Brinquedos de madeira: uma forma criativa de educar e divertir

5 MINUTOS DE LEITURA
1313
brinquedos de madeira

Em meio a tantas tecnologias do mundo moderno, os brinquedos de madeira continuam conquistando pais, educadores e crianças. A simplicidade atemporal e a durabilidade proporcionam uma experiência rica para os pequenos. 

Você conhece as vantagens que os brinquedos educativos de madeira trazem para as crianças? A equipe do blog Modo Brincar citou os principais benefícios e listou alguns itens que chamam a atenção delas. Acompanhe!

Benefícios dos brinquedos de madeira 

Os brinquedos de madeira ultrapassam gerações por serem excelentes alternativas para educar e entreter. Veja mais detalhes abaixo.

Durabilidade 

Por ser fabricado com madeira, esse é um tipo de brinquedo que não quebra facilmente, nem solta pequenos pedaços que colocam a segurança das crianças em risco. Além disso, ele acompanha os pequenos por um longo período. 

Desenvolvimento cognitivo

Os brinquedos de madeira são grandes aliados do desenvolvimento da cognição das crianças. Para brincar, elas precisam usar a imaginação, resolver problemas e praticar a criatividade. Então, os itens incentivam funções importantes do cérebro.

Estímulo motor e sensorial

Um brinquedo infantil de madeira pode trazer grandes benefícios para as habilidades motoras. Alguns oferecem funções com estímulos táteis, visuais e auditivos. 

Incentiva a socialização

Esses brinquedos incentivam diversas atividades colaborativas entre educadores, pais e crianças. Por isso, são excelentes maneiras de estimular a interação para o desenvolvimento social.

7 brinquedos de madeira que encantam as crianças

Quer adicionar os brinquedos de madeira artesanais à rotina infantil? A seguir, confira uma seleção incrível.

1. Blocos de montar 

Esse brinquedo foi desenvolvido há décadas, mas faz muito sucesso até hoje. Ele é composto por peças que estimulam a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Com os blocos de montar, os pequenos constroem casinhas e outras estruturas. 

O item também contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico, aumenta a noção de espaço e coordenação motora. Ele permite que a criançada brinque sozinha ou em grupos. 

2. Quebra-cabeça

Montar quebra-cabeça é um passatempo lúdico que desafia as crianças. As opções educativas fazem os pequenos aprenderem brincando. Um bom exemplo é as peças que formam o mapa do Brasil. 

Há opções com adesivos de animais, paisagens e personagens que encantam as crianças. A formação da figura incentiva o raciocínio, a coordenação motora e a paciência. 

brinquedos de madeira

3. Cozinha 

O conjunto de cozinha é mais um dos brinquedos para crianças que unem diversão e aprendizado. Ele incentiva o desenvolvimento da fala e as habilidades socioemocionais, como a criatividade, o foco e o controle do estresse.

Além disso, promove a coletividade e ajuda a estreitar os laços afetivos. Os adultos podem entrar na brincadeira de faz de conta provando as “comidinhas” preparadas pelos pequenos. 

4. Casinha 

Brincar de casinha é uma das atividades mais clássicas da infância. Você pode escolher estruturas com um ou mais andares e acrescentar móveis. 

Ali, os pequenos podem criar narrativas sobre os personagens favoritos ou imitar a rotina da família. Isso desenvolve a criatividade e a interação, além de ensinar sobre a organização dos ambientes. 

5. Aramado 

Esse é um dos brinquedos de madeira que mais ajudam a desenvolver a habilidade motora e o pensamento lógico. Ele possui uma base e três arames para as crianças moverem peças coloridas ao longo da extensão. 

Esse item é ideal para crianças a partir de um ano e meio. Ele auxilia na percepção das formas e das cores, assim como na realização de movimentos precisos. Além disso, desenvolve a capacidade de localizar um objeto.

6. Instrumentos musicais 

Quer apresentar o universo da música à criançada? Nada melhor que presentear com instrumentos musicais de madeira. Você pode escolher xilofones, tambores, flautas, violões, entre outros.

Além de proporcionarem diversão e entretenimento, os itens desenvolvem as habilidades auditivas, a coordenação motora e a criatividade. O violão de madeira, por exemplo, possui seis cordas e afinador, criando melodias incríveis.

7. Jenga 

Você já ouviu falar em Jenga? Esse jogo clássico também é confeccionado em madeira. Cada participante deve retirar uma peça da torre a cada jogada. Perde aquele que derrubar uma peça não escolhida ou a torre inteira. 

O jogo estimula a concentração, o raciocínio, a coordenação motora fina e a interação social. Jenga é uma ótima opção para reunir a família com muita diversão.

Acompanhe o blog Modo Brincar para mais dicas de brinquedos

Os brinquedos de madeira são ótimas alternativas para oferecer entretenimento e aprendizado aos pequenos. No blog Modo Brincar, você encontra outros conteúdos sobre brinquedos e ideias de presentes para crianças. Confira!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *