Brincadeira de dinossauro: 7 ideias divertidas para criançada!

5 MINUTOS DE LEITURA
1217
criança se divertindo com bonecos durante brincadeira de dinossauro

Não é de hoje que os grandes répteis que habitaram a Terra fascinam a criançada. Apesar de estarem extintos a milhões de anos, eles fazem os pequenos imaginarem e se divertirem com brincadeira de dinossauro

De acordo com a história, os dinossauros eram gigantes animais que caminhavam pelo planeta a 250 milhões de anos atrás, durante a Era Mesozoica. Retratados como seres ferozes, eles se dividiam em grupos com características distintas, classificados entre herbívoros, omnívoros e carnívoros.

Protagonistas de diversos filmes de ficção científica, eles conquistaram milhares de corações. Por isso, a equipe do #ModoBrincar preparou uma lista completa com sete ideias de brincadeira de dinossauro para divertir a criançada. Continue a leitura e confira! 

1. Dinossauro por um dia

Qual criança nunca quis ser um dinossauro por um dia? Essa é uma ideia divertida para entreter os pequenos e dar vida ao imaginário! É possível investir em uma fantasia completa ou colocar a mão na massa e criar as peças em casa.

Para fazer uma coroa de espigões, por exemplo, você só precisa de duas cartolinas verdes, lápis, tesoura e cola. Na prática, basta desenhar uma coluna no meio de uma das folhas e fazer triângulos envolta. Depois, recorte. 

Use a outra cartolina para fazer a base do chapéu, cortando uma tira e modelando-a no tamanho da cabeça da criança. Finalize colocando os espigões na base!

2. Dinossauro colorido

O ato de colorir pode trazer inúmeros benefícios para o desenvolvimento da criança, estimulando habilidades como coordenação motora fina e concentração. Por isso, se você procura por uma brincadeira de dinossauro, apostar em imagens para colorir pode ser uma excelente ideia. 

Você pode imprimi-las direto da internet ou investir nos tradicionais livros para colorir. Na Ri Happy, você encontra diversas opções, com desenhos e atividades nessa temática. Escolha a melhor opção, separe os lápis e ajude os pequenos a dar vida às figuras favoritas! 

3. Teatro de dinossauros

Quem busca por brincadeiras para festa de dinossauro pode investir em um divertido teatro de fantoches. A ideia é narrar uma história divertida sobre as figuras, podendo até abordar fatos sobre o período jurássico. 

O mais legal é encontrar kits completos de fantoche, com diferentes tipos de dinossauros para ilustrar a brincadeira. Também é possível criá-los utilizando papel, tecido e cola. Tudo depende da sua preferência e da sua criatividade! 

4. Fósseis de massinha

Que tal aproveitar as brincadeiras com dinossauros para explicar aos pequenos um pouco mais sobre o trabalho de quem os estuda? Os paleontólogos são profissionais responsáveis por explorar registros fósseis para descobrir quais espécies viveram na Terra no passado. 

Você pode aproveitar a diversão para contar às crianças a importância dessa profissão e fazê-las mergulhar na história, criando fósseis de faz de conta. Para isso, use apenas massinha de modelar e figuras de dinossauro em miniatura. Peça para os pequenos abrir a massinha e pressionar os dinossauros em cima, criando uma espécie de molde.

criança brincando com bonecos representando brincadeira de dinossauro

5. Ovos de dinossauro congelado

A imaginação é uma ferramenta valiosíssima para o desenvolvimento infantil, ajudando os pequenos a entender o mundo e a si mesmos. Uma brincadeira de dinossauro pode ajudar a estimulá-la, principalmente para criar mais uma peça para o cenário da diversão! 

É o caso dos ovos de dinossauro congelado, que podem servir como elementos para as histórias criadas no imaginário infantil. Para fazê-los, basta pegar uma bexiga, inserir uma minifigura de dinossauro e enchê-la com água. Depois, é só amarrar, levar ao congelador e aguardar um dia. Feito isso, basta rasgar a bexiga para ter um ovo de dinossauro! 

6. Escavação imaginária

Outra forma de brincar de dinossauro é usar figuras de ação para fazer uma escavação imaginária. Também remetendo ao trabalho dos paleontólogos, com a brincadeira, os pequenos podem entender o funcionamento do estudo sobre esses animais. 

Para a diversão, você precisa de uma bacia ou uma bandeja grande, farinha, terra, areia ou espuma e minidinossauros. Encha o recipiente com os grãos ou a espuma, afunde as figuras e chame a criançada para escavar com ajuda de um pincel. 

7. Pintura com as mãos 

Uma excelente brincadeira de dinossauro para educação infantil é a pintura com as mãos. A ideia é que os pequenos utilizem a forma de uma das mãos para criar o réptil favorito. 

Comece pedindo para a criança pintar a palma da mão com guache e carimbá-la em uma folha de sulfite em branco. Depois, separe lápis, canetinhas, pincéis e tintas para o pequeno transformar a imagem em um belo dinossauro.

Ative seu #ModoBrincar e divirta-se!

Com tantas opções, fica fácil escolher uma brincadeira de dinossauro para entreter a criançada. Agora que você já está por dentro, que tal conferir as novidades do blog #ModoBrincar? Entre os conteúdos, você encontra artigos exclusivos sobre desenvolvimento infantil, maternidade, brincadeira, brinquedo e muito mais. Confira e aproveite!

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *