Descubra como escolher um brinquedo educativo para bebê!

5 MINUTOS DE LEITURA
1397
criança se divertindo na sala com brinquedo educativo para bebê

Você sabia que investir em um brinquedo educativo para bebê pode trazer inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil? Isso porque esse objeto ajuda a estimular diversas habilidades, preparando o pequeno para o mundo à volta. 

Então, o que são brinquedos educativos? Basicamente, trata-se de passatempos que permitem que os bebês explorem diversas possibilidades e estimulem as aptidões de forma livre, com poucas regras. Diversas opções estão disponíveis, indicadas para cada faixa etária, acompanhando o desenvolvimento. 

Achou o assunto interessante e quer saber mais sobre os benefícios dos brinquedos educativos para bebês? Não se preocupe! Neste artigo, trouxemos a Dra. Fernanda Monteiro, terapeuta ocupacional, especialista em desenvolvimento e autora do livro Supergênios, para esclarecer as principais questões. Continue a leitura e confira!

Quais são os benefícios de brinquedos educativos para bebês?

Não há dúvidas de que a brincadeira é um importante instrumento para educar crianças de diferentes faixas etárias. Afinal, além de divertir, o ato de brincar tem um papel importantíssimo no desenvolvimento infantil, testando e exercitando habilidades que preparam os pequenos para a vida. 

“Os brinquedos educativos para bebês e crianças ajudam a desenvolver habilidades essenciais, como motricidade, resolução de problemas, atenção e concentração, interação social, comunicação e todas as áreas de maneira global”, explica a Dra. Fernanda.

Portanto, incentivar a brincadeira desde o berço é uma excelente forma para garantir um crescimento saudável. “A brincadeira com os pais é fundamental para o processo de estimulação, pois o bebê aprende por imitação, interação afetiva e comunicação. Esse tempo promove motivação, aprendizagem e confiança para a exploração e novas descobertas”, completa a terapeuta. 

Como escolher um brinquedo educativo para bebê?

Na hora escolher um brinquedo educativo para bebê, a dica é investir em versões coloridas e vibrantes, que chamam a atenção do pequeno. Além disso, opções com diferentes tamanhos e texturas, com música e sons ritmados, ajudam a despertar sensações e estimulam os cinco sentidos.

“Ao escolher um brinquedo para bebê, é importante considerar aspectos como cores, texturas e oportunidades de exploração. Isso ajuda a tornar a brincadeira ainda mais prazerosa e divertida, enquanto estimula a criança no desenvolvimento integral”, afirma Fernanda. 

Um bom caminho é investir em opções criativas, que não façam o bebê enjoar rapidamente. “Você pode optar por brinquedos versáteis, que podem ser utilizados de várias maneiras (montar, jogar, empilhar e guardar), o que promove criatividade e a imaginação”, completa a terapeuta. 

Cuidados

Na hora de escolher o brinquedo educativo para bebê, também é importante tomar alguns cuidados. Segundo a Dra. Fernanda, é importante considerar aspectos como indicação de idade, interesse da criança e qualidade. Fora isso, é necessário investir em opções não tão difíceis ou complexas para evitar frustrações.

Durante os primeiros meses de vida, o bebê costuma explorar o mundo colocando os objetos na boca. Então, é necessário priorizar brinquedos que ofereçam segurança para a prática, sem peças pequenas ou que soltem, confortáveis para o pequeno morder, bater e jogar. 

Também é importante seguir a rigor as indicações de segurança e idade dos brinquedos para evitar possíveis acidentes. Além disso, é válido verificar os selos de qualidade e certificação dos órgãos brasileiros responsáveis antes de adquirir as peças.

mãe e filho se divertindo na sala com brinquedo educativo para bebê

Ideias de brinquedos educativos para bebê

Agora que você já sabe como escolher e quais são os cuidados na hora de garantir um brinquedo educativo para bebê, nada melhor que conhecer algumas opções, né? Veja, a seguir!

Blocos de montar

Os blocos de montar são um dos brinquedos educativos para crianças mais populares do mercado. Para essa faixa etária, as peças costumam ser maiores e com menor complexidade, estimulando habilidades como coordenação motora fina, raciocínio lógico, concentração, criatividade e imaginação.

Brinquedos musicais

Quem procura por brinquedos educativos para bebês de 0 a 6 meses pode investir nas opções musicais, como teclados, livros de tecido e painéis de atividades. Esses objetos costumam despertar o interesse, favorecendo o desenvolvimento do tato e da audição.

Tapete de atividades

Em geral, os modelos de tapete educativo para bebê são compostos por chocalhos, teclas musicais e até espelhos. Esses brinquedos ajudam a desenvolver habilidades relacionadas à visão, ao tato e à audição, estimulando a coordenação motora. 

#ModoBrincar: acompanhe as novidades! 

E aí, gostou do conteúdo e já sabe tudo sobre brinquedo educativo para bebê? Então, que tal usar o tempo livre para conferir mais novidades aqui, no blog #ModoBrincar? Entre os artigos, você encontra conteúdos exclusivos sobre desenvolvimento infantil, brinquedos, brincadeiras, família, maternidade de A a Z e muito mais. Aproveite!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *