Ensinar o alfabeto brincando é possível. Saiba como!

Imagem de uma mulher ensinando o alfabeto para uma criança em uma sala de estar.

O processo de alfabetização é um marco no desenvolvimento das crianças, já que trabalha a habilidade de ler e escrever da maneira adequada para se comunicar com o mundo. Ele ocorre formalmente nas instituições de educação infantil, com professores que sabem como ensinar o alfabeto da melhor forma.

Nas escolas, a criançada costuma ser exposta ao universo das letras por volta dos 6 anos. Nada impede, porém, que os ensinamentos comecem mais cedo e na companhia dos familiares. Inclusive, já existem vários brinquedos para quem quer abordar a temática de um jeito lúdico, divertido e no conforto de casa.

Quer saber como fazer isso e quais são os benefícios de aprender brincando? Fique conosco e confira!

Como ensinar o alfabeto brincando?

A compreensão das letras e seus significados não precisa ser uma tarefa monótona. Diante da diversidade de jogos e brincadeiras disponíveis para a alfabetização, é possível variar o método com bastante frequência. Isso é essencial para gerar diferentes estímulos e manter a turminha empolgada.

A seguir, listamos vários produtos voltados ao público infantil para você usar durante o ensino do alfabeto. Muitos são empregados nas escolas das crianças e podem fazer parte da lista de brinquedos que a família mantém em casa. Vamos ver?

Blocos pedagógicos

Eles são famosos e existem em inúmeros modelos, com variações no material, tamanho e acabamento. Os mais populares são feitos com pequenas placas de madeira, cada uma contendo uma letra.

Também há kits de blocos pedagógicos que trazem números — ótimos para quem quer saber como ensinar o alfabeto e, de quebra, introduzir a molecada aos principais símbolos matemáticos.

Para as crianças menores, o ideal é começar com brinquedos que apresentam poucos conjuntos de letras, como as vogais. Nesse caso, um bloco de encaixe passa a ser ideal por estimular a manipulação das peças até seus respectivos lugares.

Quadro de desenhar

Também chamado lousa, esse tipo de produto é muito versátil por permitir a reprodução de diferentes textos e desenhos. Como aceita rabiscos infinitos — basta apagá-los ao fim de cada atividade —, serve para o ensinamento de qualquer conceito ou assunto importante no aprendizado infantil.

Para as famílias que estão ensinando o alfabeto às crianças, por exemplo, a dica é esboçar uma letra no quadro de desenho e, ao lado, reproduzir alguma figura que tenha o nome iniciado com a mesma letra. Isso ajuda a criar associações para que a molecada memorize o significado das coisas. Inclusive, esse se torna um momento importante de interação em grupo.

Imagem de uma mulher ensinando o alfabeto para uma criança pequena.

Jogo da memória

Outra sugestão legal de como ensinar o alfabeto é tirar proveito do popular jogo da memória. Não há quem resista a essa atividade tão simples e cativante, que aguça a curiosidade de qualquer pessoa para descobrir onde os pares estão escondidos. Com certeza, você se lembra dessa brincadeira na sua infância, não é?

A vantagem desse brinquedo é que, além de fazer as crianças gravarem os detalhes das letras, como nome e formato, também favorece o exercício da memória. Afinal, é preciso concentração e um bom esforço mental para tentar lembrar onde estão posicionadas as peças. Alguns modelos são atrativos por trazerem as letras junto a certos nomes de pessoas, como A = Ana.

Dado de alfabeto

Quem não gosta de lançar esses pequenos cubos e conferir o resultado? Ainda que os mais comuns sejam de números, é possível encontrar versões que exibem letras em suas faces. Geralmente, o brinquedo vem em kit com 6 dados do alfabeto — cada um tem 6 lados, portanto, 6 letras distintas.

A brincadeira pode ser adaptada a diferentes contextos e necessidades. Por exemplo, você tem a opção de lançar algum dado e indicar às crianças o nome de frutas que começam com a letra apresentada. Depois, é só alterar a categoria para animais, cores e outros elementos que a criançada vai começar a estudar na escola.

Moldes de letras

Que tal despertar o tato e explorar diferentes texturas enquanto você estiver ensinando o alfabeto? As conhecidas massinhas de modelar são ótimas aliadas nesse trabalho, pois podem ser usadas para construir as barras retas ou curvas que compõem as letras.

Muitas marcas oferecem moldes prontos para facilitar ainda mais o processo criativo. Assim, é só escolher a letra da vez e aplicar a massinha no recipiente que tem seu formato. A família toda pode participar e combinar os elementos para formar palavras e até frases.

Por que ensinar o alfabeto de forma lúdica?

Recursos não faltam para colocar as crianças em contato com os elementos básicos da nossa comunicação. Nesse sentido, vale a pena conhecer os diferentes materiais e brinquedos lúdicos desenvolvidos pelas empresas, sempre para escolher os melhores produtos.

Ensinar com o auxílio de jogos e brincadeiras deixa o momento da alfabetização mais descontraído e motivador para a turminha. Também promove o encontro de diferentes gerações para o cumprimento de atividades em grupo, de modo que adultos orientem as crianças em direção ao conhecimento.

Veja outros benefícios de abordar o alfabeto de forma lúdica:

  • facilita o aprendizado — o público infantil adora uma interação movida a gestos, sons e peças coloridas. Não é à toa que a presença de objetos educativos melhora a absorção dos conteúdos;
  • mantém os pequenos envolvidos — pelo mesmo motivo anterior, os detalhes ricos dos brinquedos chamam a atenção da molecada e fazem com que as crianças queiram sempre experimentar algo novo;
  • evita o sentimento negativo em relação ao estudo — aprender brincando ameniza a sensação de obrigação, por isso, as crianças dificilmente vão criar alguma resistência à descoberta das letras.

Agora você sabe como ensinar o alfabeto de várias formas e pode escolher os recursos mais apropriados para a fase que as crianças estão vivendo. Vale lembrar que, além de ofertar variedade de produtos, é crucial que a família respeite o ritmo de desenvolvimento de cada criança. Esse cuidado faz toda a diferença na promoção de momentos agradáveis e que vão gerar bons frutos.

E já que o assunto está em torno do processo de alfabetização, aproveite para conferir também o nosso artigo que mostra como ensinar a criançada a ler!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...
Comemoração dia dos pais
533

Dia dos Pais: curiosidades e ideias para comemorar em família

O Dia dos Pais é uma data megaespecial comemorada em todo o mundo. Seu objetivo é homenagear a figura paterna, destacando o papel importantíssimo dessas...