Com quantos meses o bebê engatinha? Descubra!

6 MINUTOS DE LEITURA
2367
Imagem de uma mulher ajudando um bebê a engatinhar
Mãe observa bebê engatinhando na sala

A chegada de um novo membro na família pode gerar muitas dúvidas, principalmente nos pais. Um dos questionamentos mais recorrentes dessa fase é: “com quantos anos o bebê começa a engatinhar?”. Afinal, esse é um marco importante para o desenvolvimento da criançada.

Sabendo que a fase do bebê engatinhando gera tantas dúvidas, o blog Modo Brincar montou um guia completo sobre o assunto. Vamos dar algumas dicas para acompanhar os movimentos do neném e quais cuidados tomar para protegê-lo nesse momento. Confira!

Então, com quantos meses o bebê começa a engatinhar?

O movimento de engatinhar é uma fase que representa liberdade para a criança. Parte do desenvolvimento na primeira infância, é um momento em que o neném se posiciona, pela primeira vez, como protagonista para explorar o ambiente, sem depender dos adultos para isso.

Geralmente, o bebê começa a engatinhar entre os seis e doze meses. Porém, é importante ter em mente que cada criança tem um ritmo de desenvolvimento próprio, ou seja, alguns ficam por muito tempo engatinhando antes de andar e outros passam mais rapidamente por essa fase. 

O compartilhamento de informações sobre essa fase é superpositivo, principalmente para os papais de primeira viagem. Contudo, é recomendado evitar comparações entre bebês na mesma faixa etária. Essa preocupação pode, inclusive, colocar uma pressão desnecessária no neném e nos adultos. 

Em paralelo a isso, é fundamental que a criança receba acompanhamento médico nessa fase. Segundo o Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde, essa ação ajuda a identificar precocemente problemas motores, cognitivos, comunicativos, entre outros. 

A movimentação dos bebês

Sabia que existem diversas maneiras de o bebê engatinhar? Neste momento, não há certo e errado, então todas as possibilidades devem ser comemoradas. A criançada pode:

  • engatinhar encostando o umbigo no solo;
  • alternar a movimentação das mãos e dos pés;
  • colocar mãos e joelhos no solo;
  • apoiar o bumbum, sentada;
  • rolar de um lado para o outro.

Inclusive, alguns nenês podem pular essa fase e ir diretamente para os primeiros passos. O mais importante é que tudo aconteça com naturalidade e no tempo que o pequeno se sentir confortável. 

Imagem de um bebê aprendendo a engatinhar

Como incentivar o bebê a engatinhar?

Após entender melhor com quantos anos o bebê começa a engatinhar, é a hora de aprender como incentivar essa fase. O primeiro passo é escolher um ambiente específico da casa para exploração. Também complete-o com brinquedos, já que o lúdico é uma das melhores formas de ajudar o desenvolvimento infantil.

Os tapetes de atividades, por exemplo, são perfeitos para completar esse espaço. Além de protegerem o corpinho dos pequenos, eles contam com elementos interativos e coloridos para captar a atenção deles. Outro brinquedo superdivertido para aprender como ensinar o bebê a engatinhar são os blocos de montar. Eles podem ser usados em várias atividades para estimular os momentos.

Outra dica superbacana é sentar no chão com o bebê e caprichar nas trocas, entre olhares e sorrisos. Em seguida, encoraje o neném a se aproximar de você, chamando-o com palavras de incentivo e sons. Caso o neném esteja enfrentando dificuldades, você pode empurrar levemente os pés dele, quando ele estiver deitada com a barriga para baixo.

Quais cuidados tomar quando o bebê começar a engatinhar?

Saber com quantos anos o bebê começa a engatinhar é apenas o primeiro passo para se preparar para uma nova fase de descobertas. Para uma exploração segura, é necessário tomar alguns cuidados para evitar acidentes e experiências negativas para a criança. 

Segundo a ONG Criança Segura, as duas maiores causas de acidentes com crianças são quedas e queimaduras. Entretanto, 90% dessas e outras situações podem ser evitadas com medidas simples de prevenção, tanto em casa quanto na rua. Por aqui, trouxemos cinco dicas para essa fase.

1. Proteger as tomadas

Agora que já sabe com quantos meses o bebê começa a engatinhar, você pode imaginar que ele terá contato com certas partes da casa, como as tomadas. Por isso, é fundamental usar tampas de proteção nelas, para evitar que os pequenos coloquem as mãos e os brinquedos lá.

2. Bloquear as escadas

Nessa fase, tudo é novidade para os pequenos e as escadas costumam chamar muito a atenção deles. Para evitar quedas, é essencial bloquear essa passagem com portões.

3. Abaixar a altura do berço

Apostou nos berços com regulagem de altura? Então, a fase exploratória do engatinhar é o momento ideal para deixar a caminha bem baixa e fácil de acessar para a criança. Isso aumenta a confiança dela, incentivando a movimentação.

4. Usar protetores de quinas

Os móveis da casa com quinas pontiagudas podem oferecer risco aos bebês que começam a engatinhar. Por isso, usar protetores nessa área é essencial para evitar acidentes. Outra dica é avaliar a organização dos ambientes para verificar se a criança tem espaço suficiente em casa para explorar o chão sem se machucar.

5. Prestar atenção constantemente

O acompanhamento constante é o segredo para proteger a criançada nessa fase. Isso porque os bebês vão se apoiar em muitas coisas que podem oferecer riscos, como TVs e estantes. Assim, com os adultos sempre por perto, eles ficam mais seguros e se sentem abraçados pela rede de apoio.

Outras proteções como telas para janelas e sacadas também são muito úteis para esse momento. Porém, é claro que cada situação exige um cuidado especial, por isso a atenção constante também permite avaliar todos os riscos dentro e fora de casa.

Pronto! Agora, você já sabe com quantos anos o bebê começa a engatinhar. Aproveite que está por aqui e confira uma lista com alguns brinquedos que podem ajudar nesse momento.

Fontes consultadas:

ONG CRIANÇA SEGURA. Entenda os acidentes. Disponível em: https://criancasegura.org.br/entenda-os-acidentes/. Acesso em: 10 de agosto de 2022

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Cadernos de Atenção Básica – Saúde da Criança: Crescimento e Desenvolvimento. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_crescimento_desenvolvimento.pdf. Acesso em: 10 de agosto de 2022.

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *