8 brincadeiras de Halloween para animar a criançada

brincadeiras de halloween: crianças brincando fantasiadas|brincadeiras de halloween: crianças chupando pirulito em festa temática
Um grupo de crianças fantasiadas para o Halloween

A época mais assustadora do ano está chegando. Você já se preparou para “doces ou travessuras”? Vestir uma fantasia e sair por aí à procura de guloseimas é apenas uma das brincadeiras de Halloween. Não se engane, existem muitas outras tão divertidas quanto!

Embora não tenha sua origem aqui no nosso país, a data é cada vez mais comemorada em terras brasileiras, como o temido “dia das bruxas”. Quer saber tudo sobre essa história e como aproveitar o seu Halloween? Continue a leitura, pois neste post trouxemos dicas superlegais, confira!

Quais brincadeiras de Halloween fazer com as crianças?

Vamos logo para o que mais interessa: que tal aprender brincadeiras de Halloween? Afinal, essa temática de monstros, bruxas e abóboras afloram a nossa criatividade e origina momentos incríveis.

1. Boliche de fantasmas

O boliche é um jogo muito divertido tanto para as crianças quanto para os adultos. Já pensou que legal fazer um de fantasmas? Você pode pegar copos descartáveis brancos ou até mesmo rolos de papel higiênico. Use uma caneta para desenhar o rosto dos fantasminhas, empilhe os objetos e use uma bolinha para acertá-los. Essa é bem fácil!

2. Verruga da bruxa

Uma atividade que rende boas risadas é a verruga da bruxa. Em uma cartolina ou outro papel grande, como o pardo, desenhe um rosto da personagem com o nariz exagerado, bem típico. Dê um pedaço de massinha de modelar para cada criança.

Com os olhos vendados, elas devem tentar colocar a massinha na ponta do nariz da bruxa. Quem conseguir, leva um prêmio — que pode ser um pote de doces, por exemplo. Imagine só a diversão!

3. Caça aos doces

Em vez de uma caça ao tesouro, que tal uma caça aos doces, hein? Monte uma caixa recheada de gostosuras e esconda em algum lugar. Elabore pistas, que podem ser: perguntas e respostas, dança maluca, imite um monstro, siga a teia de aranha e por aí vai.

Enfeite o local com figuras e objetos de fantasmas, bruxas, abóboras e tudo que for assustador para a criançada. Uma dica é fazer com que os competidores cheguem ao mesmo tempo ao prêmio. Assim, todo mundo pode dividi-lo e saborear as guloseimas.

4. Prova do caldeirão

Com todos os participantes em pé e de mãos dadas, peça para que uma das crianças vá até o centro desse caldeirão de gente e diga: “sou uma bruxa, no meu caldeirão coloco (um ingrediente)”. Assim por diante, o próximo deve falar os ingredientes já citados e acrescentar um.

O jogador que esquecer a sequência da receita, deve pagar um mico. Além da diversão, essa brincadeira ainda funciona muito bem para treinar a memória dos pequenos.

5. Desenho de bruxas

brincadeiras de halloween: crianças chupando pirulito em festa temática

Está na hora da turminha mostrar todos os seus dotes artísticos. Desenhar é com elas mesmo, não é verdade? Cole uma imagem de uma bruxa na parede, para servir como inspiração. Em seguida, pinte a mão deles com guache e peça para carimbem em uma folha em branco.

Espere a tinta secar e comecem a diversão: a partir da imagem da própria mãozinha, eles devem fazer o desenho de uma bruxa. Isso estimula a criatividade e é uma ótima brincadeira de Halloween para crianças mais novas.

6. Contar histórias assustadoras

As histórias assustadoras fazem parte do imaginário da criançada. Sendo assim, o dia das bruxas é a oportunidade ideal para contar algumas bem horripilantes. Sentados formando um círculo, inicie um conto e peça para que cada um da roda continue inventando um trecho. Quanto mais estranhos e aterrorizantes forem os fatos e os personagens, mais os pequenos se divertem!

7. Concurso de fantasia mais assustadora

Tradicionalmente, as fantasias de Halloween não precisam ser exatamente assustadoras. No entanto, para fazer um concurso de trajes, é interessante colocar o tema de terror para deixar a competição mais engraçada.

Monte uma passarela para que todas desfilem e, ao final, o resultado pode ser um empate coletivo, em que todos ganham um prêmio — coisa simples mesmo, como uma lembrancinha ou uma sacola de doces.

8. Pega maçã

Essa é bem fácil de fazer e rende muitas risadas. Em uma bacia com água, disponha diversas maçãs ainda com o cabo. A atividade consiste em pegar a fruta com a boca. Quem conquistar mais unidades em um espaço de tempo determinado, ganha a brincadeira. Como demanda certas habilidades e supervisão, o “pega maçã” é recomendado para crianças maiores. A partir de 8 ou 9 anos já é uma boa idade para esse entretenimento.

Mas espere aí: onde surgiu o Halloween?

Agora que você já conheceu as principais brincadeiras, senta que lá vem história!

Não é à toa que o termo Halloween é inglês. A comemoração é tradicional de países da língua inglesa, como os EUA, Inglaterra, Canadá e Irlanda. No entanto, a história é bem mais antiga e surgiu com o povo celta, que celebrava o festival de Samhain por 3 dias, tendo início em 31 de outubro.

Você sabe de onde vem o costume de usar fantasias? A população da época acreditava que, nesse dia, os mortos se levantavam e tomavam os corpos dos vivos. Por isso, os disfarces eram usados e a festa era decorada com objetos sombrios para afastar os maus espíritos. Assustador, não é mesmo?

O nome “dia dias bruxas” veio mais tarde, durante a Idade Média, quando a Igreja católica começou a condenar o evento pela Inquisição. O interessante é que a tradição foi passada de geração em geração, já que não se tem qualquer registro escrito sobre o Halloween.

Hoje, a data é celebrada pelas crianças fantasiadas batendo de porta em porta e falando “doces ou travessuras”. Então, o morador oferece guloseimas ou corre o risco de sofrer alguma traquinagem. No Brasil, pessoas de todas as idades usam o Halloween como tema de festas. Legal, né?

As brincadeiras de Halloween deixam qualquer festa de dia das bruxas muito mais divertida para a turminha. Com materiais simples e bastante criatividade, é possível colocar a criançada para brincar e ter momentos incríveis, que ficarão guardados em sua memória.

Que tal ficar por dentro de tudo o que acontece no nosso blog? Siga-nos nas redes sociais e saiba das novidades em tempo real. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

brincadeiras legais|brincadeiras legais
29969

10 brincadeiras legais para fazer em casa

Quer algumas dicas de brincadeiras legais para fazer em família? Leia o nosso post agora mesmo e confira 10 sugestões divertidas!
Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...