando falamos em assistir a desenho animado. Equilíbrio é a chave de tudo.

Aproveite que você já está por aqui e confira também este artigo sobre como manter uma relação saudável entre crianças e tecnologia!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Curiosidades dias das mães
785

Dia das Mães: curiosidades sobre a data e dicas para comemorá-la

Considerada uma das datas mais especiais do calendário, o Dia das Mães é a época do ano perfeita para reunir a família e celebrar a...
benefícios das atividades físicas para as crianças|benefícios das atividades físicas para as crianças
1503

10 benefícios das atividades físicas para crianças!

A prática de atividades físicas na infância é muito importante. Leia o nosso post agora mesmo e entenda os benefícios desse hábito!
pais com seus filhos abraçados comemorando o dia internacional da familia
0

Dia Internacional da Família: como curtir a data com as crianças

O Dia Internacional da Família é comemorado em 15 de maio e foi criado em uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em...
fases do desenvolvimento infantil: mãe oriental com seu filho sorrindo ao brincar
4950

Fases do desenvolvimento infantil: entenda e conheça melhor seu filho

Quer conhecer as fases da criança e conhecer ainda melhor seu filho? Então clique aqui agora mesmo e confira mais sobre o assunto!
Imagem de uma criança abraçando um cachorro
1821

Conheça 6 benefícios dos animais na educação infantil

Pensando em adotar um bichinho para as crianças? Veja por que essa é uma ótima ideia e quais os benefícios dessa decisão para o desenvolvimento infantil!
disputa entre beyblades em arena de batalha
0

Descubra o que é beyblade, como jogar e quais são os principais tipos

Se você é fã de mangás e animes, com certeza, já sabe o que é beyblade. Vindo diretamente do oriente, este brinquedo conquista gerações e...