Brincadeiras para dias de chuva: como tornar esses momentos mais divertidos?

6 minutos para ler

Ao ar livre, os pequenos se acabam de brincar e explorar todas as possibilidades do ambiente, seja no quintal ou no parquinho. Mas e quando São Pedro não ajuda e não tem como sair de casa, o que fazer? É nessas horas que precisamos lançar mão das brincadeiras para dias de chuva!

Criança dentro de casa não precisa ser sinônimo de tédio. Muito pelo contrário: existem diversas atividades para se divertir, sem precisar ir para a rua. Além disso, é um momento de descontração e afetividade, o que é raro para muitos cuidadores, hoje em dia, com a rotina tão corrida. É a oportunidade perfeita para interagir com os pequenos.

Quer algumas sugestões do que fazer para agitar a turminha? Então, se liga na seleção de brincadeiras divertidas para dias de chuva que trouxemos para você!

Fazer teatrinho

Brincar com a imaginação é uma das coisas preferidas da criançada. Aliás, elas fazem isso o tempo todo! Isso é ótimo para estimular a capacidade de raciocínio e de resolução de problemas. Sendo assim, o teatro é uma ótima ideia para se fazer em casa. E o melhor é a facilidade, pois não precisa de muitas coisas.

Com fantoches, bonecos ou, até mesmo, os pequenos como atores da peça, escolham uma história, comecem e deixem que ela flua. O improviso também é muito bom para desenvolver a criatividade. Roupas, fantasias e acessórios deixam tudo ainda mais legal e verdadeiro.

Contar histórias

A meninada adora uma boa historinha. Essa atividade também trabalha muito com a imaginação. Além de ler contos em livros, dá para criar situações utilizando brinquedos e objetos.

Se tiver mais participantes, você pode fazer uma roda de histórias, onde cada um conta uma parte do conto, que pode ser lido ou criado ali mesmo, na hora. Essa segunda opção rende boas gargalhadas. A gente se surpreende com a criatividade sem limites da criançada!

Assistir filme

brincadeiras para dias de chuva

Se o dia de chuva também estiver friozinho, nada é melhor que assistir a um filme. Entre tantas opções de animações infantis, optem pelas que a turminha curte mais. Uma boa ideia é assistir as que foram indicadas ao Oscar.

Para ficar um clima bem gostoso, vocês podem preparar um cineminha. Coloque algumas almofadas no chão, apague as luzes, faça pipoca e suco natural e aproveite para ficar bem agarrado com os pequenos, dando e recebendo muito carinho.

Aventurar-se na caça ao tesouro

Qual é a criança que não gosta de uma boa aventura? A caça ao tesouro é uma das brincadeiras para dia de chuva que mais divertem os pequenos. Para fazê-la, primeiro, invente uma história sobre o tesouro: ele é de um rei, de uma rainha ou de piratas?

Então, decore a casa de acordo com o tema, só para entrar mais no clima do jogo. Crie pistas divertidas e estimulantes. Podem ser perguntas e respostas, pagar uma prenda e charadas. Quanto mais diversificado, melhor. O tesouro pode ser uma lembrancinha, como uma bolha de sabão ou guloseimas.

Lembre-se de que o importante é a diversão. Então, se houver mais que um participante, faça com que todos consigam chegar ao tesouro ao mesmo tempo, descobrindo juntos e compartilhando o prêmio. Não se esqueça de deixar tudo registrado em lindas fotos.

Jogar jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro fizeram parte da infância de muitos de nós, não é verdade? Engana-se, quem pensa que eles deram vez aos jogos eletrônicos e smartphones, pois a garotada ainda os adora! Banco Imobiliário, War, Jogo da Vida, Imagem e Ação, entre tantos outros, continuam sendo a sensação de meninos e meninas.

Não custa lembrar de olhar a indicação de idade de cada jogo antes de começar a brincadeira, já que cada um tem um nível de dificuldade, de acordo com o desenvolvimento da criança. Outro ponto importante é preparar um lanche bem gostoso. Os participantes ficam tão entretidos no tabuleiro que se esquecem até de comer.

Criar uma oficina de desenhos

Desenhar é uma atividade superquerida pelas crianças. É a hora em que elas podem mostrar os seus talentos e colocar no papel toda a criatividade. Pegue canetinhas, lápis coloridos, giz de cera, tinta guache e alguns papéis, e deixe que os pequenos se divirtam!

Se você tem um ambiente propício dentro de casa, coloque cartolina, papelão ou papel pardo no chão ou na parede. Quanto maior o espaço de desenho, maior é a diversão. Aproveite e volte a ser criança também: desenhe, pinte e dê boas risadas!

Apresentar um show de talentos

O show de talentos é uma ótima forma de distrair a criançada e render boas lembranças. Tudo pode começar com os preparativos, envolvendo os pequenos em cada etapa.

Além de escolher as atividades que eles apresentarão, como canto, dança, teatro, mágica e outras, arrumar roupas e acessórios, fazer pintura facial e um penteado diferente também faz parte da diversão.

Improvise um palco, afastando o sofá da sala. Se não tiver microfone, escova de cabelo também serve. O que vale, aqui, é brincar e usar toda a criatividade para isso. Não se esqueça de tirar muitas fotos para registrar esse momento incrível!

Fazer slimes

Os slimes são um tipo de massinha que as crianças curtem demais, principalmente, porque podem ser feitos pelas nossas próprias mãos. Pensa que é difícil de fazer? Que nada! Cola, glitter e outros ingredientes bem fáceis de achar se transformam, quase magicamente, em uma massa de textura pegajosa e muito gostosa de manusear.

Existem diversos tipos de slimes, com cores, formas e toques diferentes. Dá para testar várias receitas até encontrar a que mais agrada vocês. As crianças podem passar horas fazendo e brincando com esse brinquedo.

As brincadeiras para dias de chuva são ótimas maneiras para distrair os pequenos. Assim, eles não ficam entediados, passam mais tempo com você e podem exercitar e desenvolver diversas habilidades importantes para o desenvolvimento.

Já sabe onde encontrar os jogos que a criançada mais curte? Na Ri Happy, você acha uma seleção incrível com jogos para todas as idades e gostos. Entre no site, escolha os que mais têm a ver com os seus pequenos, faça o pedido e receba em casa — ou pegue na loja física (só não se esqueça de verificar a disponibilidade, ok?).

Posts relacionados

Deixe um comentário