Conheça uma lista com brinquedos para bebês de 6 meses

5 MINUTOS DE LEITURA
2106
Imagem de um bebê se divertindo com brinquedos.

Todo mundo teve aquele brinquedo inesquecível nos primeiros dias de vida. Por ser parte de um período especial, ele fica guardado na nossa memória afetiva. Pensando nessa fase, em que é tão importante indicar brincadeiras próprias para a idade, você sabe quais são os brinquedos para bebês de 6 meses?

Considerando que, nessa fase, o bebê começa a adquirir habilidades motoras, como se sentar sozinho e engatinhar, ele pode explorar melhor os brinquedos e participar de algumas brincadeiras. Para ajudar você a decidir qual será o item para divertir a criançada, montamos uma lista com seis exemplos indicados para essa idade.

1. Brinquedos de encaixar 

Um dos principais brinquedos indicados para crianças de 6 meses é o de encaixar. Nele, o pequeno tem que colocar uma forma no espaço correto, associando o formato da figura com o lugar para encaixe. É uma ótima opção para essa fase por estimular a atividade sensorial do bebê.

Além de ser bem divertido, esse exemplo da nossa lista de brinquedos para bebês de 6 meses ajuda a desenvolver o raciocínio deles. Futuramente, isso facilitará outros aprendizados quando a criança crescer e tiver que fazer atividades escolares, por exemplo.

2. Brinquedos de empilhar

Os brinquedos de empilhar também são ótimos para essa fase. Muitos modelos vêm com peças de diferentes tamanhos, o que se torna um aprendizado para os bebês, introduzindo as primeiras noções sobre o que é grande e o que é pequeno, além do senso de equilíbrio.

Outro ensinamento interessante desses brinquedos para bebês de 6 meses vem por meio das cores. Normalmente, eles têm uma cartela de tons bem colorida, por isso são ótimos para começar a ensinar sobre cada tonalidade. Na brincadeira, tente incentivar a criançada quando acertar e ensinar quando a torre montada cai.

3. Brinquedos de martelar

Dentre os brinquedos para bebês nessa idade, os de martelar se destacam pelos ensinamentos sobre ação e reação. Isso porque, ao participar da brincadeira, os pequenos passam a entender que toda ação que realizam pode gerar uma reação em sequência. Ao martelar um bloquinho, por exemplo, ele cai do buraco.

Se o modelo do brinquedo tiver um espaço escondido para as peças caírem, o bebê pode aprender mais sobre a noção de permanência do objeto. Ao ver que o bloco está escondido, ele entenderá que aquilo que não está no campo visual dele continua existindo em outro espaço.

Imagem de um bebê se divertindo com seu brinquedo

4. Brinquedos de imitação

Sabia que, nessa fase, os pequenos costumam imitar os adultos à volta? O desenvolvimento dessas capacidades é muito importante para o aprendizado sobre linguagem e raciocínio. Por isso, os brinquedos para bebês de 6 meses que se parecem com objetos inseridos na rotina de pais, avós, tios e outras pessoas são ótimas opções.

Alguns exemplos desses brinquedos educativos para 6 meses são: telefone, chaves e laptop. Em paralelo a isso, os modelos que emitem sons de animais também podem estimular a habilidade de repetição nos bebês, além de ensiná-los sobre os bichinhos que vivem na natureza.

5. Brinquedos de empurrar

Os brinquedos de empurrar são perfeitos para a criançada entender melhor o espaço onde vive. Enquanto o bebê leva o objeto pelo cômodo, é interessante orientá-lo sobre os lugares em que pode andar e onde é perigoso bater, e deixar que ele explore o ambiente.

Esses brinquedos para bebês de 6 meses também estimulam a criança a pensar em soluções para problemas. Ao se movimentar pelo cômodo, ela pode ter dificuldades em alguns pontos, por isso precisará mudar a postura ou a rota para chegar ao destino.

6. Brinquedos para banho

O momento do banho é sempre especial, não é mesmo? Nessa fase, as crianças normalmente já conseguem se sentar sem apoio, por isso os brinquedos podem ser colocados na banheira para distraí-los e estimular as descobertas deles envolvendo a água.

Os patinhos de borracha, por exemplo, são um clássico para o banho. Porém, existem diversos brinquedos nesse material com formatos de vários animais. Uma alternativa legal são os livros próprios para água. Os dois são perfeitos para ensinar os pequenos enquanto eles se divertem.

Quais cuidados ter ao escolher e manter os brinquedos?

Após conhecer a nossa lista especial com brinquedos para bebês de 6 meses, é importante entender alguns cuidados para escolher e manter esses objetos. Isso porque, nessa fase, os pequenos têm o costume de colocar tudo na boca, então a higienização é um ponto de atenção.

Quando for escolher o brinquedo, verifique qual é a idade indicada, se ele tem o selo do INMETRO, o tamanho das peças e se elas se soltam. Além disso, tenha o hábito de lavar esses objetos periodicamente, com água e sabão, deixando secar naturalmente.

Se os brinquedos para bebês de 6 meses forem levados a creches e passeios, utilize álcool 70% para higienizá-los. Verifique a estrutura dos objetos com frequência para encontrar rasgos, rachaduras e outros danos que podem acumular sujeiras. Se encontrar algo assim, descarte o item.

Pronto! Agora, você já conhece tudo sobre os brinquedos para bebês de 6 meses e pode escolher o ideal para os pequenos. Não deixe de conferir as opções disponíveis no nosso site.

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *